Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canen, Ana
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/633
Resumo: O estudo busca problematizar as contradições, os limites e as possibilidades contidos no discurso referente à pluralidade cultural, no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes ao 3º e 4º ciclos, para práticas docentes na perspectiva da valorização da diversidade cultural e do desafio a estereótipos a ela relacionados. Em um primeiro momento, discutem-se abordagens em educação para a pluralidade cultural e as concepções de “identidade nacional” e “pluralidade identitária” nelas apoiadas. Em um segundo momento, articulam-se as considerações teóricas à análise da proposta curricular em pauta. Argumenta-se que o avanço de propostas curriculares nessa linha passa pela desconstrução e reconstrução das concepções discutidas, à luz de um projeto de valorização da cidadania multicultural e participativa em sociedades plurais.
id FCC-1_ec8f689c58d1bea0f89eb1c9fa19d2ef
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/633
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curricularesParâmetros Curriculares NacionaisPrática DocenteCidadaniaMulticulturalO estudo busca problematizar as contradições, os limites e as possibilidades contidos no discurso referente à pluralidade cultural, no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes ao 3º e 4º ciclos, para práticas docentes na perspectiva da valorização da diversidade cultural e do desafio a estereótipos a ela relacionados. Em um primeiro momento, discutem-se abordagens em educação para a pluralidade cultural e as concepções de “identidade nacional” e “pluralidade identitária” nelas apoiadas. Em um segundo momento, articulam-se as considerações teóricas à análise da proposta curricular em pauta. Argumenta-se que o avanço de propostas curriculares nessa linha passa pela desconstrução e reconstrução das concepções discutidas, à luz de um projeto de valorização da cidadania multicultural e participativa em sociedades plurais.Fundação Carlos Chagas2000-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/633Cadernos de Pesquisa; No. 111 (2000); 135-149Cadernos de Pesquisa; Núm. 111 (2000); 135-149Cadernos de Pesquisa; No. 111 (2000); 135-149Cadernos de Pesquisa; n. 111 (2000); 135-1491980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/633/651Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCanen, Ana2023-10-30T14:20:36Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/633Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-30T14:20:36Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares
title Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares
spellingShingle Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares
Canen, Ana
Parâmetros Curriculares Nacionais
Prática Docente
Cidadania
Multicultural
title_short Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares
title_full Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares
title_fullStr Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares
title_full_unstemmed Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares
title_sort Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares
author Canen, Ana
author_facet Canen, Ana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canen, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Parâmetros Curriculares Nacionais
Prática Docente
Cidadania
Multicultural
topic Parâmetros Curriculares Nacionais
Prática Docente
Cidadania
Multicultural
description O estudo busca problematizar as contradições, os limites e as possibilidades contidos no discurso referente à pluralidade cultural, no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes ao 3º e 4º ciclos, para práticas docentes na perspectiva da valorização da diversidade cultural e do desafio a estereótipos a ela relacionados. Em um primeiro momento, discutem-se abordagens em educação para a pluralidade cultural e as concepções de “identidade nacional” e “pluralidade identitária” nelas apoiadas. Em um segundo momento, articulam-se as considerações teóricas à análise da proposta curricular em pauta. Argumenta-se que o avanço de propostas curriculares nessa linha passa pela desconstrução e reconstrução das concepções discutidas, à luz de um projeto de valorização da cidadania multicultural e participativa em sociedades plurais.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/633
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/633/651
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 111 (2000); 135-149
Cadernos de Pesquisa; Núm. 111 (2000); 135-149
Cadernos de Pesquisa; No. 111 (2000); 135-149
Cadernos de Pesquisa; n. 111 (2000); 135-149
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310113591296