A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kobayashi, Ana Luiza Machado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47107
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_8023553d9164ccfe1b944ab011be7eeb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47107
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste pilotoAutoavaliaçãoProgramas de pós-graduaçãoAvaliação de desempenhoDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.Esta dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB) e vincula-se à área de concentração de Políticas Públicas e Gestão da Educação. A autoavaliação leva em consideração todos os componentes do processo de ensino e de aprendizagem, sendo extremamente necessária como ferramenta de gestão para os Programas de Pós-Graduação, por considerar aspectos não contemplados pela avaliação externa. Ela pode demonstrar a eficácia da qualidade do programa de pós-graduação. Contudo, por ser um tema novo para os estudantes, docentes e técnicos administrativos, este trabalho teve como objetivo analisar a performance do instrumento de autoavaliação discente, para que seja implementado no Projeto de Autoavaliação do PPGEMP pela Comissão de Autoavaliação. Nesse sentido, apresentam-se como objetivos específicos: apontar as primeiras impressões autoavaliativas dos estudantes do Programa; analisar os resultados da aplicação do instrumento de autoavaliação discente; e divulgar a autoavaliação discente à comunidade do PPGEMP como forma de contribuição ao planejamento estratégico do programa. Para o alcance dos objetivos realizou-se pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, empreendida em cinco etapas que se inter-relacionam e se complementam, sendo elas: a revisão literária; a descrição da trajetória histórica da pós-graduação; a resenha da literatura; a aplicação do questionário aos alunos do programa; análise dos dados coletados e resultados encontrados. Foi realizada análise de conteúdo, de natureza descritiva. Os resultados obtidos na presente pesquisa indicam que, apesar das críticas ao processo de avaliação da Capes, o instrumento de autoavaliação discente configura um método objetivo e válido. Entende-se que esta pesquisa ratifica a relevância do processo de autoavaliação no programa de pós-graduação da Faculdade de Educação Modalidade Profissional, trazendo elementos para induzir o amadurecimento do ciclo autoavaliativo proporcionando corresponsabilização, colaboração e engajamento, contribuindo para a melhoria da pós-graduação, da qualidade da formação de pesquisadores brasileiros e, principalmente, buscando garantir a prática democrática no âmbito pós-graduação.This master's dissertation was developed in the Graduate Program in Education in the Professional Modality, at the University of Brasília and is linked to the area of concentration of Public Policies and Management of Education. Being self-assessment, the assessment that takes into account all components of the assessment process, directly related as a management tool for Graduate Programs, as it considers aspects not covered by external assessment. Self-assessment demonstrates the quality effectiveness that can come from complex environments such as graduate programs. The union of the two themes, that is, self-assessment and graduate studies, is a new topic and can be defined as a process of quality self-assessment. Given these concepts, this study aimed to analyze the performance of the student self-assessment instrument, as a pilot test, so that it can be applied/implemented by the PPGEMP Self-Assessment Committee as a recurring practice in the program. In addition, three specific objectives were determined, which consisted of pointing out the first self-evaluative impressions through the perspective of the students of the Graduate Program of the Faculty of Education in the Professional Modality, analyzing the individual evaluation of the course from the perspective of the students of the Program and conceiving student self-assessment as a mechanism to contribute to the program's strategic planning. Qualitative research was carried out, of a descriptive nature, carried out in 5 stages that interrelate and complement each other, namely: the literary review, the description of the historical trajectory of the postgraduate course, the literature review, the application of the questionnaire to the program students, analysis of data collected and results found. The analysis of information was performed through content analysis, of a descriptive nature. The results obtained in the present research indicate that, despite criticisms of the Capes assessment process, the student self-assessment instrument is na objetive and valid method. It is understood that this research ratifies the relevance of the self-assessment process in the graduate program, bringing elements to induce a maturing process of the self-assessment process in the sense of coresponsibility, collaboration and engagement, contributing to the improvement of graduate studies, quality the formation of Brazilian researchers and, mainly, the democratic practice in post-graduation.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalGriboski, Claudia MaffiniKobayashi, Ana Luiza Machado2023-12-27T17:04:17Z2023-12-27T17:04:17Z2023-12-272023-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKOBAYASHI, Ana Luiza Machado. A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste piloto. 2023. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47107porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-27T17:04:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/47107Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-27T17:04:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste piloto
title A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste piloto
spellingShingle A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste piloto
Kobayashi, Ana Luiza Machado
Autoavaliação
Programas de pós-graduação
Avaliação de desempenho
title_short A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste piloto
title_full A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste piloto
title_fullStr A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste piloto
title_full_unstemmed A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste piloto
title_sort A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste piloto
author Kobayashi, Ana Luiza Machado
author_facet Kobayashi, Ana Luiza Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Griboski, Claudia Maffini
dc.contributor.author.fl_str_mv Kobayashi, Ana Luiza Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Autoavaliação
Programas de pós-graduação
Avaliação de desempenho
topic Autoavaliação
Programas de pós-graduação
Avaliação de desempenho
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27T17:04:17Z
2023-12-27T17:04:17Z
2023-12-27
2023-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KOBAYASHI, Ana Luiza Machado. A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste piloto. 2023. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47107
identifier_str_mv KOBAYASHI, Ana Luiza Machado. A autoavaliação como parte do processo avaliativo do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação/UnB : proposta de instrumento e teste piloto. 2023. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508306420465664