Currículo multicultural e a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hermas Alves Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNR59
Resumo: O currículo multicultural constitui-se um grande avanço para a condução de práticas escolares comprometidas com a educação e formação social dos alunos, sobretudo para um país como o Brasil, formado por várias etnias e diversas culturas presentes no ambiente escolar. Com o presente trabalho, objetiva-se analisar se a propostacurricular expressa no Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Maria Alves de Brito Leite propicia uma abordagem dos conteúdos escolares na perspectiva do multiculturalismo, bem como verificar se a prática docente na referida escola é permeada por uma abordagem multicultural. Além disso, buscou-se argumentar sobre o tratamento dado às diferenças de classe e etnia pelo(a) professor(a) na salade aula; como também, identificar se as propostas curriculares existentes em referida Escola contemplam uma abordagem multicultural.A efetivação de currículos multiculturalmente orientados tem seu embasamento nas teorias de currículo póscríticas que argumentam sobre as relações de poder implícitas nos currículos e o seu impacto para a formação da identidade dos alunos.
id UFMG_3b8562e4a7e044a304bbb356e7343f2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LNR59
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Currículo multicultural e a prática docenteMulticulturalismoCurrículoPrática DocenteCurriculosEducaçãoEscolas Organizacao e administracaoO currículo multicultural constitui-se um grande avanço para a condução de práticas escolares comprometidas com a educação e formação social dos alunos, sobretudo para um país como o Brasil, formado por várias etnias e diversas culturas presentes no ambiente escolar. Com o presente trabalho, objetiva-se analisar se a propostacurricular expressa no Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Maria Alves de Brito Leite propicia uma abordagem dos conteúdos escolares na perspectiva do multiculturalismo, bem como verificar se a prática docente na referida escola é permeada por uma abordagem multicultural. Além disso, buscou-se argumentar sobre o tratamento dado às diferenças de classe e etnia pelo(a) professor(a) na salade aula; como também, identificar se as propostas curriculares existentes em referida Escola contemplam uma abordagem multicultural.A efetivação de currículos multiculturalmente orientados tem seu embasamento nas teorias de currículo póscríticas que argumentam sobre as relações de poder implícitas nos currículos e o seu impacto para a formação da identidade dos alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRenato Lopes dos SantosMonica Correia BaptistaHermas Alves Ferreira2019-08-11T19:17:26Z2019-08-11T19:17:26Z2013-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNR59info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T09:21:01Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LNR59Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T09:21:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo multicultural e a prática docente
title Currículo multicultural e a prática docente
spellingShingle Currículo multicultural e a prática docente
Hermas Alves Ferreira
Multiculturalismo
Currículo
Prática Docente
Curriculos
Educação
Escolas Organizacao e administracao
title_short Currículo multicultural e a prática docente
title_full Currículo multicultural e a prática docente
title_fullStr Currículo multicultural e a prática docente
title_full_unstemmed Currículo multicultural e a prática docente
title_sort Currículo multicultural e a prática docente
author Hermas Alves Ferreira
author_facet Hermas Alves Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Renato Lopes dos Santos
Monica Correia Baptista
dc.contributor.author.fl_str_mv Hermas Alves Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo
Currículo
Prática Docente
Curriculos
Educação
Escolas Organizacao e administracao
topic Multiculturalismo
Currículo
Prática Docente
Curriculos
Educação
Escolas Organizacao e administracao
description O currículo multicultural constitui-se um grande avanço para a condução de práticas escolares comprometidas com a educação e formação social dos alunos, sobretudo para um país como o Brasil, formado por várias etnias e diversas culturas presentes no ambiente escolar. Com o presente trabalho, objetiva-se analisar se a propostacurricular expressa no Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Maria Alves de Brito Leite propicia uma abordagem dos conteúdos escolares na perspectiva do multiculturalismo, bem como verificar se a prática docente na referida escola é permeada por uma abordagem multicultural. Além disso, buscou-se argumentar sobre o tratamento dado às diferenças de classe e etnia pelo(a) professor(a) na salade aula; como também, identificar se as propostas curriculares existentes em referida Escola contemplam uma abordagem multicultural.A efetivação de currículos multiculturalmente orientados tem seu embasamento nas teorias de currículo póscríticas que argumentam sobre as relações de poder implícitas nos currículos e o seu impacto para a formação da identidade dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-17
2019-08-11T19:17:26Z
2019-08-11T19:17:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNR59
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LNR59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829565402611712