Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/365 |
Resumo: | O artigo focaliza processos relacionados ao movimento atual de “universitarização” da docência, procurando caracterizar modos pelos quais professoras das quatro primeiras séries do ensino fundamental leram e se apropriaram de textos acadêmico-educacionais em um contexto de educação continuada. As análises apresentadas foram elaboradas no âmbito de uma investigação etnográfica, realizada em dois pólos do Programa de Educação Continuada - PEC - Formação Universitária (São Paulo). Observou-se que a atuação de diversos dispositivos em tais contextos, assim como nos textos lidos, favoreceu a instauração de um "novo padrão de leitura " entre as professoras. As posturas e os procedimentos por elas assumidos, por sua vez, sugeriram a existência de uma leitura profissional propriamente docente, caracterizada entre outros aspectos por uma racionalidade prática que possibilitava às professoras subvertera ordem dos discursos presente nos textos. A centralidade dossaberes e interesses práticos das docentes para a configuração de suas leituras de caráter profissional reafirma a importância da cultura pedagógica compartilhada no magistério como fonte de conhecimentos mais pertinentes para o ensino e como eixo da formação docente. |
id |
FCC-1_ec960f4d5d15d840284ee533f7ab8d04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/365 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionaisFormação de ProfessoresProfessoresLeituraEnsino FundamentalO artigo focaliza processos relacionados ao movimento atual de “universitarização” da docência, procurando caracterizar modos pelos quais professoras das quatro primeiras séries do ensino fundamental leram e se apropriaram de textos acadêmico-educacionais em um contexto de educação continuada. As análises apresentadas foram elaboradas no âmbito de uma investigação etnográfica, realizada em dois pólos do Programa de Educação Continuada - PEC - Formação Universitária (São Paulo). Observou-se que a atuação de diversos dispositivos em tais contextos, assim como nos textos lidos, favoreceu a instauração de um "novo padrão de leitura " entre as professoras. As posturas e os procedimentos por elas assumidos, por sua vez, sugeriram a existência de uma leitura profissional propriamente docente, caracterizada entre outros aspectos por uma racionalidade prática que possibilitava às professoras subvertera ordem dos discursos presente nos textos. A centralidade dossaberes e interesses práticos das docentes para a configuração de suas leituras de caráter profissional reafirma a importância da cultura pedagógica compartilhada no magistério como fonte de conhecimentos mais pertinentes para o ensino e como eixo da formação docente.Fundação Carlos Chagas2007-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/365Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 131 (2007); 455-479Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 Núm. 131 (2007); 455-479Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 131 (2007); 455-479Cadernos de Pesquisa; v. 37 n. 131 (2007); 455-4791980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/365/369Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSarti, Flavia MedeirosBueno, Belmira Oliveira2023-11-06T14:35:53Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/365Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T14:35:53Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais |
title |
Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais |
spellingShingle |
Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais Sarti, Flavia Medeiros Formação de Professores Professores Leitura Ensino Fundamental |
title_short |
Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais |
title_full |
Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais |
title_fullStr |
Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais |
title_full_unstemmed |
Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais |
title_sort |
Leituras profissionais docentes e apropriação de saberes acadêmico-educacionais |
author |
Sarti, Flavia Medeiros |
author_facet |
Sarti, Flavia Medeiros Bueno, Belmira Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Bueno, Belmira Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarti, Flavia Medeiros Bueno, Belmira Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Professores Leitura Ensino Fundamental |
topic |
Formação de Professores Professores Leitura Ensino Fundamental |
description |
O artigo focaliza processos relacionados ao movimento atual de “universitarização” da docência, procurando caracterizar modos pelos quais professoras das quatro primeiras séries do ensino fundamental leram e se apropriaram de textos acadêmico-educacionais em um contexto de educação continuada. As análises apresentadas foram elaboradas no âmbito de uma investigação etnográfica, realizada em dois pólos do Programa de Educação Continuada - PEC - Formação Universitária (São Paulo). Observou-se que a atuação de diversos dispositivos em tais contextos, assim como nos textos lidos, favoreceu a instauração de um "novo padrão de leitura " entre as professoras. As posturas e os procedimentos por elas assumidos, por sua vez, sugeriram a existência de uma leitura profissional propriamente docente, caracterizada entre outros aspectos por uma racionalidade prática que possibilitava às professoras subvertera ordem dos discursos presente nos textos. A centralidade dossaberes e interesses práticos das docentes para a configuração de suas leituras de caráter profissional reafirma a importância da cultura pedagógica compartilhada no magistério como fonte de conhecimentos mais pertinentes para o ensino e como eixo da formação docente. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/365 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/365/369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 131 (2007); 455-479 Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 Núm. 131 (2007); 455-479 Cadernos de Pesquisa; Vol. 37 No. 131 (2007); 455-479 Cadernos de Pesquisa; v. 37 n. 131 (2007); 455-479 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330309176164352 |