O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi realizar revisão integrativa dos estudos brasileiros sobre a influência dos fatores ambientais no desenvolvimento global, motor e cognitivo. Procedeu-se à busca de artigos científicos nas bases SciELO e MEDLINE de 2004 a 2014, utilizando os descritores “desenvolvimento infantil”, “child development” “environment” e “Brazil”. Foram selecionados 38 estudos, segundo os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Os estudos foram desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil e fazendo uso desde testes de triagem a diagnósticos. A maioria dos estudos estava relacionada a fatores de risco ou prevalência de atrasos. Aqueles que focaram na influência da qualidade ambiental no desenvolvimento infantil, ora analisaram o ambiente familiar, ora a creche. Conclui-se que há importante literatura para o embasamento de estudos de intervenção, ainda escassos. Além disto, há necessidade de estudos brasileiros que analisem a inter-relação dinâmica entre os ambientes vivenciados pela criança e sua influência no desenvolvimento infantil. |
id |
UEM-9_8ffc10463ad3176afc2af743d58d892e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/25672 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileirosdesenvolvimento infantilambiente socioculturalBrasil.O objetivo deste estudo foi realizar revisão integrativa dos estudos brasileiros sobre a influência dos fatores ambientais no desenvolvimento global, motor e cognitivo. Procedeu-se à busca de artigos científicos nas bases SciELO e MEDLINE de 2004 a 2014, utilizando os descritores “desenvolvimento infantil”, “child development” “environment” e “Brazil”. Foram selecionados 38 estudos, segundo os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Os estudos foram desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil e fazendo uso desde testes de triagem a diagnósticos. A maioria dos estudos estava relacionada a fatores de risco ou prevalência de atrasos. Aqueles que focaram na influência da qualidade ambiental no desenvolvimento infantil, ora analisaram o ambiente familiar, ora a creche. Conclui-se que há importante literatura para o embasamento de estudos de intervenção, ainda escassos. Além disto, há necessidade de estudos brasileiros que analisem a inter-relação dinâmica entre os ambientes vivenciados pela criança e sua influência no desenvolvimento infantil. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Integrativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2714Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2714Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-27142448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMengporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672/16873https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672/16874Morais, Rosane Luzia SouzaCarvalho, Alysson MassoteMagalhães, Lívia Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:42:55Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/25672Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:42:55Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros |
title |
O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros |
spellingShingle |
O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros Morais, Rosane Luzia Souza desenvolvimento infantil ambiente sociocultural Brasil. |
title_short |
O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros |
title_full |
O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros |
title_fullStr |
O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros |
title_full_unstemmed |
O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros |
title_sort |
O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros |
author |
Morais, Rosane Luzia Souza |
author_facet |
Morais, Rosane Luzia Souza Carvalho, Alysson Massote Magalhães, Lívia Castro |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Alysson Massote Magalhães, Lívia Castro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Rosane Luzia Souza Carvalho, Alysson Massote Magalhães, Lívia Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento infantil ambiente sociocultural Brasil. |
topic |
desenvolvimento infantil ambiente sociocultural Brasil. |
description |
O objetivo deste estudo foi realizar revisão integrativa dos estudos brasileiros sobre a influência dos fatores ambientais no desenvolvimento global, motor e cognitivo. Procedeu-se à busca de artigos científicos nas bases SciELO e MEDLINE de 2004 a 2014, utilizando os descritores “desenvolvimento infantil”, “child development” “environment” e “Brazil”. Foram selecionados 38 estudos, segundo os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Os estudos foram desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil e fazendo uso desde testes de triagem a diagnósticos. A maioria dos estudos estava relacionada a fatores de risco ou prevalência de atrasos. Aqueles que focaram na influência da qualidade ambiental no desenvolvimento infantil, ora analisaram o ambiente familiar, ora a creche. Conclui-se que há importante literatura para o embasamento de estudos de intervenção, ainda escassos. Além disto, há necessidade de estudos brasileiros que analisem a inter-relação dinâmica entre os ambientes vivenciados pela criança e sua influência no desenvolvimento infantil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão Integrativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672/16873 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672/16874 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 27 No 1 (2016); e-2714 Journal of Physical Education; Vol. 27 Núm. 1 (2016); e-2714 Journal of Physical Education; v. 27 n. 1 (2016); e-2714 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732544266338304 |