Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Lúcia Maria Wanderley
Data de Publicação: 1984
Outros Autores: Oliveira, Maria das Graças Corrêa de, Costa, Marileide de Carvalho, Soares, Edla de Araújo Lira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1460
Resumo: O planejamento em geral, e o planejamento educacional, em particular, explicitam estratégias de atualização da intervenção do Estado, enquanto organizador do espaço econômico, social e político, possível à expansão do projeto de desenvolvimento capitalista no Brasil. Investido da racionalidade, o planejamento tem representado, no capitalismo monopolista, um instrumento necessário à gestão da centralização/reprodução do capital, privilegiando, a nível da política educacional, uma visão compartimentalizada dos problemas, remetendo-os, por isso, a soluções técnicas em detrimento dos aspectos relacionados às suas determinações. Nesse contexto, a formação de planejadores em educação assumiu, durante duas décadas, caráter pragmático e se deu nas agências governamentais. A reorganização que se vem processando na sociedade brasileira atual e o crescente fortalecimento das instituições da sociedade civil, têm demandado do planejador, uma revisão de sua prática, justificando-se, assim, a inclusão, nos currículos, de elementos que possibilitem contextualizar a educação, despindo-se, o planejamento educacional, da "neutralidade científica" e encaminhando sua prática numa perspectiva de transformação social.
id FCC-1_e17788f8677dc3aca675e04e11b59c89
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1460
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejadorPlanejamento da educaçãoEstadoFormaçãoO planejamento em geral, e o planejamento educacional, em particular, explicitam estratégias de atualização da intervenção do Estado, enquanto organizador do espaço econômico, social e político, possível à expansão do projeto de desenvolvimento capitalista no Brasil. Investido da racionalidade, o planejamento tem representado, no capitalismo monopolista, um instrumento necessário à gestão da centralização/reprodução do capital, privilegiando, a nível da política educacional, uma visão compartimentalizada dos problemas, remetendo-os, por isso, a soluções técnicas em detrimento dos aspectos relacionados às suas determinações. Nesse contexto, a formação de planejadores em educação assumiu, durante duas décadas, caráter pragmático e se deu nas agências governamentais. A reorganização que se vem processando na sociedade brasileira atual e o crescente fortalecimento das instituições da sociedade civil, têm demandado do planejador, uma revisão de sua prática, justificando-se, assim, a inclusão, nos currículos, de elementos que possibilitem contextualizar a educação, despindo-se, o planejamento educacional, da "neutralidade científica" e encaminhando sua prática numa perspectiva de transformação social.Fundação Carlos Chagas1984-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1460Cadernos de Pesquisa; No. 51 (1984); 55-63Cadernos de Pesquisa; Núm. 51 (1984); 55-63Cadernos de Pesquisa; No. 51 (1984); 55-63Cadernos de Pesquisa; n. 51 (1984); 55-631980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1460/1455Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Lúcia Maria WanderleyOliveira, Maria das Graças Corrêa deCosta, Marileide de CarvalhoSoares, Edla de Araújo Lira2023-05-31T15:49:30Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1460Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-05-31T15:49:30Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador
title Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador
spellingShingle Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador
Neves, Lúcia Maria Wanderley
Planejamento da educação
Estado
Formação
title_short Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador
title_full Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador
title_fullStr Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador
title_full_unstemmed Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador
title_sort Estado e planejamento educacional no Brasil: a formação do planejador
author Neves, Lúcia Maria Wanderley
author_facet Neves, Lúcia Maria Wanderley
Oliveira, Maria das Graças Corrêa de
Costa, Marileide de Carvalho
Soares, Edla de Araújo Lira
author_role author
author2 Oliveira, Maria das Graças Corrêa de
Costa, Marileide de Carvalho
Soares, Edla de Araújo Lira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Lúcia Maria Wanderley
Oliveira, Maria das Graças Corrêa de
Costa, Marileide de Carvalho
Soares, Edla de Araújo Lira
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento da educação
Estado
Formação
topic Planejamento da educação
Estado
Formação
description O planejamento em geral, e o planejamento educacional, em particular, explicitam estratégias de atualização da intervenção do Estado, enquanto organizador do espaço econômico, social e político, possível à expansão do projeto de desenvolvimento capitalista no Brasil. Investido da racionalidade, o planejamento tem representado, no capitalismo monopolista, um instrumento necessário à gestão da centralização/reprodução do capital, privilegiando, a nível da política educacional, uma visão compartimentalizada dos problemas, remetendo-os, por isso, a soluções técnicas em detrimento dos aspectos relacionados às suas determinações. Nesse contexto, a formação de planejadores em educação assumiu, durante duas décadas, caráter pragmático e se deu nas agências governamentais. A reorganização que se vem processando na sociedade brasileira atual e o crescente fortalecimento das instituições da sociedade civil, têm demandado do planejador, uma revisão de sua prática, justificando-se, assim, a inclusão, nos currículos, de elementos que possibilitem contextualizar a educação, despindo-se, o planejamento educacional, da "neutralidade científica" e encaminhando sua prática numa perspectiva de transformação social.
publishDate 1984
dc.date.none.fl_str_mv 1984-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1460
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1460/1455
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 51 (1984); 55-63
Cadernos de Pesquisa; Núm. 51 (1984); 55-63
Cadernos de Pesquisa; No. 51 (1984); 55-63
Cadernos de Pesquisa; n. 51 (1984); 55-63
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330312954183680