A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118516 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo compreender e discutir as concepções sobre a aprendizagem da leitura na perspectiva de um grupo de professoras alfabetizadoras e analisar como trabalham a leitura com seus alunos e qual a importância das atividades de leitura em sua prática docente. Para tanto, foram organizados três encontros com um grupo de professoras alfabetizadoras que lecionam nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Rio Claro-SP, a fim de produzir dados sobre a metodologia utilizada por elas para o ensino da leitura e analisar como entendem o processo de aquisição da leitura pelos alunos. A análise das concepções e práticas das professoras é discutida a partir das contribuições de Soares, Jolibert, Costa Val, Freire, Lajolo, Penacc, Micotti, Ferreiro, Foucambert, Lerner, entre outros. |
id |
UNSP_bca385208932c653f823535d267eff55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118516 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadorasLeitura (Ensino fundamental)Professores - FormaçãoEnsinoEste estudo tem por objetivo compreender e discutir as concepções sobre a aprendizagem da leitura na perspectiva de um grupo de professoras alfabetizadoras e analisar como trabalham a leitura com seus alunos e qual a importância das atividades de leitura em sua prática docente. Para tanto, foram organizados três encontros com um grupo de professoras alfabetizadoras que lecionam nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Rio Claro-SP, a fim de produzir dados sobre a metodologia utilizada por elas para o ensino da leitura e analisar como entendem o processo de aquisição da leitura pelos alunos. A análise das concepções e práticas das professoras é discutida a partir das contribuições de Soares, Jolibert, Costa Val, Freire, Lajolo, Penacc, Micotti, Ferreiro, Foucambert, Lerner, entre outros.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capra, Vanessa Dias Gomes [UNESP]2015-03-23T15:11:01Z2015-03-23T15:11:01Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfCAPRA, Vanessa Dias Gomes. A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras. 2010. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/118516000634822capra_vdg_tcc_rcla.pdf3060869388251465Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-31T06:18:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118516Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:46:48.063328Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras |
title |
A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras |
spellingShingle |
A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras Capra, Vanessa Dias Gomes [UNESP] Leitura (Ensino fundamental) Professores - Formação Ensino |
title_short |
A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras |
title_full |
A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras |
title_fullStr |
A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras |
title_sort |
A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras |
author |
Capra, Vanessa Dias Gomes [UNESP] |
author_facet |
Capra, Vanessa Dias Gomes [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capra, Vanessa Dias Gomes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura (Ensino fundamental) Professores - Formação Ensino |
topic |
Leitura (Ensino fundamental) Professores - Formação Ensino |
description |
Este estudo tem por objetivo compreender e discutir as concepções sobre a aprendizagem da leitura na perspectiva de um grupo de professoras alfabetizadoras e analisar como trabalham a leitura com seus alunos e qual a importância das atividades de leitura em sua prática docente. Para tanto, foram organizados três encontros com um grupo de professoras alfabetizadoras que lecionam nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Rio Claro-SP, a fim de produzir dados sobre a metodologia utilizada por elas para o ensino da leitura e analisar como entendem o processo de aquisição da leitura pelos alunos. A análise das concepções e práticas das professoras é discutida a partir das contribuições de Soares, Jolibert, Costa Val, Freire, Lajolo, Penacc, Micotti, Ferreiro, Foucambert, Lerner, entre outros. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-03-23T15:11:01Z 2015-03-23T15:11:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAPRA, Vanessa Dias Gomes. A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras. 2010. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. http://hdl.handle.net/11449/118516 000634822 capra_vdg_tcc_rcla.pdf 3060869388251465 |
identifier_str_mv |
CAPRA, Vanessa Dias Gomes. A aprendizagem da leitura na perspectiva de professoras alfabetizadoras. 2010. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. 000634822 capra_vdg_tcc_rcla.pdf 3060869388251465 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
62 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129356858392576 |