Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Maria Nivalda Carvalho de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/572
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar alguns resultados de pesquisa de mestrado que se referem à influência da organização escolar sobre o processo de socialização profissional do professor iniciante. Realizamos o estudo em cinco escolas: duas da zona urbana e três da zona rural de dois municípios de Minas Gerais. Usamos como recursos metodológicos estudo comparativo de entrevistas não-diretivas realizadas com professores iniciantes e antigos, entrevistas dirigidas com os demais profissionais das escolas, observações nas escolas e análise documental. Adotamos, como quadro teórico de referência para nossas análises e interpretações, o conceito de campo de Bourdieu.
id FCC-1_e1dd4aadea57fd75546576030032d926
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/572
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantesProfessores IniciantesSocialização ProfissionalOrganização EscolarO objetivo deste artigo é apresentar alguns resultados de pesquisa de mestrado que se referem à influência da organização escolar sobre o processo de socialização profissional do professor iniciante. Realizamos o estudo em cinco escolas: duas da zona urbana e três da zona rural de dois municípios de Minas Gerais. Usamos como recursos metodológicos estudo comparativo de entrevistas não-diretivas realizadas com professores iniciantes e antigos, entrevistas dirigidas com os demais profissionais das escolas, observações nas escolas e análise documental. Adotamos, como quadro teórico de referência para nossas análises e interpretações, o conceito de campo de Bourdieu.Fundação Carlos Chagas2002-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/572Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 155-172Cadernos de Pesquisa; Núm. 115 (2002); 155-172Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 155-172Cadernos de Pesquisa; n. 115 (2002); 155-1721980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/572/571Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Maria Nivalda Carvalho de2023-10-30T15:54:28Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/572Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T15:54:28Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes
title Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes
spellingShingle Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes
Freitas, Maria Nivalda Carvalho de
Professores Iniciantes
Socialização Profissional
Organização Escolar
title_short Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes
title_full Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes
title_fullStr Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes
title_full_unstemmed Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes
title_sort Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes
author Freitas, Maria Nivalda Carvalho de
author_facet Freitas, Maria Nivalda Carvalho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Maria Nivalda Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores Iniciantes
Socialização Profissional
Organização Escolar
topic Professores Iniciantes
Socialização Profissional
Organização Escolar
description O objetivo deste artigo é apresentar alguns resultados de pesquisa de mestrado que se referem à influência da organização escolar sobre o processo de socialização profissional do professor iniciante. Realizamos o estudo em cinco escolas: duas da zona urbana e três da zona rural de dois municípios de Minas Gerais. Usamos como recursos metodológicos estudo comparativo de entrevistas não-diretivas realizadas com professores iniciantes e antigos, entrevistas dirigidas com os demais profissionais das escolas, observações nas escolas e análise documental. Adotamos, como quadro teórico de referência para nossas análises e interpretações, o conceito de campo de Bourdieu.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/572
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/572/571
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 155-172
Cadernos de Pesquisa; Núm. 115 (2002); 155-172
Cadernos de Pesquisa; No. 115 (2002); 155-172
Cadernos de Pesquisa; n. 115 (2002); 155-172
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310045433856