Política de ação afirmativa na pós-graduação: o caso das universidades públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7491 |
Resumo: | A pós-graduação brasileira é marcada por intensas desigualdades regionais, étnico-raciais e econômicas, o que ensejou a criação de ações afirmativas em prol de estudantes pertencentes a grupos dela historicamente excluídos. O artigo apresenta resultados do processo de criação de ações afirmativas em cursos de pós-graduação acadêmicos (mestrado e doutorado) de universidades públicas. A pesquisa baseou-se na análise dos editais de seleção de 2.763 programas de pós-graduação acadêmicos de universidades públicas divulgados de janeiro de 2002 a janeiro de 2018. Os dados coletados apontam para uma difusão significativa desse tipo de política nos últimos quatro anos, com 26,4% dos programas tendo algum tipo de ação afirmativa em janeiro de 2018. |
id |
FCC-1_ea34c1fb5c20a56af2ae5569a75549db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/7491 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Política de ação afirmativa na pós-graduação: o caso das universidades públicasAção AfirmativaEnsino SuperiorPós-GraduaçãoUniversidade PúblicaA pós-graduação brasileira é marcada por intensas desigualdades regionais, étnico-raciais e econômicas, o que ensejou a criação de ações afirmativas em prol de estudantes pertencentes a grupos dela historicamente excluídos. O artigo apresenta resultados do processo de criação de ações afirmativas em cursos de pós-graduação acadêmicos (mestrado e doutorado) de universidades públicas. A pesquisa baseou-se na análise dos editais de seleção de 2.763 programas de pós-graduação acadêmicos de universidades públicas divulgados de janeiro de 2002 a janeiro de 2018. Os dados coletados apontam para uma difusão significativa desse tipo de política nos últimos quatro anos, com 26,4% dos programas tendo algum tipo de ação afirmativa em janeiro de 2018.Fundação Carlos Chagas2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7491Cadernos de Pesquisa; Vol. 50 No. 177: jul./set.2020; 882-909Cadernos de Pesquisa; Vol. 50 Núm. 177: jul./set.2020; 882-909Cadernos de Pesquisa; Vol. 50 No. 177: jul./set.2020; 882-909Cadernos de Pesquisa; v. 50 n. 177: jul./set.2020; 882-9091980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporenghttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7491/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7491/pdf_2Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVenturini, Anna CarolinaFeres Júnior, João2022-09-14T15:36:35Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/7491Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-09-14T15:36:35Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política de ação afirmativa na pós-graduação: o caso das universidades públicas |
title |
Política de ação afirmativa na pós-graduação: o caso das universidades públicas |
spellingShingle |
Política de ação afirmativa na pós-graduação: o caso das universidades públicas Venturini, Anna Carolina Ação Afirmativa Ensino Superior Pós-Graduação Universidade Pública |
title_short |
Política de ação afirmativa na pós-graduação: o caso das universidades públicas |
title_full |
Política de ação afirmativa na pós-graduação: o caso das universidades públicas |
title_fullStr |
Política de ação afirmativa na pós-graduação: o caso das universidades públicas |
title_full_unstemmed |
Política de ação afirmativa na pós-graduação: o caso das universidades públicas |
title_sort |
Política de ação afirmativa na pós-graduação: o caso das universidades públicas |
author |
Venturini, Anna Carolina |
author_facet |
Venturini, Anna Carolina Feres Júnior, João |
author_role |
author |
author2 |
Feres Júnior, João |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venturini, Anna Carolina Feres Júnior, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ação Afirmativa Ensino Superior Pós-Graduação Universidade Pública |
topic |
Ação Afirmativa Ensino Superior Pós-Graduação Universidade Pública |
description |
A pós-graduação brasileira é marcada por intensas desigualdades regionais, étnico-raciais e econômicas, o que ensejou a criação de ações afirmativas em prol de estudantes pertencentes a grupos dela historicamente excluídos. O artigo apresenta resultados do processo de criação de ações afirmativas em cursos de pós-graduação acadêmicos (mestrado e doutorado) de universidades públicas. A pesquisa baseou-se na análise dos editais de seleção de 2.763 programas de pós-graduação acadêmicos de universidades públicas divulgados de janeiro de 2002 a janeiro de 2018. Os dados coletados apontam para uma difusão significativa desse tipo de política nos últimos quatro anos, com 26,4% dos programas tendo algum tipo de ação afirmativa em janeiro de 2018. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7491 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7491/pdf https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7491/pdf_2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 50 No. 177: jul./set.2020; 882-909 Cadernos de Pesquisa; Vol. 50 Núm. 177: jul./set.2020; 882-909 Cadernos de Pesquisa; Vol. 50 No. 177: jul./set.2020; 882-909 Cadernos de Pesquisa; v. 50 n. 177: jul./set.2020; 882-909 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330317103398912 |