Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ivanete Bellucci Pires de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Benedetti, Francisco Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1930
Resumo: A pesquisa que originou o presente texto mediu a eficiência das escolas públicas cicladas e não cicladas de ensino fundamental centrando-se nos municípios de Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Variáveis foram construídas para entender a influência do trabalho pedagógico do professor em relação ao tipo de escola (ciclada e não ciclada) e, simultaneamente, interessou-nos verificar a associação desse trabalho docente com outras variáveis: (a) as variáveis de proficiência média em leitura e matemática dos alunos, que foram medidas em dois momentos distintos de suas vidas escolares, a saber, na 1ª série e na 3ª série; e (b) a variável nível socioeconômico, investigada junto a um questionário respondido pelos pais. As associações entre tais variáveis nos permitiram a obtenção de níveis de eficiência das escolas.
id FCC-2_035db91f9d17e6b39d43652e3d034a18
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1930
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladasEstudo LongitudinaEficiênciaAnálise de DadosEnsino FundamentalDesempenho EscolarA pesquisa que originou o presente texto mediu a eficiência das escolas públicas cicladas e não cicladas de ensino fundamental centrando-se nos municípios de Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Variáveis foram construídas para entender a influência do trabalho pedagógico do professor em relação ao tipo de escola (ciclada e não ciclada) e, simultaneamente, interessou-nos verificar a associação desse trabalho docente com outras variáveis: (a) as variáveis de proficiência média em leitura e matemática dos alunos, que foram medidas em dois momentos distintos de suas vidas escolares, a saber, na 1ª série e na 3ª série; e (b) a variável nível socioeconômico, investigada junto a um questionário respondido pelos pais. As associações entre tais variáveis nos permitiram a obtenção de níveis de eficiência das escolas.Fundação Carlos Chagas2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/193010.18222/eae235220121930Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 68-84Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 68-84Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 68-84Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 68-84Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 68-841984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1930/1913Almeida, Ivanete Bellucci Pires deBenedetti, Francisco Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:32:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1930Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:32:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas
title Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas
spellingShingle Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas
Almeida, Ivanete Bellucci Pires de
Estudo Longitudina
Eficiência
Análise de Dados
Ensino Fundamental
Desempenho Escolar
title_short Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas
title_full Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas
title_fullStr Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas
title_full_unstemmed Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas
title_sort Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas
author Almeida, Ivanete Bellucci Pires de
author_facet Almeida, Ivanete Bellucci Pires de
Benedetti, Francisco Carlos
author_role author
author2 Benedetti, Francisco Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ivanete Bellucci Pires de
Benedetti, Francisco Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo Longitudina
Eficiência
Análise de Dados
Ensino Fundamental
Desempenho Escolar
topic Estudo Longitudina
Eficiência
Análise de Dados
Ensino Fundamental
Desempenho Escolar
description A pesquisa que originou o presente texto mediu a eficiência das escolas públicas cicladas e não cicladas de ensino fundamental centrando-se nos municípios de Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Variáveis foram construídas para entender a influência do trabalho pedagógico do professor em relação ao tipo de escola (ciclada e não ciclada) e, simultaneamente, interessou-nos verificar a associação desse trabalho docente com outras variáveis: (a) as variáveis de proficiência média em leitura e matemática dos alunos, que foram medidas em dois momentos distintos de suas vidas escolares, a saber, na 1ª série e na 3ª série; e (b) a variável nível socioeconômico, investigada junto a um questionário respondido pelos pais. As associações entre tais variáveis nos permitiram a obtenção de níveis de eficiência das escolas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1930
10.18222/eae235220121930
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1930
identifier_str_mv 10.18222/eae235220121930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1930/1913
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 68-84
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 68-84
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 68-84
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 68-84
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 68-84
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419789783040