Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Volpato, Claudia Fernandes
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Mello, Suely Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/456
Resumo: Considerando a recente preocupação de estabelecer programas de formação em serviço para educadores de creche, estudamos oito creches municipais de Botucatu (SP). O objetivo foi conhecer as condições de trabalho e de formação dos educadores com base em dados que permitissem avaliar os procedimentos de educação inicial e continuada a que foram submetidos, as concepções subjacentes à sua prática profissional, suas expectativas sobre os programas de formação em serviço, assim como as efetivas necessidades a que esses programas precisam responder em vista dos parâmetros de qualidade estabelecidos para a educação infantil. A partir dos resultados obtidos, traçamos um panorama e esboçamos sugestões que possam subsidiar uma proposta de formação inicial e continuada para esses educadores, valendo-nos de algumas contribuições da teoria histórico-cultural enriquecidas com reflexões críticas e recentes na área, e do contraponto com as propostas defendidas por documentos oficiais em vigor propalados nacionalmente.
id FCC-1_ecd04caf60aba4048b08a1c4fbad1eb0
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/456
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticasCrechesFormação ProfissionalBotucatu-SpProfissionais de Educação InfantilConsiderando a recente preocupação de estabelecer programas de formação em serviço para educadores de creche, estudamos oito creches municipais de Botucatu (SP). O objetivo foi conhecer as condições de trabalho e de formação dos educadores com base em dados que permitissem avaliar os procedimentos de educação inicial e continuada a que foram submetidos, as concepções subjacentes à sua prática profissional, suas expectativas sobre os programas de formação em serviço, assim como as efetivas necessidades a que esses programas precisam responder em vista dos parâmetros de qualidade estabelecidos para a educação infantil. A partir dos resultados obtidos, traçamos um panorama e esboçamos sugestões que possam subsidiar uma proposta de formação inicial e continuada para esses educadores, valendo-nos de algumas contribuições da teoria histórico-cultural enriquecidas com reflexões críticas e recentes na área, e do contraponto com as propostas defendidas por documentos oficiais em vigor propalados nacionalmente.Fundação Carlos Chagas2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/456Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 723-745Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 126 (2005); 723-745Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 723-745Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 126 (2005); 723-7451980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/456/460Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVolpato, Claudia FernandesMello, Suely Amaral2023-11-06T12:56:29Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/456Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T12:56:29Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
title Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
spellingShingle Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
Volpato, Claudia Fernandes
Creches
Formação Profissional
Botucatu-Sp
Profissionais de Educação Infantil
title_short Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
title_full Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
title_fullStr Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
title_full_unstemmed Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
title_sort Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
author Volpato, Claudia Fernandes
author_facet Volpato, Claudia Fernandes
Mello, Suely Amaral
author_role author
author2 Mello, Suely Amaral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Volpato, Claudia Fernandes
Mello, Suely Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Creches
Formação Profissional
Botucatu-Sp
Profissionais de Educação Infantil
topic Creches
Formação Profissional
Botucatu-Sp
Profissionais de Educação Infantil
description Considerando a recente preocupação de estabelecer programas de formação em serviço para educadores de creche, estudamos oito creches municipais de Botucatu (SP). O objetivo foi conhecer as condições de trabalho e de formação dos educadores com base em dados que permitissem avaliar os procedimentos de educação inicial e continuada a que foram submetidos, as concepções subjacentes à sua prática profissional, suas expectativas sobre os programas de formação em serviço, assim como as efetivas necessidades a que esses programas precisam responder em vista dos parâmetros de qualidade estabelecidos para a educação infantil. A partir dos resultados obtidos, traçamos um panorama e esboçamos sugestões que possam subsidiar uma proposta de formação inicial e continuada para esses educadores, valendo-nos de algumas contribuições da teoria histórico-cultural enriquecidas com reflexões críticas e recentes na área, e do contraponto com as propostas defendidas por documentos oficiais em vigor propalados nacionalmente.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/456
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/456/460
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 723-745
Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 126 (2005); 723-745
Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 723-745
Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 126 (2005); 723-745
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431064628854784