O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Rosane Luzia Souza
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carvalho, Alysson Massote, Magalhães, Lívia Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672
Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar revisão integrativa dos estudos brasileiros sobre a influência dos fatores ambientais no desenvolvimento global, motor e cognitivo. Procedeu-se à busca de artigos científicos nas bases SciELO e MEDLINE de 2004 a 2014, utilizando os descritores “desenvolvimento infantil”, “child development” “environment” e “Brazil”. Foram selecionados 38 estudos, segundo os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Os estudos foram desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil e fazendo uso desde testes de triagem a diagnósticos. A maioria dos estudos estava relacionada a fatores de risco ou prevalência de atrasos. Aqueles que focaram na influência da qualidade ambiental no desenvolvimento infantil, ora analisaram o ambiente familiar, ora a creche. Conclui-se que há importante literatura para o embasamento de estudos de intervenção, ainda escassos. Além disto, há necessidade de estudos brasileiros que analisem a inter-relação dinâmica entre os ambientes vivenciados pela criança e sua influência no desenvolvimento infantil. 
id UEM-9_8ffc10463ad3176afc2af743d58d892e
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/25672
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileirosdesenvolvimento infantilambiente socioculturalBrasil.O objetivo deste estudo foi realizar revisão integrativa dos estudos brasileiros sobre a influência dos fatores ambientais no desenvolvimento global, motor e cognitivo. Procedeu-se à busca de artigos científicos nas bases SciELO e MEDLINE de 2004 a 2014, utilizando os descritores “desenvolvimento infantil”, “child development” “environment” e “Brazil”. Foram selecionados 38 estudos, segundo os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Os estudos foram desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil e fazendo uso desde testes de triagem a diagnósticos. A maioria dos estudos estava relacionada a fatores de risco ou prevalência de atrasos. Aqueles que focaram na influência da qualidade ambiental no desenvolvimento infantil, ora analisaram o ambiente familiar, ora a creche. Conclui-se que há importante literatura para o embasamento de estudos de intervenção, ainda escassos. Além disto, há necessidade de estudos brasileiros que analisem a inter-relação dinâmica entre os ambientes vivenciados pela criança e sua influência no desenvolvimento infantil. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Integrativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2714Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2714Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27142448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMengporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672/16873https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672/16874Morais, Rosane Luzia SouzaCarvalho, Alysson MassoteMagalhães, Lívia Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/25672Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:55Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros
title O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros
spellingShingle O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros
Morais, Rosane Luzia Souza
desenvolvimento infantil
ambiente sociocultural
Brasil.
title_short O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros
title_full O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros
title_fullStr O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros
title_full_unstemmed O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros
title_sort O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros
author Morais, Rosane Luzia Souza
author_facet Morais, Rosane Luzia Souza
Carvalho, Alysson Massote
Magalhães, Lívia Castro
author_role author
author2 Carvalho, Alysson Massote
Magalhães, Lívia Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Rosane Luzia Souza
Carvalho, Alysson Massote
Magalhães, Lívia Castro
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento infantil
ambiente sociocultural
Brasil.
topic desenvolvimento infantil
ambiente sociocultural
Brasil.
description O objetivo deste estudo foi realizar revisão integrativa dos estudos brasileiros sobre a influência dos fatores ambientais no desenvolvimento global, motor e cognitivo. Procedeu-se à busca de artigos científicos nas bases SciELO e MEDLINE de 2004 a 2014, utilizando os descritores “desenvolvimento infantil”, “child development” “environment” e “Brazil”. Foram selecionados 38 estudos, segundo os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Os estudos foram desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil e fazendo uso desde testes de triagem a diagnósticos. A maioria dos estudos estava relacionada a fatores de risco ou prevalência de atrasos. Aqueles que focaram na influência da qualidade ambiental no desenvolvimento infantil, ora analisaram o ambiente familiar, ora a creche. Conclui-se que há importante literatura para o embasamento de estudos de intervenção, ainda escassos. Além disto, há necessidade de estudos brasileiros que analisem a inter-relação dinâmica entre os ambientes vivenciados pela criança e sua influência no desenvolvimento infantil. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão Integrativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672/16873
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672/16874
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2714
Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2714
Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2714
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732544266338304