A trajetória do planejamento educacional em Moçambique : tendências para a formação de professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: António, Joaquim Inácio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87658
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Elisangela Alves da Silva Scaff
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoScaff, Elisângela Alves da SilvaAntónio, Joaquim Inácio2024-04-24T21:38:06Z2024-04-24T21:38:06Z2023https://hdl.handle.net/1884/87658Orientadora: Profa. Dra. Elisangela Alves da Silva ScaffDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 04/12/2023Inclui referênciasÁrea de concentração: EducaçãoResumo: O estudo em tela tem por objetivo analisar as principais tendências para a formação de professores da educação básica em Moçambique à luz dos Planos Estratégicos da Educação (PEEs) do período de 1999 a 2019, com vistas a apontar os avanços alcançados e retrocessos relativos à formação do professor. No planejamento e na política educacional, os discursos governamentais consideram a formação do professor como elemento crucial para o combate ao analfabetismo e à melhoria da qualidade da educação para impulsionar o desenvolvimento econômico do país. Para consubstanciar essa intenção, foram analisados todos os processos de planejamento que ocorreram ao longo desse período, acompanhados pela influência dos organismos internacionais na formulação da política de formação dos professores da educação básica. Para o alcance dos objetivos propostos, recorreu-se a uma abordagem qualitativa de cunho documental e bibliográfico analisando a legislação educacional moçambicana e os planos estratégicos de educação. Esta pesquisa faz referência ao intervalo de 1999 a 2019, e justifica-se pelas seguintes razões: em 1999, no âmbito do planejamento educacional, colocou-se em prática o primeiro PEE que focalizava a formação de professores como uma prioridade do governo. Neste período, foram implantados vários cursos de formação inicial de professores da educação básica. A partir de 2000, foram intensificadas as jornadas pedagógicas nas escolas primárias no âmbito das políticas de formação continuada e/ou de aperfeiçoamento ao nível local. Registrou-se a expansão das instituições de formação de professores em serviço e à distância dos níveis elementar para o básico e do básico para o médio nos chamados Núcleos Pedagógicos. Por último, foi criada em 2012 a Direção Nacional de Formação de Professores. A partir das análises, concluiu-se que, no período em estudo na educação básica, houve um aumento significativo no acesso à educação; ingresso, retenção das meninas e conclusão do ensino primário; construção de salas de aulas, embora registra-se anualmente crianças fora do sistema educacional. Na formação inicial, houve também avanços significativos, tendo garantido o setor da educação o fim de contratação de professores sem formação pedagógica. Na formação continuada e em serviço por via da Educação a Distância (EaD), o estudo sinaliza que ainda há muitos desafios para o alcance do grupo alvo, pois há evidências de existirem professores que tenham ainda níveis elementar e básico que não foram abrangidos pela EaD. As capacitações ou formações para desenvolvimento profissional do professor, como indicam vários estudos, não tiveram êxito significativo por insuficiência orçamentária no setor da educação. O estudo sinaliza também que a formação inicial movida neste período não foi bem-sucedida e, consequentemente, a qualidade da educação desejada continua a ser um desafio, considerando que há registro de alunos que concluem a 7ª classe sem competências mínimas de leitura, escrita e operações básicas de matemática, ou seja, são analfabetos funcionais. Esses problemas estão associados ao elevado número de alunos por professor, bem como às condições de aprendizagem.Abstract: The study in question aims to analyze the main trends in the training of basic education teachers in Mozambique in light of the PEEs from 1999 to 2019, with a view to highlighting the advances achieved and setbacks regarding teacher training. In educational planning and policy, government discourses consider teacher training as a crucial element in combating illiteracy and improving the quality of education to boost the country's economic development. To substantiate this intention, all planning processes that occurred throughout this period were analyzed, accompanied by the influence of international organizations in the formulation of basic education teacher training policy. To achieve the proposed objectives, a qualitative approach of a documentary and bibliographic nature was used, analyzing Mozambican educational legislation and strategic education plans. This research refers to the period from 1999 to 2019, and is justified by the following reasons: in 1999, within the scope of educational planning, the first PEE was put into practice that focused on teacher training as a government priority. During this period, several initial training courses for basic education teachers were implemented. From the year 2000 onwards, pedagogical days in primary schools were intensified as part of continued training and/or improvement policies at local level. There was an expansion of in-service and distance teacher training institutions from elementary to basic and basic to secondary levels in the so-called Pedagogical Centers. And finally, the National Directorate of Teacher Training was created in 2012. From the analyses, it was concluded that during the period under study, in basic education there was a significant increase in access to education; enrollment, retention of girls and completion of primary education; construction of classrooms, although children are registered annually outside the educational system. In initial training there were also significant advances, ensuring the education sector ended the hiring of teachers without pedagogical training. In continuing and in-service training through Distance Education (EaD), the study indicates that there are still many challenges in reaching the target group, as there is evidence that there are teachers who still have elementary and basic levels because they were not covered by the EaD. Training or training for teacher professional development, as indicated by several studies, did not have significant success due to budgetary insufficiency in the education sector. The study also indicates that the initial training carried out during this period was not successful and consequently the quality of the desired education continues to be a challenge, considering that there are records of students completing the 7th grade, without minimum reading skills, writing and basic mathematical operations, that is, they are functionally illiterate. These problems are associated with the high number of students per teacher, as well as learning conditions.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação e EstadoPlanejamento educacional - MoçambiqueProfessores - FormaçãoEducação básicaEducaçãoA trajetória do planejamento educacional em Moçambique : tendências para a formação de professores da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOAQUIM INACIO ANTONIO.pdfapplication/pdf1697198https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87658/1/R%20-%20D%20-%20JOAQUIM%20INACIO%20ANTONIO.pdfc4f8fbf93274c1ae1a2a5eb52c43914aMD51open access1884/876582024-04-24 18:38:06.72open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87658Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-24T21:38:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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