Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2046 |
Resumo: | O presente estudo analisa o que se propõe como disciplinas formadoras nas instituições de ensino superior dos cursos de Pedagogia. A análise focalizou os currículos e ementas de cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia, que respondem pela formação de professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação infantil. O texto apresenta as características desses cursos no Brasil e, entre elas, destacam-se alguns aspectos, tais como: a fragmentação observada nas grades curriculares, que apresentam um conjunto disciplinar bastante disperso, e a ênfase das ementas, que registram preocupação com as justificativas sobre "o porquê" ensinar - o que, de certa forma, contribuiria para evitar que essas matérias se transformassem em meros receituários; entretanto, só de forma muito incipiente registram "o quê" e "como" ensinar. |
id |
FCC-2_0003a6dda4640c382c6cd3fa8cecaba7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2046 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamentalEnsino SuperiorCurrículoFormação de ProfessoresAvaliação da EducaçãoO presente estudo analisa o que se propõe como disciplinas formadoras nas instituições de ensino superior dos cursos de Pedagogia. A análise focalizou os currículos e ementas de cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia, que respondem pela formação de professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação infantil. O texto apresenta as características desses cursos no Brasil e, entre elas, destacam-se alguns aspectos, tais como: a fragmentação observada nas grades curriculares, que apresentam um conjunto disciplinar bastante disperso, e a ênfase das ementas, que registram preocupação com as justificativas sobre "o porquê" ensinar - o que, de certa forma, contribuiria para evitar que essas matérias se transformassem em meros receituários; entretanto, só de forma muito incipiente registram "o quê" e "como" ensinar.Fundação Carlos Chagas2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/204610.18222/eae204320092046Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 215-234Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 215-234Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 215-234Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 215-234Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 215-2341984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2046/2005Gatti, Bernardete A.Nunes, Marina M. R.Gimenes, Nelson A. S.Unbehaum, Sandra G.Tartuce, Gisela L. B. P.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2046Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:39Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental |
title |
Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental |
spellingShingle |
Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental Gatti, Bernardete A. Ensino Superior Currículo Formação de Professores Avaliação da Educação |
title_short |
Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental |
title_full |
Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental |
title_fullStr |
Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental |
title_sort |
Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental |
author |
Gatti, Bernardete A. |
author_facet |
Gatti, Bernardete A. Nunes, Marina M. R. Gimenes, Nelson A. S. Unbehaum, Sandra G. Tartuce, Gisela L. B. P. |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Marina M. R. Gimenes, Nelson A. S. Unbehaum, Sandra G. Tartuce, Gisela L. B. P. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti, Bernardete A. Nunes, Marina M. R. Gimenes, Nelson A. S. Unbehaum, Sandra G. Tartuce, Gisela L. B. P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Currículo Formação de Professores Avaliação da Educação |
topic |
Ensino Superior Currículo Formação de Professores Avaliação da Educação |
description |
O presente estudo analisa o que se propõe como disciplinas formadoras nas instituições de ensino superior dos cursos de Pedagogia. A análise focalizou os currículos e ementas de cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia, que respondem pela formação de professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação infantil. O texto apresenta as características desses cursos no Brasil e, entre elas, destacam-se alguns aspectos, tais como: a fragmentação observada nas grades curriculares, que apresentam um conjunto disciplinar bastante disperso, e a ênfase das ementas, que registram preocupação com as justificativas sobre "o porquê" ensinar - o que, de certa forma, contribuiria para evitar que essas matérias se transformassem em meros receituários; entretanto, só de forma muito incipiente registram "o quê" e "como" ensinar. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2046 10.18222/eae204320092046 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2046 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae204320092046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2046/2005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 215-234 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 215-234 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 215-234 Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 215-234 Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 215-234 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420209213440 |