Currículo multicultural e a prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNR59 |
Resumo: | O currículo multicultural constitui-se um grande avanço para a condução de práticas escolares comprometidas com a educação e formação social dos alunos, sobretudo para um país como o Brasil, formado por várias etnias e diversas culturas presentes no ambiente escolar. Com o presente trabalho, objetiva-se analisar se a propostacurricular expressa no Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Maria Alves de Brito Leite propicia uma abordagem dos conteúdos escolares na perspectiva do multiculturalismo, bem como verificar se a prática docente na referida escola é permeada por uma abordagem multicultural. Além disso, buscou-se argumentar sobre o tratamento dado às diferenças de classe e etnia pelo(a) professor(a) na salade aula; como também, identificar se as propostas curriculares existentes em referida Escola contemplam uma abordagem multicultural.A efetivação de currículos multiculturalmente orientados tem seu embasamento nas teorias de currículo póscríticas que argumentam sobre as relações de poder implícitas nos currículos e o seu impacto para a formação da identidade dos alunos. |
id |
UFMG_3b8562e4a7e044a304bbb356e7343f2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LNR59 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo multicultural e a prática docenteMulticulturalismoCurrículoPrática DocenteCurriculosEducaçãoEscolas Organizacao e administracaoO currículo multicultural constitui-se um grande avanço para a condução de práticas escolares comprometidas com a educação e formação social dos alunos, sobretudo para um país como o Brasil, formado por várias etnias e diversas culturas presentes no ambiente escolar. Com o presente trabalho, objetiva-se analisar se a propostacurricular expressa no Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Maria Alves de Brito Leite propicia uma abordagem dos conteúdos escolares na perspectiva do multiculturalismo, bem como verificar se a prática docente na referida escola é permeada por uma abordagem multicultural. Além disso, buscou-se argumentar sobre o tratamento dado às diferenças de classe e etnia pelo(a) professor(a) na salade aula; como também, identificar se as propostas curriculares existentes em referida Escola contemplam uma abordagem multicultural.A efetivação de currículos multiculturalmente orientados tem seu embasamento nas teorias de currículo póscríticas que argumentam sobre as relações de poder implícitas nos currículos e o seu impacto para a formação da identidade dos alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRenato Lopes dos SantosMonica Correia BaptistaHermas Alves Ferreira2019-08-11T19:17:26Z2019-08-11T19:17:26Z2013-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNR59info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T09:21:01Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LNR59Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T09:21:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo multicultural e a prática docente |
title |
Currículo multicultural e a prática docente |
spellingShingle |
Currículo multicultural e a prática docente Hermas Alves Ferreira Multiculturalismo Currículo Prática Docente Curriculos Educação Escolas Organizacao e administracao |
title_short |
Currículo multicultural e a prática docente |
title_full |
Currículo multicultural e a prática docente |
title_fullStr |
Currículo multicultural e a prática docente |
title_full_unstemmed |
Currículo multicultural e a prática docente |
title_sort |
Currículo multicultural e a prática docente |
author |
Hermas Alves Ferreira |
author_facet |
Hermas Alves Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Renato Lopes dos Santos Monica Correia Baptista |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hermas Alves Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiculturalismo Currículo Prática Docente Curriculos Educação Escolas Organizacao e administracao |
topic |
Multiculturalismo Currículo Prática Docente Curriculos Educação Escolas Organizacao e administracao |
description |
O currículo multicultural constitui-se um grande avanço para a condução de práticas escolares comprometidas com a educação e formação social dos alunos, sobretudo para um país como o Brasil, formado por várias etnias e diversas culturas presentes no ambiente escolar. Com o presente trabalho, objetiva-se analisar se a propostacurricular expressa no Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Maria Alves de Brito Leite propicia uma abordagem dos conteúdos escolares na perspectiva do multiculturalismo, bem como verificar se a prática docente na referida escola é permeada por uma abordagem multicultural. Além disso, buscou-se argumentar sobre o tratamento dado às diferenças de classe e etnia pelo(a) professor(a) na salade aula; como também, identificar se as propostas curriculares existentes em referida Escola contemplam uma abordagem multicultural.A efetivação de currículos multiculturalmente orientados tem seu embasamento nas teorias de currículo póscríticas que argumentam sobre as relações de poder implícitas nos currículos e o seu impacto para a formação da identidade dos alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-17 2019-08-11T19:17:26Z 2019-08-11T19:17:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNR59 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNR59 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829565402611712 |