A construção da escola do interior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/736 |
Resumo: | Este trabalho pretendeu analisar diacrônica e sincronicamente os processos de "construção" de uma escola de interior, no município de Sapucaia, RJ, relatada como "boa escola" tanto pelos profissionais que nela atuam, como pelos alunos e diferentes pessoas da cidade. Com uma pesquisa de inspiração etnográfica e a partir de 61 entrevistas com diferentes agentes que atuaram no estabelecimento nos últimos 50 anos, assim como de alunos, ex-alunos e pessoas idosas da comunidade; da observação participante durante um ano e da consulta a documentos, se foi construindo a história da escola. Para análise foram utilizados os conceitos de "hábitos" e "capital pedagógico" e a literatura referente à escola efetiva. As características do estabelecimento foram grupadas em três dimensões: a institucional, a pedagógica e a sociopolítica/cultural (André, 1995). Os dados mostraram que a escola, ao longo desse período, sofreu modificações profundas que se relacionam às mudanças ocorridas na sociedade e na educação e que os parâmetros para julgar a "boa escola" de hoje têm que ser diferentes dos do passado. |
id |
FCC-1_fa02c16a4588af0dd63954e282661ccb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/736 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da escola do interiorEducação PopularRio de JaneiroAdministração EscolarComunidadeAnálise do EnsinoEste trabalho pretendeu analisar diacrônica e sincronicamente os processos de "construção" de uma escola de interior, no município de Sapucaia, RJ, relatada como "boa escola" tanto pelos profissionais que nela atuam, como pelos alunos e diferentes pessoas da cidade. Com uma pesquisa de inspiração etnográfica e a partir de 61 entrevistas com diferentes agentes que atuaram no estabelecimento nos últimos 50 anos, assim como de alunos, ex-alunos e pessoas idosas da comunidade; da observação participante durante um ano e da consulta a documentos, se foi construindo a história da escola. Para análise foram utilizados os conceitos de "hábitos" e "capital pedagógico" e a literatura referente à escola efetiva. As características do estabelecimento foram grupadas em três dimensões: a institucional, a pedagógica e a sociopolítica/cultural (André, 1995). Os dados mostraram que a escola, ao longo desse período, sofreu modificações profundas que se relacionam às mudanças ocorridas na sociedade e na educação e que os parâmetros para julgar a "boa escola" de hoje têm que ser diferentes dos do passado.Fundação Carlos Chagas1998-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/736Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 164-188Cadernos de Pesquisa; Núm. 103 (1998); 164-188Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 164-188Cadernos de Pesquisa; n. 103 (1998); 164-1881980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/736/750Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMediano, Zélia D.2023-10-25T15:29:02Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/736Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-25T15:29:02Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da escola do interior |
title |
A construção da escola do interior |
spellingShingle |
A construção da escola do interior Mediano, Zélia D. Educação Popular Rio de Janeiro Administração Escolar Comunidade Análise do Ensino |
title_short |
A construção da escola do interior |
title_full |
A construção da escola do interior |
title_fullStr |
A construção da escola do interior |
title_full_unstemmed |
A construção da escola do interior |
title_sort |
A construção da escola do interior |
author |
Mediano, Zélia D. |
author_facet |
Mediano, Zélia D. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mediano, Zélia D. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Popular Rio de Janeiro Administração Escolar Comunidade Análise do Ensino |
topic |
Educação Popular Rio de Janeiro Administração Escolar Comunidade Análise do Ensino |
description |
Este trabalho pretendeu analisar diacrônica e sincronicamente os processos de "construção" de uma escola de interior, no município de Sapucaia, RJ, relatada como "boa escola" tanto pelos profissionais que nela atuam, como pelos alunos e diferentes pessoas da cidade. Com uma pesquisa de inspiração etnográfica e a partir de 61 entrevistas com diferentes agentes que atuaram no estabelecimento nos últimos 50 anos, assim como de alunos, ex-alunos e pessoas idosas da comunidade; da observação participante durante um ano e da consulta a documentos, se foi construindo a história da escola. Para análise foram utilizados os conceitos de "hábitos" e "capital pedagógico" e a literatura referente à escola efetiva. As características do estabelecimento foram grupadas em três dimensões: a institucional, a pedagógica e a sociopolítica/cultural (André, 1995). Os dados mostraram que a escola, ao longo desse período, sofreu modificações profundas que se relacionam às mudanças ocorridas na sociedade e na educação e que os parâmetros para julgar a "boa escola" de hoje têm que ser diferentes dos do passado. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/736 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/736/750 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 164-188 Cadernos de Pesquisa; Núm. 103 (1998); 164-188 Cadernos de Pesquisa; No. 103 (1998); 164-188 Cadernos de Pesquisa; n. 103 (1998); 164-188 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310497370112 |