Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742005000300010 http://hdl.handle.net/11449/27299 |
Resumo: | Considerando a recente preocupação de estabelecer programas de formação em serviço para educadores de creche, estudamos oito creches municipais de Botucatu (SP). O objetivo foi conhecer as condições de trabalho e de formação dos educadores com base em dados que permitissem avaliar os procedimentos de educação inicial e continuada a que foram submetidos, as concepções subjacentes à sua prática profissional, suas expectativas sobre os programas de formação em serviço, assim como as efetivas necessidades a que esses programas precisam responder em vista dos parâmetros de qualidade estabelecidos para a educação infantil. A partir dos resultados obtidos, traçamos um panorama e esboçamos sugestões que possam subsidiar uma proposta de formação inicial e continuada para esses educadores, valendo-nos de algumas contribuições da teoria histórico-cultural enriquecidas com reflexões críticas e recentes na área, e do contraponto com as propostas defendidas por documentos oficiais em vigor propalados nacionalmente. |
id |
UNSP_93e87185fdd974c529268b334a37893c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/27299 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticasWork and education of day care center educators in Botucatu: critical reflectionsCRECHESFORMAÇÃO PROFISSIONALBOTUCATU-SPPROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTILDAY NURSERIESVOCATIONAL TRAININGBOTUCATU-SPPREPRIMARY TEACHERSConsiderando a recente preocupação de estabelecer programas de formação em serviço para educadores de creche, estudamos oito creches municipais de Botucatu (SP). O objetivo foi conhecer as condições de trabalho e de formação dos educadores com base em dados que permitissem avaliar os procedimentos de educação inicial e continuada a que foram submetidos, as concepções subjacentes à sua prática profissional, suas expectativas sobre os programas de formação em serviço, assim como as efetivas necessidades a que esses programas precisam responder em vista dos parâmetros de qualidade estabelecidos para a educação infantil. A partir dos resultados obtidos, traçamos um panorama e esboçamos sugestões que possam subsidiar uma proposta de formação inicial e continuada para esses educadores, valendo-nos de algumas contribuições da teoria histórico-cultural enriquecidas com reflexões críticas e recentes na área, e do contraponto com as propostas defendidas por documentos oficiais em vigor propalados nacionalmente.Considering the current concern to create on-the-job training programs for day care center educators, we have studied eight municipal day care centers in Botucatu, a town in São Paulo State. Our objective was getting to know educators' work and education conditions based on data that allow assessing the initial and continued education procedures applied to them, underlying concepts in their professional practice, their expectations about (the) on-the-job training programs, and the effective needs such programs must meet in view of the quality parameters set up for children education. From the results obtained, we have drawn a panorama and offered suggestions that may help formulate an initial and continued education proposal by drawing from some contributions of historical and cultural theories enriched by critical and recent reflections on the area, as opposed to proposals supported in official documents in force and publicized countrywide.Universidade Estadual Paulista IFaculdade de Filosofia e CiênciasUniversidade Estadual Paulista IFaculdade de Filosofia e CiênciasFundação Carlos ChagasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Volpato, Claudia Fernandes [UNESP]Mello, Suely Amaral [UNESP]2014-05-20T15:09:37Z2014-05-20T15:09:37Z2005-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article723-745application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742005000300010Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 35, n. 126, p. 723-745, 2005.0100-1574http://hdl.handle.net/11449/2729910.1590/S0100-15742005000300010S0100-15742005000300010S0100-15742005000300010.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos de Pesquisa0,183info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27299Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas Work and education of day care center educators in Botucatu: critical reflections |
title |
Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas |
spellingShingle |
Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas Volpato, Claudia Fernandes [UNESP] CRECHES FORMAÇÃO PROFISSIONAL BOTUCATU-SP PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAY NURSERIES VOCATIONAL TRAINING BOTUCATU-SP PREPRIMARY TEACHERS |
title_short |
Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas |
title_full |
Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas |
title_fullStr |
Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas |
title_full_unstemmed |
Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas |
title_sort |
Trabalho e formação dos educadores de creche em Botucatu: reflexões críticas |
author |
Volpato, Claudia Fernandes [UNESP] |
author_facet |
Volpato, Claudia Fernandes [UNESP] Mello, Suely Amaral [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Mello, Suely Amaral [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Volpato, Claudia Fernandes [UNESP] Mello, Suely Amaral [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CRECHES FORMAÇÃO PROFISSIONAL BOTUCATU-SP PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAY NURSERIES VOCATIONAL TRAINING BOTUCATU-SP PREPRIMARY TEACHERS |
topic |
CRECHES FORMAÇÃO PROFISSIONAL BOTUCATU-SP PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAY NURSERIES VOCATIONAL TRAINING BOTUCATU-SP PREPRIMARY TEACHERS |
description |
Considerando a recente preocupação de estabelecer programas de formação em serviço para educadores de creche, estudamos oito creches municipais de Botucatu (SP). O objetivo foi conhecer as condições de trabalho e de formação dos educadores com base em dados que permitissem avaliar os procedimentos de educação inicial e continuada a que foram submetidos, as concepções subjacentes à sua prática profissional, suas expectativas sobre os programas de formação em serviço, assim como as efetivas necessidades a que esses programas precisam responder em vista dos parâmetros de qualidade estabelecidos para a educação infantil. A partir dos resultados obtidos, traçamos um panorama e esboçamos sugestões que possam subsidiar uma proposta de formação inicial e continuada para esses educadores, valendo-nos de algumas contribuições da teoria histórico-cultural enriquecidas com reflexões críticas e recentes na área, e do contraponto com as propostas defendidas por documentos oficiais em vigor propalados nacionalmente. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 2014-05-20T15:09:37Z 2014-05-20T15:09:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742005000300010 Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 35, n. 126, p. 723-745, 2005. 0100-1574 http://hdl.handle.net/11449/27299 10.1590/S0100-15742005000300010 S0100-15742005000300010 S0100-15742005000300010.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742005000300010 http://hdl.handle.net/11449/27299 |
identifier_str_mv |
Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 35, n. 126, p. 723-745, 2005. 0100-1574 10.1590/S0100-15742005000300010 S0100-15742005000300010 S0100-15742005000300010.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa 0,183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
723-745 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128215207641088 |