O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6242 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100013 |
Resumo: | Apresentam-se resultados de uma pesquisa realizada no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Nesse curso se adota o portfólio como procedimento de avaliação. Discutem-se: a) as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio; b) as percepções dos professores-alunos sobre a construção do seu portfólio. Constatou-se que: o portfólio era um procedimento de avaliação anteriormente desconhecido por todo o grupo; inicialmente, houve resistência por parte de alguns professores-alunos quanto à sua construção, mas, à medida que o processo foi se desenvolvendo, tanto os mediadores como os professores-alunos foram adquirindo segurança quanto ao uso desse procedimento avaliativo. O portfólio passou a ser o eixo organizador do trabalho pedagógico do curso. Conclui-se que, para que o portfólio faça parte da avaliação comprometida com a aprendizagem do professor-aluno e se apóie na construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere esses mesmos princípios. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_8f223708cd8e19a77e0f6b0fa75b7c8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6242 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e alunoPortfolio assessment in teacher education : strenghtening dialogue between teacher and studentAvaliação de aprendizagemProfessores - formaçãoApresentam-se resultados de uma pesquisa realizada no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Nesse curso se adota o portfólio como procedimento de avaliação. Discutem-se: a) as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio; b) as percepções dos professores-alunos sobre a construção do seu portfólio. Constatou-se que: o portfólio era um procedimento de avaliação anteriormente desconhecido por todo o grupo; inicialmente, houve resistência por parte de alguns professores-alunos quanto à sua construção, mas, à medida que o processo foi se desenvolvendo, tanto os mediadores como os professores-alunos foram adquirindo segurança quanto ao uso desse procedimento avaliativo. O portfólio passou a ser o eixo organizador do trabalho pedagógico do curso. Conclui-se que, para que o portfólio faça parte da avaliação comprometida com a aprendizagem do professor-aluno e se apóie na construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere esses mesmos princípios. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe article presents the results of a research conducted in the Pedagogy Course offered by the College of Education of the University of Brasília to in-service teachers who work in public elementary schools with grades one through four. The student-teachers are assessed by means of portfolios for evaluation procedure. The issues discussed are: a) the mediators' perceptions on student-teachers' reactions to the use of portfolios; b) the student-teacher's perceptions on the portfolio construction. It was noticed that: the use of the portfolio as an assessment procedure was previously unknown to the whole group; initially, there was resistance of some student-teachers regarding the portfolio construction, but as the process developed, the confidence not only of the mediators but also of the student-teachers increased; the portfolio became the organizer axle of the pedagogic course activities. In conclusion, for the portfolio to be part of the committed assessment process of student- teachers' learning and to be supported in construction, reflection, creativity, partnership, self-assessment and autonomy, it must be included in the pedagogical work that considers these same principles.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)2010-12-20T20:46:26Z2010-12-20T20:46:26Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação e Sociedade, Campinas, v.26, n.90, p.291-306, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n90/a13v2690.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73302005000100013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6242https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100013Villas Boas, Benigna Maria de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:14:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/6242Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:14:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno Portfolio assessment in teacher education : strenghtening dialogue between teacher and student |
title |
O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno |
spellingShingle |
O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno Villas Boas, Benigna Maria de Freitas Avaliação de aprendizagem Professores - formação |
title_short |
O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno |
title_full |
O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno |
title_fullStr |
O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno |
title_full_unstemmed |
O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno |
title_sort |
O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno |
author |
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
author_facet |
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de aprendizagem Professores - formação |
topic |
Avaliação de aprendizagem Professores - formação |
description |
Apresentam-se resultados de uma pesquisa realizada no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Nesse curso se adota o portfólio como procedimento de avaliação. Discutem-se: a) as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio; b) as percepções dos professores-alunos sobre a construção do seu portfólio. Constatou-se que: o portfólio era um procedimento de avaliação anteriormente desconhecido por todo o grupo; inicialmente, houve resistência por parte de alguns professores-alunos quanto à sua construção, mas, à medida que o processo foi se desenvolvendo, tanto os mediadores como os professores-alunos foram adquirindo segurança quanto ao uso desse procedimento avaliativo. O portfólio passou a ser o eixo organizador do trabalho pedagógico do curso. Conclui-se que, para que o portfólio faça parte da avaliação comprometida com a aprendizagem do professor-aluno e se apóie na construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere esses mesmos princípios. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2010-12-20T20:46:26Z 2010-12-20T20:46:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação e Sociedade, Campinas, v.26, n.90, p.291-306, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n90/a13v2690.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73302005000100013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6242 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100013 |
identifier_str_mv |
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação e Sociedade, Campinas, v.26, n.90, p.291-306, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n90/a13v2690.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73302005000100013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6242 https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508252558262272 |