Extensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2130 |
Resumo: | A educação superior no Brasil prioriza o ensino e a pesquisa, sem valorizar as atividades de extensão como indispensáveis para a formação profissional. Neste trabalho, apresentamos uma análise das ações de extensão no Centro de Ciências Biológicas (CCB), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizadas entre 2000 e 2003. No período foram executadas 110 ações extensionistas, entre projetos, eventos e cursos. Analisamos as modalidades, linhas de ação, público-alvo beneficiado, envolvimento acadêmico, produção científica, financiamento e parcerias. Conclui-se que a interação universidade-comunidade no CCB/UFPE está aquém das necessidades e possibilidades, e que a percepção da extensão como articuladora da pesquisa e do ensino é deficiente. Apesar disso, percebe-se um aumento na quantidade e na diversificação das ações, sinalizando que a extensão está lentamente sendo valorizada como prática cotidiana no CCB. |
id |
FCC-2_10c0052604d02fafd9598bc238ebdb77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2130 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Extensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de PernambucoExtensão UniversitáriaEnsino SuperiorEducação PermanenteBiologiaA educação superior no Brasil prioriza o ensino e a pesquisa, sem valorizar as atividades de extensão como indispensáveis para a formação profissional. Neste trabalho, apresentamos uma análise das ações de extensão no Centro de Ciências Biológicas (CCB), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizadas entre 2000 e 2003. No período foram executadas 110 ações extensionistas, entre projetos, eventos e cursos. Analisamos as modalidades, linhas de ação, público-alvo beneficiado, envolvimento acadêmico, produção científica, financiamento e parcerias. Conclui-se que a interação universidade-comunidade no CCB/UFPE está aquém das necessidades e possibilidades, e que a percepção da extensão como articuladora da pesquisa e do ensino é deficiente. Apesar disso, percebe-se um aumento na quantidade e na diversificação das ações, sinalizando que a extensão está lentamente sendo valorizada como prática cotidiana no CCB.Fundação Carlos Chagas2006-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/213010.18222/eae173320062130Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 33 (2006); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 33 (2006); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 33 (2006); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 33 (2006); 119-136Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 33 (2006); 119-1361984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2130/2087Silva, Maria Do SocorroVasconcelos, Simão Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:12:06Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2130Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:12:06Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Extensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco |
title |
Extensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco |
spellingShingle |
Extensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco Silva, Maria Do Socorro Extensão Universitária Ensino Superior Educação Permanente Biologia |
title_short |
Extensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco |
title_full |
Extensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco |
title_fullStr |
Extensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco |
title_full_unstemmed |
Extensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco |
title_sort |
Extensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco |
author |
Silva, Maria Do Socorro |
author_facet |
Silva, Maria Do Socorro Vasconcelos, Simão Dias |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Simão Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Do Socorro Vasconcelos, Simão Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extensão Universitária Ensino Superior Educação Permanente Biologia |
topic |
Extensão Universitária Ensino Superior Educação Permanente Biologia |
description |
A educação superior no Brasil prioriza o ensino e a pesquisa, sem valorizar as atividades de extensão como indispensáveis para a formação profissional. Neste trabalho, apresentamos uma análise das ações de extensão no Centro de Ciências Biológicas (CCB), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizadas entre 2000 e 2003. No período foram executadas 110 ações extensionistas, entre projetos, eventos e cursos. Analisamos as modalidades, linhas de ação, público-alvo beneficiado, envolvimento acadêmico, produção científica, financiamento e parcerias. Conclui-se que a interação universidade-comunidade no CCB/UFPE está aquém das necessidades e possibilidades, e que a percepção da extensão como articuladora da pesquisa e do ensino é deficiente. Apesar disso, percebe-se um aumento na quantidade e na diversificação das ações, sinalizando que a extensão está lentamente sendo valorizada como prática cotidiana no CCB. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2130 10.18222/eae173320062130 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2130 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae173320062130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2130/2087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 33 (2006); 119-136 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 Núm. 33 (2006); 119-136 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 17 No. 33 (2006); 119-136 Estudos em Avaliação Educacional; V. 17 N. 33 (2006); 119-136 Estudos em Avaliação Educacional; v. 17 n. 33 (2006); 119-136 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420609769472 |