A construção da escola do interior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mediano, Zélia D.
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/736
Resumo: Este trabalho pretendeu analisar diacrônica e sincronicamente os processos de "construção" de uma escola de interior, no município de Sapucaia, RJ, relatada como "boa escola" tanto pelos profissionais que nela atuam, como pelos alunos e diferentes pessoas da cidade. Com uma pesquisa de inspiração etnográfica e a partir de 61 entrevistas com diferentes agentes que atuaram no estabelecimento nos últimos 50 anos, assim como de alunos, ex-alunos e pessoas idosas da comunidade; da observação participante durante um ano e da consulta a documentos, se foi construindo a história da escola. Para análise foram utilizados os conceitos de "hábitos" e "capital pedagógico" e a literatura referente à escola efetiva. As características do estabelecimento foram grupadas em três dimensões: a institucional, a pedagógica e a sociopolítica/cultural (André, 1995). Os dados mostraram que a escola, ao longo desse período, sofreu modificações profundas que se relacionam às mudanças ocorridas na sociedade e na educação e que os parâmetros para julgar a "boa escola" de hoje têm que ser diferentes dos do passado.
id FCC-1_fa02c16a4588af0dd63954e282661ccb
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/736
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A construção da escola do interiorEducação PopularRio de JaneiroAdministração EscolarComunidadeAnálise do EnsinoEste trabalho pretendeu analisar diacrônica e sincronicamente os processos de "construção" de uma escola de interior, no município de Sapucaia, RJ, relatada como "boa escola" tanto pelos profissionais que nela atuam, como pelos alunos e diferentes pessoas da cidade. Com uma pesquisa de inspiração etnográfica e a partir de 61 entrevistas com diferentes agentes que atuaram no estabelecimento nos últimos 50 anos, assim como de alunos, ex-alunos e pessoas idosas da comunidade; da observação participante durante um ano e da consulta a documentos, se foi construindo a história da escola. Para análise foram utilizados os conceitos de "hábitos" e "capital pedagógico" e a literatura referente à escola efetiva. As características do estabelecimento foram grupadas em três dimensões: a institucional, a pedagógica e a sociopolítica/cultural (André, 1995). Os dados mostraram que a escola, ao longo desse período, sofreu modificações profundas que se relacionam às mudanças ocorridas na sociedade e na educação e que os parâmetros para julgar a "boa escola" de hoje têm que ser diferentes dos do passado.Fundação Carlos Chagas1998-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/736Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 164-188Cadernos de Pesquisa; Núm. 103 (1998); 164-188Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 164-188Cadernos de Pesquisa; n. 103 (1998); 164-1881980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/736/750Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMediano, Zélia D.2023-10-25T15:29:02Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/736Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-25T15:29:02Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da escola do interior
title A construção da escola do interior
spellingShingle A construção da escola do interior
Mediano, Zélia D.
Educação Popular
Rio de Janeiro
Administração Escolar
Comunidade
Análise do Ensino
title_short A construção da escola do interior
title_full A construção da escola do interior
title_fullStr A construção da escola do interior
title_full_unstemmed A construção da escola do interior
title_sort A construção da escola do interior
author Mediano, Zélia D.
author_facet Mediano, Zélia D.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mediano, Zélia D.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Popular
Rio de Janeiro
Administração Escolar
Comunidade
Análise do Ensino
topic Educação Popular
Rio de Janeiro
Administração Escolar
Comunidade
Análise do Ensino
description Este trabalho pretendeu analisar diacrônica e sincronicamente os processos de "construção" de uma escola de interior, no município de Sapucaia, RJ, relatada como "boa escola" tanto pelos profissionais que nela atuam, como pelos alunos e diferentes pessoas da cidade. Com uma pesquisa de inspiração etnográfica e a partir de 61 entrevistas com diferentes agentes que atuaram no estabelecimento nos últimos 50 anos, assim como de alunos, ex-alunos e pessoas idosas da comunidade; da observação participante durante um ano e da consulta a documentos, se foi construindo a história da escola. Para análise foram utilizados os conceitos de "hábitos" e "capital pedagógico" e a literatura referente à escola efetiva. As características do estabelecimento foram grupadas em três dimensões: a institucional, a pedagógica e a sociopolítica/cultural (André, 1995). Os dados mostraram que a escola, ao longo desse período, sofreu modificações profundas que se relacionam às mudanças ocorridas na sociedade e na educação e que os parâmetros para julgar a "boa escola" de hoje têm que ser diferentes dos do passado.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/736
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/736/750
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 164-188
Cadernos de Pesquisa; Núm. 103 (1998); 164-188
Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 164-188
Cadernos de Pesquisa; n. 103 (1998); 164-188
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310497370112