Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1984 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1460 |
Resumo: | O planejamento em geral, e o planejamento educacional, em particular, explicitam estratégias de atualização da intervenção do Estado, enquanto organizador do espaço econômico, social e político, possível à expansão do projeto de desenvolvimento capitalista no Brasil. Investido da racionalidade, o planejamento tem representado, no capitalismo monopolista, um instrumento necessário à gestão da centralização/reprodução do capital, privilegiando, a nível da política educacional, uma visão compartimentalizada dos problemas, remetendo-os, por isso, a soluções técnicas em detrimento dos aspectos relacionados às suas determinações. Nesse contexto, a formação de planejadores em educação assumiu, durante duas décadas, caráter pragmático e se deu nas agências governamentais. A reorganização que se vem processando na sociedade brasileira atual e o crescente fortalecimento das instituições da sociedade civil, têm demandado do planejador, uma revisão de sua prática, justificando-se, assim, a inclusão, nos currículos, de elementos que possibilitem contextualizar a educação, despindo-se, o planejamento educacional, da "neutralidade científica" e encaminhando sua prática numa perspectiva de transformação social. |
id |
FCC-1_e17788f8677dc3aca675e04e11b59c89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1460 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejadorPlanejamento da educaçãoEstadoFormaçãoO planejamento em geral, e o planejamento educacional, em particular, explicitam estratégias de atualização da intervenção do Estado, enquanto organizador do espaço econômico, social e político, possível à expansão do projeto de desenvolvimento capitalista no Brasil. Investido da racionalidade, o planejamento tem representado, no capitalismo monopolista, um instrumento necessário à gestão da centralização/reprodução do capital, privilegiando, a nível da política educacional, uma visão compartimentalizada dos problemas, remetendo-os, por isso, a soluções técnicas em detrimento dos aspectos relacionados às suas determinações. Nesse contexto, a formação de planejadores em educação assumiu, durante duas décadas, caráter pragmático e se deu nas agências governamentais. A reorganização que se vem processando na sociedade brasileira atual e o crescente fortalecimento das instituições da sociedade civil, têm demandado do planejador, uma revisão de sua prática, justificando-se, assim, a inclusão, nos currículos, de elementos que possibilitem contextualizar a educação, despindo-se, o planejamento educacional, da "neutralidade científica" e encaminhando sua prática numa perspectiva de transformação social.Fundação Carlos Chagas1984-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1460Cadernos de Pesquisa; No. 51 (1984); 55-63Cadernos de Pesquisa; Núm. 51 (1984); 55-63Cadernos de Pesquisa; No. 51 (1984); 55-63Cadernos de Pesquisa; n. 51 (1984); 55-631980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1460/1455Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Lúcia Maria WanderleyOliveira, Maria das Graças Corrêa deCosta, Marileide de CarvalhoSoares, Edla de Araújo Lira2023-05-31T15:49:30Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1460Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-05-31T15:49:30Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador |
title |
Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador |
spellingShingle |
Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador Neves, Lúcia Maria Wanderley Planejamento da educação Estado Formação |
title_short |
Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador |
title_full |
Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador |
title_fullStr |
Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador |
title_full_unstemmed |
Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador |
title_sort |
Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador |
author |
Neves, Lúcia Maria Wanderley |
author_facet |
Neves, Lúcia Maria Wanderley Oliveira, Maria das Graças Corrêa de Costa, Marileide de Carvalho Soares, Edla de Araújo Lira |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maria das Graças Corrêa de Costa, Marileide de Carvalho Soares, Edla de Araújo Lira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Lúcia Maria Wanderley Oliveira, Maria das Graças Corrêa de Costa, Marileide de Carvalho Soares, Edla de Araújo Lira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento da educação Estado Formação |
topic |
Planejamento da educação Estado Formação |
description |
O planejamento em geral, e o planejamento educacional, em particular, explicitam estratégias de atualização da intervenção do Estado, enquanto organizador do espaço econômico, social e político, possível à expansão do projeto de desenvolvimento capitalista no Brasil. Investido da racionalidade, o planejamento tem representado, no capitalismo monopolista, um instrumento necessário à gestão da centralização/reprodução do capital, privilegiando, a nível da política educacional, uma visão compartimentalizada dos problemas, remetendo-os, por isso, a soluções técnicas em detrimento dos aspectos relacionados às suas determinações. Nesse contexto, a formação de planejadores em educação assumiu, durante duas décadas, caráter pragmático e se deu nas agências governamentais. A reorganização que se vem processando na sociedade brasileira atual e o crescente fortalecimento das instituições da sociedade civil, têm demandado do planejador, uma revisão de sua prática, justificando-se, assim, a inclusão, nos currículos, de elementos que possibilitem contextualizar a educação, despindo-se, o planejamento educacional, da "neutralidade científica" e encaminhando sua prática numa perspectiva de transformação social. |
publishDate |
1984 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1984-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1460 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1460/1455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 51 (1984); 55-63 Cadernos de Pesquisa; Núm. 51 (1984); 55-63 Cadernos de Pesquisa; No. 51 (1984); 55-63 Cadernos de Pesquisa; n. 51 (1984); 55-63 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330312954183680 |