Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/572 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar alguns resultados de pesquisa de mestrado que se referem à influência da organização escolar sobre o processo de socialização profissional do professor iniciante. Realizamos o estudo em cinco escolas: duas da zona urbana e três da zona rural de dois municípios de Minas Gerais. Usamos como recursos metodológicos estudo comparativo de entrevistas não-diretivas realizadas com professores iniciantes e antigos, entrevistas dirigidas com os demais profissionais das escolas, observações nas escolas e análise documental. Adotamos, como quadro teórico de referência para nossas análises e interpretações, o conceito de campo de Bourdieu. |
id |
FCC-1_e1dd4aadea57fd75546576030032d926 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/572 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantesProfessores IniciantesSocialização ProfissionalOrganização EscolarO objetivo deste artigo é apresentar alguns resultados de pesquisa de mestrado que se referem à influência da organização escolar sobre o processo de socialização profissional do professor iniciante. Realizamos o estudo em cinco escolas: duas da zona urbana e três da zona rural de dois municípios de Minas Gerais. Usamos como recursos metodológicos estudo comparativo de entrevistas não-diretivas realizadas com professores iniciantes e antigos, entrevistas dirigidas com os demais profissionais das escolas, observações nas escolas e análise documental. Adotamos, como quadro teórico de referência para nossas análises e interpretações, o conceito de campo de Bourdieu.Fundação Carlos Chagas2002-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/572Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 155-172Cadernos de Pesquisa; Núm. 115 (2002); 155-172Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 155-172Cadernos de Pesquisa; n. 115 (2002); 155-1721980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/572/571Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Maria Nivalda Carvalho de2023-10-30T15:54:28Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/572Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T15:54:28Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes |
title |
Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes |
spellingShingle |
Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes Freitas, Maria Nivalda Carvalho de Professores Iniciantes Socialização Profissional Organização Escolar |
title_short |
Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes |
title_full |
Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes |
title_fullStr |
Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes |
title_full_unstemmed |
Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes |
title_sort |
Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes |
author |
Freitas, Maria Nivalda Carvalho de |
author_facet |
Freitas, Maria Nivalda Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Maria Nivalda Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Iniciantes Socialização Profissional Organização Escolar |
topic |
Professores Iniciantes Socialização Profissional Organização Escolar |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar alguns resultados de pesquisa de mestrado que se referem à influência da organização escolar sobre o processo de socialização profissional do professor iniciante. Realizamos o estudo em cinco escolas: duas da zona urbana e três da zona rural de dois municípios de Minas Gerais. Usamos como recursos metodológicos estudo comparativo de entrevistas não-diretivas realizadas com professores iniciantes e antigos, entrevistas dirigidas com os demais profissionais das escolas, observações nas escolas e análise documental. Adotamos, como quadro teórico de referência para nossas análises e interpretações, o conceito de campo de Bourdieu. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/572 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/572/571 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 155-172 Cadernos de Pesquisa; Núm. 115 (2002); 155-172 Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 155-172 Cadernos de Pesquisa; n. 115 (2002); 155-172 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310045433856 |