Os saberes locais e internacionais como possibilidades de contribuição para políticas públicas e a avaliação educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yazbeck, Lola
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2197
Resumo: Este texto tem como objetivo colocar em discussão possíveis caminhos para sedimentar nossas políticas públicas educacionais de avaliação, tendo como aporte as pesquisas educacionais realizadas no Brasil e as suas contribuições no entendimento das questões intra e extra escolares requeridas pela sociedade. Entretanto, não se coloca fora da discussão o conhecimento das ações empreendidas por outros países, com diferentes perfis em relação à avaliação, que propõem mudanças nas suas políticas educacionais ou procuram construir indicadores internacionalmente aceitáveis. Tais conhecimentos podem ser vistos sob o ângulo de estudos comparativos que possam contribuir com as políticas públicas educacionais brasileiras no estabelecimento de um fecundo diálogo entre o saber local e os saberes internacionais.
id FCC-2_0fb97222bb5d44f7e5396458bcd54fe4
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2197
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Os saberes locais e internacionais como possibilidades de contribuição para políticas públicas e a avaliação educacionalPolíticas públicasavaliação educacionalpesquisa educacionalEste texto tem como objetivo colocar em discussão possíveis caminhos para sedimentar nossas políticas públicas educacionais de avaliação, tendo como aporte as pesquisas educacionais realizadas no Brasil e as suas contribuições no entendimento das questões intra e extra escolares requeridas pela sociedade. Entretanto, não se coloca fora da discussão o conhecimento das ações empreendidas por outros países, com diferentes perfis em relação à avaliação, que propõem mudanças nas suas políticas educacionais ou procuram construir indicadores internacionalmente aceitáveis. Tais conhecimentos podem ser vistos sob o ângulo de estudos comparativos que possam contribuir com as políticas públicas educacionais brasileiras no estabelecimento de um fecundo diálogo entre o saber local e os saberes internacionais.Fundação Carlos Chagas2002-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/219710.18222/eae02520022197Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 231-251Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 231-251Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 231-251Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 231-251Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 231-2511984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2197/2154Yazbeck, Lolainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-26T14:13:40Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2197Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-02-26T14:13:40Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes locais e internacionais como possibilidades de contribuição para políticas públicas e a avaliação educacional
title Os saberes locais e internacionais como possibilidades de contribuição para políticas públicas e a avaliação educacional
spellingShingle Os saberes locais e internacionais como possibilidades de contribuição para políticas públicas e a avaliação educacional
Yazbeck, Lola
Políticas públicas
avaliação educacional
pesquisa educacional
title_short Os saberes locais e internacionais como possibilidades de contribuição para políticas públicas e a avaliação educacional
title_full Os saberes locais e internacionais como possibilidades de contribuição para políticas públicas e a avaliação educacional
title_fullStr Os saberes locais e internacionais como possibilidades de contribuição para políticas públicas e a avaliação educacional
title_full_unstemmed Os saberes locais e internacionais como possibilidades de contribuição para políticas públicas e a avaliação educacional
title_sort Os saberes locais e internacionais como possibilidades de contribuição para políticas públicas e a avaliação educacional
author Yazbeck, Lola
author_facet Yazbeck, Lola
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yazbeck, Lola
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
avaliação educacional
pesquisa educacional
topic Políticas públicas
avaliação educacional
pesquisa educacional
description Este texto tem como objetivo colocar em discussão possíveis caminhos para sedimentar nossas políticas públicas educacionais de avaliação, tendo como aporte as pesquisas educacionais realizadas no Brasil e as suas contribuições no entendimento das questões intra e extra escolares requeridas pela sociedade. Entretanto, não se coloca fora da discussão o conhecimento das ações empreendidas por outros países, com diferentes perfis em relação à avaliação, que propõem mudanças nas suas políticas educacionais ou procuram construir indicadores internacionalmente aceitáveis. Tais conhecimentos podem ser vistos sob o ângulo de estudos comparativos que possam contribuir com as políticas públicas educacionais brasileiras no estabelecimento de um fecundo diálogo entre o saber local e os saberes internacionais.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2197
10.18222/eae02520022197
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2197
identifier_str_mv 10.18222/eae02520022197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2197/2154
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 231-251
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 231-251
Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 231-251
Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 231-251
Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 231-251
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420713578496