Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1930 |
Resumo: | A pesquisa que originou o presente texto mediu a eficiência das escolas públicas cicladas e não cicladas de ensino fundamental centrando-se nos municípios de Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Variáveis foram construídas para entender a influência do trabalho pedagógico do professor em relação ao tipo de escola (ciclada e não ciclada) e, simultaneamente, interessou-nos verificar a associação desse trabalho docente com outras variáveis: (a) as variáveis de proficiência média em leitura e matemática dos alunos, que foram medidas em dois momentos distintos de suas vidas escolares, a saber, na 1ª série e na 3ª série; e (b) a variável nível socioeconômico, investigada junto a um questionário respondido pelos pais. As associações entre tais variáveis nos permitiram a obtenção de níveis de eficiência das escolas. |
id |
FCC-2_035db91f9d17e6b39d43652e3d034a18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1930 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladasEstudo LongitudinaEficiênciaAnálise de DadosEnsino FundamentalDesempenho EscolarA pesquisa que originou o presente texto mediu a eficiência das escolas públicas cicladas e não cicladas de ensino fundamental centrando-se nos municípios de Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Variáveis foram construídas para entender a influência do trabalho pedagógico do professor em relação ao tipo de escola (ciclada e não ciclada) e, simultaneamente, interessou-nos verificar a associação desse trabalho docente com outras variáveis: (a) as variáveis de proficiência média em leitura e matemática dos alunos, que foram medidas em dois momentos distintos de suas vidas escolares, a saber, na 1ª série e na 3ª série; e (b) a variável nível socioeconômico, investigada junto a um questionário respondido pelos pais. As associações entre tais variáveis nos permitiram a obtenção de níveis de eficiência das escolas.Fundação Carlos Chagas2012-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/193010.18222/eae235220121930Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 68-84Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 68-84Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 68-84Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 68-84Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 68-841984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1930/1913Almeida, Ivanete Bellucci Pires deBenedetti, Francisco Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:32:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1930Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:32:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas |
title |
Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas |
spellingShingle |
Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas Almeida, Ivanete Bellucci Pires de Estudo Longitudina Eficiência Análise de Dados Ensino Fundamental Desempenho Escolar |
title_short |
Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas |
title_full |
Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas |
title_fullStr |
Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas |
title_full_unstemmed |
Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas |
title_sort |
Métricas de desempenho de escolas de ensino fundamental cicladas e não cicladas |
author |
Almeida, Ivanete Bellucci Pires de |
author_facet |
Almeida, Ivanete Bellucci Pires de Benedetti, Francisco Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Benedetti, Francisco Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ivanete Bellucci Pires de Benedetti, Francisco Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo Longitudina Eficiência Análise de Dados Ensino Fundamental Desempenho Escolar |
topic |
Estudo Longitudina Eficiência Análise de Dados Ensino Fundamental Desempenho Escolar |
description |
A pesquisa que originou o presente texto mediu a eficiência das escolas públicas cicladas e não cicladas de ensino fundamental centrando-se nos municípios de Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Variáveis foram construídas para entender a influência do trabalho pedagógico do professor em relação ao tipo de escola (ciclada e não ciclada) e, simultaneamente, interessou-nos verificar a associação desse trabalho docente com outras variáveis: (a) as variáveis de proficiência média em leitura e matemática dos alunos, que foram medidas em dois momentos distintos de suas vidas escolares, a saber, na 1ª série e na 3ª série; e (b) a variável nível socioeconômico, investigada junto a um questionário respondido pelos pais. As associações entre tais variáveis nos permitiram a obtenção de níveis de eficiência das escolas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1930 10.18222/eae235220121930 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1930 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235220121930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1930/1913 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 68-84 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 52 (2012); 68-84 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 52 (2012); 68-84 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 52 (2012); 68-84 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 52 (2012); 68-84 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419789783040 |