Autonomia e mudança no comportamento instrucional de professores: uma investigação exploratória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1979 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1692 |
Resumo: | Vinte sujeitos, aleatoriamente selecionados de um total de trinta e seis professores de uma escola polivalente, foram randomicamente designados a cinco grupos: um de controle e quatro grupos experimentais. Os professores dos quatro grupos experimentais receberam treinamento em serviço sobre comportamentos instrucionais e seqüências de tais comportamentos descritos no Sistema Observacional para Análise da Instrução (SOAI). Os professores de três dos grupos experimentais receberam um dos seguintes tratamentos, após o treinamento em serviço: feedback (TF), estabelecimento de metas (TM) e estabelecimento de metas e feedback (TMF). A autonomia instrucional de todos sujeitos foi observada e eles promoveram mudanças em seus comportamentos instrucionais na direção e natureza determinados pelos próprios professores. Dados das observações de pré e pós tratamento para todos os sujeitos, nas dezessete variáveis dependentes do SOAL, coletados pelo investigador e cinco observadores treinados e analisados por meio da análise de multivariância, revelaram mudanças estatisticamente significantes no comportamento dos professores em quatro variáveis: A/P, P+/-, P Q/E e P C/S. Três grupos experimentais, TF, TM e TMF, contribuíram para as mudanças significantes no comportamento instrucional dos professores, como medidas por meio de "ganhos" nos valores das razões resultantes das observações de pré e pós tratamento. |
id |
FCC-1_fde342ee717e601cd6fd089cec43d33c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1692 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autonomia e mudança no comportamento instrucional de professores: uma investigação exploratóriaTreinamento de professoresComportamentoVinte sujeitos, aleatoriamente selecionados de um total de trinta e seis professores de uma escola polivalente, foram randomicamente designados a cinco grupos: um de controle e quatro grupos experimentais. Os professores dos quatro grupos experimentais receberam treinamento em serviço sobre comportamentos instrucionais e seqüências de tais comportamentos descritos no Sistema Observacional para Análise da Instrução (SOAI). Os professores de três dos grupos experimentais receberam um dos seguintes tratamentos, após o treinamento em serviço: feedback (TF), estabelecimento de metas (TM) e estabelecimento de metas e feedback (TMF). A autonomia instrucional de todos sujeitos foi observada e eles promoveram mudanças em seus comportamentos instrucionais na direção e natureza determinados pelos próprios professores. Dados das observações de pré e pós tratamento para todos os sujeitos, nas dezessete variáveis dependentes do SOAL, coletados pelo investigador e cinco observadores treinados e analisados por meio da análise de multivariância, revelaram mudanças estatisticamente significantes no comportamento dos professores em quatro variáveis: A/P, P+/-, P Q/E e P C/S. Três grupos experimentais, TF, TM e TMF, contribuíram para as mudanças significantes no comportamento instrucional dos professores, como medidas por meio de "ganhos" nos valores das razões resultantes das observações de pré e pós tratamento.Fundação Carlos Chagas1979-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1692Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 27-34Cadernos de Pesquisa; Núm. 28 (1979); 27-34Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 27-34Cadernos de Pesquisa; n. 28 (1979); 27-341980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1692/1678Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFeldens, Maria das Graças Furtado2023-02-09T13:57:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1692Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-09T13:57:39Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia e mudança no comportamento instrucional de professores: uma investigação exploratória |
title |
Autonomia e mudança no comportamento instrucional de professores: uma investigação exploratória |
spellingShingle |
Autonomia e mudança no comportamento instrucional de professores: uma investigação exploratória Feldens, Maria das Graças Furtado Treinamento de professores Comportamento |
title_short |
Autonomia e mudança no comportamento instrucional de professores: uma investigação exploratória |
title_full |
Autonomia e mudança no comportamento instrucional de professores: uma investigação exploratória |
title_fullStr |
Autonomia e mudança no comportamento instrucional de professores: uma investigação exploratória |
title_full_unstemmed |
Autonomia e mudança no comportamento instrucional de professores: uma investigação exploratória |
title_sort |
Autonomia e mudança no comportamento instrucional de professores: uma investigação exploratória |
author |
Feldens, Maria das Graças Furtado |
author_facet |
Feldens, Maria das Graças Furtado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feldens, Maria das Graças Furtado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treinamento de professores Comportamento |
topic |
Treinamento de professores Comportamento |
description |
Vinte sujeitos, aleatoriamente selecionados de um total de trinta e seis professores de uma escola polivalente, foram randomicamente designados a cinco grupos: um de controle e quatro grupos experimentais. Os professores dos quatro grupos experimentais receberam treinamento em serviço sobre comportamentos instrucionais e seqüências de tais comportamentos descritos no Sistema Observacional para Análise da Instrução (SOAI). Os professores de três dos grupos experimentais receberam um dos seguintes tratamentos, após o treinamento em serviço: feedback (TF), estabelecimento de metas (TM) e estabelecimento de metas e feedback (TMF). A autonomia instrucional de todos sujeitos foi observada e eles promoveram mudanças em seus comportamentos instrucionais na direção e natureza determinados pelos próprios professores. Dados das observações de pré e pós tratamento para todos os sujeitos, nas dezessete variáveis dependentes do SOAL, coletados pelo investigador e cinco observadores treinados e analisados por meio da análise de multivariância, revelaram mudanças estatisticamente significantes no comportamento dos professores em quatro variáveis: A/P, P+/-, P Q/E e P C/S. Três grupos experimentais, TF, TM e TMF, contribuíram para as mudanças significantes no comportamento instrucional dos professores, como medidas por meio de "ganhos" nos valores das razões resultantes das observações de pré e pós tratamento. |
publishDate |
1979 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1979-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1692 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1692/1678 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 27-34 Cadernos de Pesquisa; Núm. 28 (1979); 27-34 Cadernos de Pesquisa; No. 28 (1979); 27-34 Cadernos de Pesquisa; n. 28 (1979); 27-34 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330313707061248 |