A alfabetização e a avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39233 |
Resumo: | Por muitos anos, a concepção de alfabetização apresentava como pressuposto o ensino e aprendizagem do sistema alfabético de escrita, ou seja, ler seria decodificar os sinais gráficos para transformá-los em som, e escrever, codificar os sons da fala transformando-os em sinais gráficos. Posteriormente, com os estudos realizados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a psicogênese da língua escrita, a concepção da alfabetização faz com que o ensino deixe de ser visto como o domínio de correspondências entre grafemas e fonemas (decodificação e codificação), passando a designar o aprendizado inicial da leitura e da escrita, da natureza e do funcionamento do sistema de escrita. [...] |
id |
UFC-7_be05220fb284cc39a258c944af6d3418 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39233 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A alfabetização e a avaliaçãoAlfabetizaçãoProcesso de Ensino-AprendizagemEscritaPor muitos anos, a concepção de alfabetização apresentava como pressuposto o ensino e aprendizagem do sistema alfabético de escrita, ou seja, ler seria decodificar os sinais gráficos para transformá-los em som, e escrever, codificar os sons da fala transformando-os em sinais gráficos. Posteriormente, com os estudos realizados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a psicogênese da língua escrita, a concepção da alfabetização faz com que o ensino deixe de ser visto como o domínio de correspondências entre grafemas e fonemas (decodificação e codificação), passando a designar o aprendizado inicial da leitura e da escrita, da natureza e do funcionamento do sistema de escrita. [...]2019-01-25T15:06:45Z2019-01-25T15:06:45Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVES, Marly dos Santos. A alfabetização e a avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 7-25.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39233Alves, Marly dos Santosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T14:24:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39233Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:02.267308Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A alfabetização e a avaliação |
title |
A alfabetização e a avaliação |
spellingShingle |
A alfabetização e a avaliação Alves, Marly dos Santos Alfabetização Processo de Ensino-Aprendizagem Escrita |
title_short |
A alfabetização e a avaliação |
title_full |
A alfabetização e a avaliação |
title_fullStr |
A alfabetização e a avaliação |
title_full_unstemmed |
A alfabetização e a avaliação |
title_sort |
A alfabetização e a avaliação |
author |
Alves, Marly dos Santos |
author_facet |
Alves, Marly dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Marly dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Processo de Ensino-Aprendizagem Escrita |
topic |
Alfabetização Processo de Ensino-Aprendizagem Escrita |
description |
Por muitos anos, a concepção de alfabetização apresentava como pressuposto o ensino e aprendizagem do sistema alfabético de escrita, ou seja, ler seria decodificar os sinais gráficos para transformá-los em som, e escrever, codificar os sons da fala transformando-os em sinais gráficos. Posteriormente, com os estudos realizados por Emília Ferreiro e Ana Teberosky sobre a psicogênese da língua escrita, a concepção da alfabetização faz com que o ensino deixe de ser visto como o domínio de correspondências entre grafemas e fonemas (decodificação e codificação), passando a designar o aprendizado inicial da leitura e da escrita, da natureza e do funcionamento do sistema de escrita. [...] |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2019-01-25T15:06:45Z 2019-01-25T15:06:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Marly dos Santos. A alfabetização e a avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 7-25. 9788589872423 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39233 |
identifier_str_mv |
ALVES, Marly dos Santos. A alfabetização e a avaliação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 7-25. 9788589872423 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028938146906112 |