Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Vânia Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Sousa, Clarilza Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2047
Resumo: Este artigo constitui-se em síntese de uma pesquisa mais ampla e tem o propósito de investigar se a ideia do Portfólio, implantada em uma instituição, vem modificando a forma de pensar a avaliação, no âmbito da formação de educadores. O referencial teórico foi alicerçado em autores do campo da avaliação educacional e nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais. As trilhas metodológicas percorridas possibilitaram-nos a coleta e o processamento de um conjunto diversificado de informações. Utilizando os programas EVOC e ALCESTE, foi possível realizar análises específicas dos dados. Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: os que aprovam a avaliação realizada por Portfólio; os que desaprovam; e os que aprovam, mas com ressalvas. Tais resultados nos levam a considerar a necessidade de aprofundar argumentos no sentido de favorecer os processos de ancoragem que irão facilitar não somente a aceitação do Portfólio, mas também sua possível utilização quando esses alunos desenvolverem sua prática como professores.
id FCC-2_124d658634a49ffcccb1d2d6b238b2c9
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2047
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitárioRepresentação SocialAvaliação da EducaçãoFormação de ProfessoresEnsino SuperiorEste artigo constitui-se em síntese de uma pesquisa mais ampla e tem o propósito de investigar se a ideia do Portfólio, implantada em uma instituição, vem modificando a forma de pensar a avaliação, no âmbito da formação de educadores. O referencial teórico foi alicerçado em autores do campo da avaliação educacional e nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais. As trilhas metodológicas percorridas possibilitaram-nos a coleta e o processamento de um conjunto diversificado de informações. Utilizando os programas EVOC e ALCESTE, foi possível realizar análises específicas dos dados. Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: os que aprovam a avaliação realizada por Portfólio; os que desaprovam; e os que aprovam, mas com ressalvas. Tais resultados nos levam a considerar a necessidade de aprofundar argumentos no sentido de favorecer os processos de ancoragem que irão facilitar não somente a aceitação do Portfólio, mas também sua possível utilização quando esses alunos desenvolverem sua prática como professores.Fundação Carlos Chagas2009-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/204710.18222/eae204320092047Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 235-355Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 235-355Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 235-355Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 235-355Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 235-3551984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2047/2006Vieira, Vânia Maria de OliveiraSousa, Clarilza Pradoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:09:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2047Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:09:39Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitário
title Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitário
spellingShingle Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitário
Vieira, Vânia Maria de Oliveira
Representação Social
Avaliação da Educação
Formação de Professores
Ensino Superior
title_short Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitário
title_full Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitário
title_fullStr Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitário
title_full_unstemmed Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitário
title_sort Contribuições do Portfólio para a avaliação do aluno universitário
author Vieira, Vânia Maria de Oliveira
author_facet Vieira, Vânia Maria de Oliveira
Sousa, Clarilza Prado
author_role author
author2 Sousa, Clarilza Prado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Vânia Maria de Oliveira
Sousa, Clarilza Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Representação Social
Avaliação da Educação
Formação de Professores
Ensino Superior
topic Representação Social
Avaliação da Educação
Formação de Professores
Ensino Superior
description Este artigo constitui-se em síntese de uma pesquisa mais ampla e tem o propósito de investigar se a ideia do Portfólio, implantada em uma instituição, vem modificando a forma de pensar a avaliação, no âmbito da formação de educadores. O referencial teórico foi alicerçado em autores do campo da avaliação educacional e nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais. As trilhas metodológicas percorridas possibilitaram-nos a coleta e o processamento de um conjunto diversificado de informações. Utilizando os programas EVOC e ALCESTE, foi possível realizar análises específicas dos dados. Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: os que aprovam a avaliação realizada por Portfólio; os que desaprovam; e os que aprovam, mas com ressalvas. Tais resultados nos levam a considerar a necessidade de aprofundar argumentos no sentido de favorecer os processos de ancoragem que irão facilitar não somente a aceitação do Portfólio, mas também sua possível utilização quando esses alunos desenvolverem sua prática como professores.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2047
10.18222/eae204320092047
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2047
identifier_str_mv 10.18222/eae204320092047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2047/2006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 235-355
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 Núm. 43 (2009); 235-355
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 20 No. 43 (2009); 235-355
Estudos em Avaliação Educacional; V. 20 N. 43 (2009); 235-355
Estudos em Avaliação Educacional; v. 20 n. 43 (2009); 235-355
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420211310592