A representação da linguagem e o processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1985 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357 |
Resumo: | A autora analisa a importância de se considerar por um lado a escrita como representação da linguagem (e não como código de transcrição gráfica de unidades sonoras) e por outro lado a criança que aprende como um sujeito ativo que interage de forma produtiva com o objeto do seu conhecimento. Discute como só a partir dessa perspectiva - e não a partir de novos métodos, materiais ou testes de prontidão - se poderia enfrentar sobre novas bases o problema da alfabetização inicial. |
id |
FCC-1_e84186d828bca73e0dbf719d2d0926aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1357 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação da linguagem e o processo de alfabetizaçãoProcesso de ensino-aprendizagemLinguagemEscritaPrática de ensinoA autora analisa a importância de se considerar por um lado a escrita como representação da linguagem (e não como código de transcrição gráfica de unidades sonoras) e por outro lado a criança que aprende como um sujeito ativo que interage de forma produtiva com o objeto do seu conhecimento. Discute como só a partir dessa perspectiva - e não a partir de novos métodos, materiais ou testes de prontidão - se poderia enfrentar sobre novas bases o problema da alfabetização inicial.Fundação Carlos Chagas1985-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357Cadernos de Pesquisa; No. 52 (1985); 7-17Cadernos de Pesquisa; Núm. 52 (1985); 7-17Cadernos de Pesquisa; No. 52 (1985); 7-17Cadernos de Pesquisa; n. 52 (1985); 7-171980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357/1358Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreiro, Emilia2023-03-01T14:30:04Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1357Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-01T14:30:04Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação da linguagem e o processo de alfabetização |
title |
A representação da linguagem e o processo de alfabetização |
spellingShingle |
A representação da linguagem e o processo de alfabetização Ferreiro, Emilia Processo de ensino-aprendizagem Linguagem Escrita Prática de ensino |
title_short |
A representação da linguagem e o processo de alfabetização |
title_full |
A representação da linguagem e o processo de alfabetização |
title_fullStr |
A representação da linguagem e o processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
A representação da linguagem e o processo de alfabetização |
title_sort |
A representação da linguagem e o processo de alfabetização |
author |
Ferreiro, Emilia |
author_facet |
Ferreiro, Emilia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreiro, Emilia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de ensino-aprendizagem Linguagem Escrita Prática de ensino |
topic |
Processo de ensino-aprendizagem Linguagem Escrita Prática de ensino |
description |
A autora analisa a importância de se considerar por um lado a escrita como representação da linguagem (e não como código de transcrição gráfica de unidades sonoras) e por outro lado a criança que aprende como um sujeito ativo que interage de forma produtiva com o objeto do seu conhecimento. Discute como só a partir dessa perspectiva - e não a partir de novos métodos, materiais ou testes de prontidão - se poderia enfrentar sobre novas bases o problema da alfabetização inicial. |
publishDate |
1985 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1985-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357/1358 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 52 (1985); 7-17 Cadernos de Pesquisa; Núm. 52 (1985); 7-17 Cadernos de Pesquisa; No. 52 (1985); 7-17 Cadernos de Pesquisa; n. 52 (1985); 7-17 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431068598763520 |