A socialização dos professores e os ciclos de vida profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, António Camilo
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/20820
Resumo: O texto, inspirado na literatura, tenta sistematizar a problemática da socialização de professores – um processo ao longo da vida e que é materializado em etapas formais e informais. Enquanto que as etapas formais se caracterizam na formação inicial, continua e especializada de professores (com suas potencialidades), as informais caracterizam-se na socialização antecipatória e na formação permanente (esta mais ampla e que vai para La da formação profissional). Desta constatação emergem ciclos de vida profissional que têm implicações óbvias sobre o ser, o estar e o actuar do professor – dimensão praxiológica e axiológica.
id RCAP_0793b450114523fe6a84a1b040071bf4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20820
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A socialização dos professores e os ciclos de vida profissionalSocialização de professoresVida profissionalO texto, inspirado na literatura, tenta sistematizar a problemática da socialização de professores – um processo ao longo da vida e que é materializado em etapas formais e informais. Enquanto que as etapas formais se caracterizam na formação inicial, continua e especializada de professores (com suas potencialidades), as informais caracterizam-se na socialização antecipatória e na formação permanente (esta mais ampla e que vai para La da formação profissional). Desta constatação emergem ciclos de vida profissional que têm implicações óbvias sobre o ser, o estar e o actuar do professor – dimensão praxiológica e axiológica.CIFPEC/CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 644 e 317 da FCT)Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"Universidade do MinhoCunha, António Camilo20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20820por1518-7926info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:10.471006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A socialização dos professores e os ciclos de vida profissional
title A socialização dos professores e os ciclos de vida profissional
spellingShingle A socialização dos professores e os ciclos de vida profissional
Cunha, António Camilo
Socialização de professores
Vida profissional
title_short A socialização dos professores e os ciclos de vida profissional
title_full A socialização dos professores e os ciclos de vida profissional
title_fullStr A socialização dos professores e os ciclos de vida profissional
title_full_unstemmed A socialização dos professores e os ciclos de vida profissional
title_sort A socialização dos professores e os ciclos de vida profissional
author Cunha, António Camilo
author_facet Cunha, António Camilo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, António Camilo
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização de professores
Vida profissional
topic Socialização de professores
Vida profissional
description O texto, inspirado na literatura, tenta sistematizar a problemática da socialização de professores – um processo ao longo da vida e que é materializado em etapas formais e informais. Enquanto que as etapas formais se caracterizam na formação inicial, continua e especializada de professores (com suas potencialidades), as informais caracterizam-se na socialização antecipatória e na formação permanente (esta mais ampla e que vai para La da formação profissional). Desta constatação emergem ciclos de vida profissional que têm implicações óbvias sobre o ser, o estar e o actuar do professor – dimensão praxiológica e axiológica.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/20820
url http://hdl.handle.net/1822/20820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1518-7926
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132931098148864