Confiabilidade dos julgamentos de avaliadores de prova escrita na seleção para o mestrado
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2017 |
Resumo: | Setores da comunidade acadêmica têm expressado seu entendimento de que programas de pós-graduação, particularmente os de stricto sensu, devem-se submeter a auto-avaliações. O presente estudo insere-se num contexto de auto-avaliação de um programa de mestrado. Seu propósito é investigar o perfil de confiabilidade dos julgamentos dos examinadores da prova escrita no processo de seleção ao Mestrado em Educação de uma universidade privada do Centro-Oeste. O intervalo considerado abrangeu os anos de 1994 a 2006, totalizando 10 processos de seleção. Analisaram-se os dados numéricos das atribuições de notas, ano a ano, com base no coeficiente de correlação de Pearson. Os resultados apresentam um perfil irregular, com índices de correlação tanto baixos (r=0,15) como elevados (r=0,89). A análise estritamente documental mostrou-se insuficiente para explicar o padrão errático das correlações ao longo dos dez processos examinados. Sugerem-se procedimentos adicionais, tanto no que se refere ao pesquisar como no que diz respeito à elevação da confiabilidade no aferimento das provas escritas do processo de seleção. |
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Confiabilidade dos julgamentos de avaliadores de prova escrita na seleção para o mestradoMestradoPós-GraduaçãoAutoavaliaçãoAvaliação de DesempenhoSetores da comunidade acadêmica têm expressado seu entendimento de que programas de pós-graduação, particularmente os de stricto sensu, devem-se submeter a auto-avaliações. O presente estudo insere-se num contexto de auto-avaliação de um programa de mestrado. Seu propósito é investigar o perfil de confiabilidade dos julgamentos dos examinadores da prova escrita no processo de seleção ao Mestrado em Educação de uma universidade privada do Centro-Oeste. O intervalo considerado abrangeu os anos de 1994 a 2006, totalizando 10 processos de seleção. Analisaram-se os dados numéricos das atribuições de notas, ano a ano, com base no coeficiente de correlação de Pearson. Os resultados apresentam um perfil irregular, com índices de correlação tanto baixos (r=0,15) como elevados (r=0,89). A análise estritamente documental mostrou-se insuficiente para explicar o padrão errático das correlações ao longo dos dez processos examinados. Sugerem-se procedimentos adicionais, tanto no que se refere ao pesquisar como no que diz respeito à elevação da confiabilidade no aferimento das provas escritas do processo de seleção.Fundação Carlos Chagas2010-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/201710.18222/eae214620102017Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 363-373Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 46 (2010); 363-373Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 46 (2010); 363-373Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 46 (2010); 363-373Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 46 (2010); 363-3731984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2017/1977Copyright (c) 2010 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Tahíse Maria de Brito Medeiros dosMonteiro, Viviane Rodrigues VianaRodrigues Junior, José Florêncio2023-06-22T13:28:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2017Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2023-06-22T13:28:17Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
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