A representação da linguagem e o processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreiro, Emilia
Data de Publicação: 1985
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357
Resumo: A autora analisa a importância de se considerar por um lado a escrita como representação da linguagem (e não como código de transcrição gráfica de unidades sonoras) e por outro lado a criança que aprende como um sujeito ativo que interage de forma produtiva com o objeto do seu conhecimento. Discute como só a partir dessa perspectiva - e não a partir de novos métodos, materiais ou testes de prontidão - se poderia enfrentar sobre novas bases o problema da alfabetização inicial.
id FCC-1_e84186d828bca73e0dbf719d2d0926aa
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1357
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A representação da linguagem e o processo de alfabetizaçãoProcesso de ensino-aprendizagemLinguagemEscritaPrática de ensinoA autora analisa a importância de se considerar por um lado a escrita como representação da linguagem (e não como código de transcrição gráfica de unidades sonoras) e por outro lado a criança que aprende como um sujeito ativo que interage de forma produtiva com o objeto do seu conhecimento. Discute como só a partir dessa perspectiva - e não a partir de novos métodos, materiais ou testes de prontidão - se poderia enfrentar sobre novas bases o problema da alfabetização inicial.Fundação Carlos Chagas1985-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357Cadernos de Pesquisa; No. 52 (1985); 7-17Cadernos de Pesquisa; Núm. 52 (1985); 7-17Cadernos de Pesquisa; No. 52 (1985); 7-17Cadernos de Pesquisa; n. 52 (1985); 7-171980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357/1358Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreiro, Emilia2023-03-01T14:30:04Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1357Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-01T14:30:04Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação da linguagem e o processo de alfabetização
title A representação da linguagem e o processo de alfabetização
spellingShingle A representação da linguagem e o processo de alfabetização
Ferreiro, Emilia
Processo de ensino-aprendizagem
Linguagem
Escrita
Prática de ensino
title_short A representação da linguagem e o processo de alfabetização
title_full A representação da linguagem e o processo de alfabetização
title_fullStr A representação da linguagem e o processo de alfabetização
title_full_unstemmed A representação da linguagem e o processo de alfabetização
title_sort A representação da linguagem e o processo de alfabetização
author Ferreiro, Emilia
author_facet Ferreiro, Emilia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreiro, Emilia
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de ensino-aprendizagem
Linguagem
Escrita
Prática de ensino
topic Processo de ensino-aprendizagem
Linguagem
Escrita
Prática de ensino
description A autora analisa a importância de se considerar por um lado a escrita como representação da linguagem (e não como código de transcrição gráfica de unidades sonoras) e por outro lado a criança que aprende como um sujeito ativo que interage de forma produtiva com o objeto do seu conhecimento. Discute como só a partir dessa perspectiva - e não a partir de novos métodos, materiais ou testes de prontidão - se poderia enfrentar sobre novas bases o problema da alfabetização inicial.
publishDate 1985
dc.date.none.fl_str_mv 1985-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357/1358
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 52 (1985); 7-17
Cadernos de Pesquisa; Núm. 52 (1985); 7-17
Cadernos de Pesquisa; No. 52 (1985); 7-17
Cadernos de Pesquisa; n. 52 (1985); 7-17
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431068598763520