A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capra, Vanessa Dias Gomes [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118516
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender e discutir as concepções sobre a aprendizagem da leitura na perspectiva de um grupo de professoras alfabetizadoras e analisar como trabalham a leitura com seus alunos e qual a importância das atividades de leitura em sua prática docente. Para tanto, foram organizados três encontros com um grupo de professoras alfabetizadoras que lecionam nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Rio Claro-SP, a fim de produzir dados sobre a metodologia utilizada por elas para o ensino da leitura e analisar como entendem o processo de aquisição da leitura pelos alunos. A análise das concepções e práticas das professoras é discutida a partir das contribuições de Soares, Jolibert, Costa Val, Freire, Lajolo, Penacc, Micotti, Ferreiro, Foucambert, Lerner, entre outros.
id UNSP_bca385208932c653f823535d267eff55
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118516
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadorasLeitura (Ensino fundamental)Professores - FormaçãoEnsinoEste estudo tem por objetivo compreender e discutir as concepções sobre a aprendizagem da leitura na perspectiva de um grupo de professoras alfabetizadoras e analisar como trabalham a leitura com seus alunos e qual a importância das atividades de leitura em sua prática docente. Para tanto, foram organizados três encontros com um grupo de professoras alfabetizadoras que lecionam nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Rio Claro-SP, a fim de produzir dados sobre a metodologia utilizada por elas para o ensino da leitura e analisar como entendem o processo de aquisição da leitura pelos alunos. A análise das concepções e práticas das professoras é discutida a partir das contribuições de Soares, Jolibert, Costa Val, Freire, Lajolo, Penacc, Micotti, Ferreiro, Foucambert, Lerner, entre outros.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capra, Vanessa Dias Gomes [UNESP]2015-03-23T15:11:01Z2015-03-23T15:11:01Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfCAPRA, Vanessa Dias Gomes. A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras. 2010. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/118516000634822capra_vdg_tcc_rcla.pdf3060869388251465Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-31T06:18:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118516Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:46:48.063328Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras
title A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras
spellingShingle A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras
Capra, Vanessa Dias Gomes [UNESP]
Leitura (Ensino fundamental)
Professores - Formação
Ensino
title_short A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras
title_full A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras
title_fullStr A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras
title_full_unstemmed A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras
title_sort A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras
author Capra, Vanessa Dias Gomes [UNESP]
author_facet Capra, Vanessa Dias Gomes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Capra, Vanessa Dias Gomes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura (Ensino fundamental)
Professores - Formação
Ensino
topic Leitura (Ensino fundamental)
Professores - Formação
Ensino
description Este estudo tem por objetivo compreender e discutir as concepções sobre a aprendizagem da leitura na perspectiva de um grupo de professoras alfabetizadoras e analisar como trabalham a leitura com seus alunos e qual a importância das atividades de leitura em sua prática docente. Para tanto, foram organizados três encontros com um grupo de professoras alfabetizadoras que lecionam nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Rio Claro-SP, a fim de produzir dados sobre a metodologia utilizada por elas para o ensino da leitura e analisar como entendem o processo de aquisição da leitura pelos alunos. A análise das concepções e práticas das professoras é discutida a partir das contribuições de Soares, Jolibert, Costa Val, Freire, Lajolo, Penacc, Micotti, Ferreiro, Foucambert, Lerner, entre outros.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:11:01Z
2015-03-23T15:11:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAPRA, Vanessa Dias Gomes. A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras. 2010. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/118516
000634822
capra_vdg_tcc_rcla.pdf
3060869388251465
identifier_str_mv CAPRA, Vanessa Dias Gomes. A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras. 2010. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000634822
capra_vdg_tcc_rcla.pdf
3060869388251465
url http://hdl.handle.net/11449/118516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129356858392576