A alfabetização e a avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marly dos Santos
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39233
Resumo: Por muitos anos, a concepção de alfabetização apresentava como pressuposto o ensino e aprendizagem do sistema alfabético de escrita, ou seja, ler seria decodificar os sinais gráficos para transformá-los em som, e escrever, codificar os sons da fala transformando-os em sinais gráficos. Posteriormente, com os estudos realizados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a psicogênese da língua escrita, a concepção da alfabetização faz com que o ensino deixe de ser visto como o domínio de correspondências entre grafemas e fonemas (decodificação e codificação), passando a designar o aprendizado inicial da leitura e da escrita, da natureza e do funcionamento do sistema de escrita. [...]
id UFC-7_be05220fb284cc39a258c944af6d3418
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39233
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A alfabetização e a avaliaçãoAlfabetizaçãoProcesso de Ensino-AprendizagemEscritaPor muitos anos, a concepção de alfabetização apresentava como pressuposto o ensino e aprendizagem do sistema alfabético de escrita, ou seja, ler seria decodificar os sinais gráficos para transformá-los em som, e escrever, codificar os sons da fala transformando-os em sinais gráficos. Posteriormente, com os estudos realizados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a psicogênese da língua escrita, a concepção da alfabetização faz com que o ensino deixe de ser visto como o domínio de correspondências entre grafemas e fonemas (decodificação e codificação), passando a designar o aprendizado inicial da leitura e da escrita, da natureza e do funcionamento do sistema de escrita. [...]2019-01-25T15:06:45Z2019-01-25T15:06:45Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVES, Marly dos Santos. A alfabetização e a avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 7-25.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39233Alves, Marly dos Santosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T14:24:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39233Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:02.267308Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A alfabetização e a avaliação
title A alfabetização e a avaliação
spellingShingle A alfabetização e a avaliação
Alves, Marly dos Santos
Alfabetização
Processo de Ensino-Aprendizagem
Escrita
title_short A alfabetização e a avaliação
title_full A alfabetização e a avaliação
title_fullStr A alfabetização e a avaliação
title_full_unstemmed A alfabetização e a avaliação
title_sort A alfabetização e a avaliação
author Alves, Marly dos Santos
author_facet Alves, Marly dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Marly dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Processo de Ensino-Aprendizagem
Escrita
topic Alfabetização
Processo de Ensino-Aprendizagem
Escrita
description Por muitos anos, a concepção de alfabetização apresentava como pressuposto o ensino e aprendizagem do sistema alfabético de escrita, ou seja, ler seria decodificar os sinais gráficos para transformá-los em som, e escrever, codificar os sons da fala transformando-os em sinais gráficos. Posteriormente, com os estudos realizados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a psicogênese da língua escrita, a concepção da alfabetização faz com que o ensino deixe de ser visto como o domínio de correspondências entre grafemas e fonemas (decodificação e codificação), passando a designar o aprendizado inicial da leitura e da escrita, da natureza e do funcionamento do sistema de escrita. [...]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-01-25T15:06:45Z
2019-01-25T15:06:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Marly dos Santos. A alfabetização e a avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 7-25.
9788589872423
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39233
identifier_str_mv ALVES, Marly dos Santos. A alfabetização e a avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 7-25.
9788589872423
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028938146906112