Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Bernardete A.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Nunes, Marina M. R., Gimenes, Nelson A. S., Unbehaum, Sandra G., Tartuce, Gisela L. B. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2046
Resumo: O presente estudo analisa o que se propõe como disciplinas formadoras nas instituições de ensino superior dos cursos de Pedagogia. A análise focalizou os currículos e ementas de cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia, que respondem pela formação de professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação infantil. O texto apresenta as características desses cursos no Brasil e, entre elas, destacam-se alguns aspectos, tais como: a fragmentação observada nas grades curriculares, que apresentam um conjunto disciplinar bastante disperso, e a ênfase das ementas, que registram preocupação com as justificativas sobre "o porquê" ensinar - o que, de certa forma, contribuiria para evitar que essas matérias se transformassem em meros receituários; entretanto, só de forma muito incipiente registram "o quê" e "como" ensinar.
id FCC-2_0003a6dda4640c382c6cd3fa8cecaba7
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2046
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamentalEnsino SuperiorCurrículoFormação de ProfessoresAvaliação da EducaçãoO presente estudo analisa o que se propõe como disciplinas formadoras nas instituições de ensino superior dos cursos de Pedagogia. A análise focalizou os currículos e ementas de cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia, que respondem pela formação de professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação infantil. O texto apresenta as características desses cursos no Brasil e, entre elas, destacam-se alguns aspectos, tais como: a fragmentação observada nas grades curriculares, que apresentam um conjunto disciplinar bastante disperso, e a ênfase das ementas, que registram preocupação com as justificativas sobre "o porquê" ensinar - o que, de certa forma, contribuiria para evitar que essas matérias se transformassem em meros receituários; entretanto, só de forma muito incipiente registram "o quê" e "como" ensinar.Fundação Carlos Chagas2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/204610.18222/eae204320092046Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 215-234Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 215-234Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 215-234Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 215-234Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 215-2341984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2046/2005Gatti, Bernardete A.Nunes, Marina M. R.Gimenes, Nelson A. S.Unbehaum, Sandra G.Tartuce, Gisela L. B. P.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2046Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:39Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental
title Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental
spellingShingle Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental
Gatti, Bernardete A.
Ensino Superior
Currículo
Formação de Professores
Avaliação da Educação
title_short Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental
title_full Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental
title_fullStr Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental
title_sort Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental
author Gatti, Bernardete A.
author_facet Gatti, Bernardete A.
Nunes, Marina M. R.
Gimenes, Nelson A. S.
Unbehaum, Sandra G.
Tartuce, Gisela L. B. P.
author_role author
author2 Nunes, Marina M. R.
Gimenes, Nelson A. S.
Unbehaum, Sandra G.
Tartuce, Gisela L. B. P.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Bernardete A.
Nunes, Marina M. R.
Gimenes, Nelson A. S.
Unbehaum, Sandra G.
Tartuce, Gisela L. B. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Currículo
Formação de Professores
Avaliação da Educação
topic Ensino Superior
Currículo
Formação de Professores
Avaliação da Educação
description O presente estudo analisa o que se propõe como disciplinas formadoras nas instituições de ensino superior dos cursos de Pedagogia. A análise focalizou os currículos e ementas de cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia, que respondem pela formação de professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação infantil. O texto apresenta as características desses cursos no Brasil e, entre elas, destacam-se alguns aspectos, tais como: a fragmentação observada nas grades curriculares, que apresentam um conjunto disciplinar bastante disperso, e a ênfase das ementas, que registram preocupação com as justificativas sobre "o porquê" ensinar - o que, de certa forma, contribuiria para evitar que essas matérias se transformassem em meros receituários; entretanto, só de forma muito incipiente registram "o quê" e "como" ensinar.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2046
10.18222/eae204320092046
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2046
identifier_str_mv 10.18222/eae204320092046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2046/2005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 215-234
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 215-234
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 215-234
Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 215-234
Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 215-234
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420209213440