Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarti, Flavia Medeiros
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Bueno, Belmira Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/365
Resumo: O artigo focaliza processos relacionados ao movimento atual de “universitarização” da docência, procurando caracterizar modos pelos quais professoras das quatro primeiras séries do ensino fundamental leram e se apropriaram de textos acadêmico-educacionais em um contexto de educação continuada. As análises apresentadas foram elaboradas no âmbito de uma investigação etnográfica, realizada em dois pólos do Programa de Educação Continuada - PEC - Formação Universitária (São Paulo). Observou-se que a atuação de diversos dispositivos em tais contextos, assim como nos textos lidos, favoreceu a instauração de um "novo padrão de leitura " entre as professoras. As posturas e os procedimentos por elas assumidos, por sua vez, sugeriram a existência de uma leitura profissional propriamente docente, caracterizada entre outros aspectos por uma racionalidade prática que possibilitava às professoras subvertera ordem dos discursos presente nos textos. A centralidade dossaberes e interesses práticos das docentes para a configuração de suas leituras de caráter profissional reafirma a importância da cultura pedagógica compartilhada no magistério como fonte de conhecimentos mais pertinentes para o ensino e como eixo da formação docente.
id FCC-1_ec960f4d5d15d840284ee533f7ab8d04
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/365
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionaisFormação de ProfessoresProfessoresLeituraEnsino FundamentalO artigo focaliza processos relacionados ao movimento atual de “universitarização” da docência, procurando caracterizar modos pelos quais professoras das quatro primeiras séries do ensino fundamental leram e se apropriaram de textos acadêmico-educacionais em um contexto de educação continuada. As análises apresentadas foram elaboradas no âmbito de uma investigação etnográfica, realizada em dois pólos do Programa de Educação Continuada - PEC - Formação Universitária (São Paulo). Observou-se que a atuação de diversos dispositivos em tais contextos, assim como nos textos lidos, favoreceu a instauração de um "novo padrão de leitura " entre as professoras. As posturas e os procedimentos por elas assumidos, por sua vez, sugeriram a existência de uma leitura profissional propriamente docente, caracterizada entre outros aspectos por uma racionalidade prática que possibilitava às professoras subvertera ordem dos discursos presente nos textos. A centralidade dossaberes e interesses práticos das docentes para a configuração de suas leituras de caráter profissional reafirma a importância da cultura pedagógica compartilhada no magistério como fonte de conhecimentos mais pertinentes para o ensino e como eixo da formação docente.Fundação Carlos Chagas2007-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/365Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 131 (2007); 455-479Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 Núm. 131 (2007); 455-479Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 131 (2007); 455-479Cadernos de Pesquisa; v. 37 n. 131 (2007); 455-4791980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/365/369Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSarti, Flavia MedeirosBueno, Belmira Oliveira2023-11-06T14:35:53Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/365Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T14:35:53Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais
title Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais
spellingShingle Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais
Sarti, Flavia Medeiros
Formação de Professores
Professores
Leitura
Ensino Fundamental
title_short Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais
title_full Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais
title_fullStr Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais
title_full_unstemmed Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais
title_sort Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais
author Sarti, Flavia Medeiros
author_facet Sarti, Flavia Medeiros
Bueno, Belmira Oliveira
author_role author
author2 Bueno, Belmira Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarti, Flavia Medeiros
Bueno, Belmira Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Professores
Leitura
Ensino Fundamental
topic Formação de Professores
Professores
Leitura
Ensino Fundamental
description O artigo focaliza processos relacionados ao movimento atual de “universitarização” da docência, procurando caracterizar modos pelos quais professoras das quatro primeiras séries do ensino fundamental leram e se apropriaram de textos acadêmico-educacionais em um contexto de educação continuada. As análises apresentadas foram elaboradas no âmbito de uma investigação etnográfica, realizada em dois pólos do Programa de Educação Continuada - PEC - Formação Universitária (São Paulo). Observou-se que a atuação de diversos dispositivos em tais contextos, assim como nos textos lidos, favoreceu a instauração de um "novo padrão de leitura " entre as professoras. As posturas e os procedimentos por elas assumidos, por sua vez, sugeriram a existência de uma leitura profissional propriamente docente, caracterizada entre outros aspectos por uma racionalidade prática que possibilitava às professoras subvertera ordem dos discursos presente nos textos. A centralidade dossaberes e interesses práticos das docentes para a configuração de suas leituras de caráter profissional reafirma a importância da cultura pedagógica compartilhada no magistério como fonte de conhecimentos mais pertinentes para o ensino e como eixo da formação docente.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/365
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/365/369
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 131 (2007); 455-479
Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 Núm. 131 (2007); 455-479
Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 131 (2007); 455-479
Cadernos de Pesquisa; v. 37 n. 131 (2007); 455-479
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309176164352