O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6242
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100013
Resumo: Apresentam-se resultados de uma pesquisa realizada no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Nesse curso se adota o portfólio como procedimento de avaliação. Discutem-se: a) as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio; b) as percepções dos professores-alunos sobre a construção do seu portfólio. Constatou-se que: o portfólio era um procedimento de avaliação anteriormente desconhecido por todo o grupo; inicialmente, houve resistência por parte de alguns professores-alunos quanto à sua construção, mas, à medida que o processo foi se desenvolvendo, tanto os mediadores como os professores-alunos foram adquirindo segurança quanto ao uso desse procedimento avaliativo. O portfólio passou a ser o eixo organizador do trabalho pedagógico do curso. Conclui-se que, para que o portfólio faça parte da avaliação comprometida com a aprendizagem do professor-aluno e se apóie na construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere esses mesmos princípios. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_8f223708cd8e19a77e0f6b0fa75b7c8d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6242
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e alunoPortfolio assessment in teacher education : strenghtening dialogue between teacher and studentAvaliação de aprendizagemProfessores - formaçãoApresentam-se resultados de uma pesquisa realizada no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Nesse curso se adota o portfólio como procedimento de avaliação. Discutem-se: a) as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio; b) as percepções dos professores-alunos sobre a construção do seu portfólio. Constatou-se que: o portfólio era um procedimento de avaliação anteriormente desconhecido por todo o grupo; inicialmente, houve resistência por parte de alguns professores-alunos quanto à sua construção, mas, à medida que o processo foi se desenvolvendo, tanto os mediadores como os professores-alunos foram adquirindo segurança quanto ao uso desse procedimento avaliativo. O portfólio passou a ser o eixo organizador do trabalho pedagógico do curso. Conclui-se que, para que o portfólio faça parte da avaliação comprometida com a aprendizagem do professor-aluno e se apóie na construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere esses mesmos princípios. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe article presents the results of a research conducted in the Pedagogy Course offered by the College of Education of the University of Brasília to in-service teachers who work in public elementary schools with grades one through four. The student-teachers are assessed by means of portfolios for evaluation procedure. The issues discussed are: a) the mediators' perceptions on student-teachers' reactions to the use of portfolios; b) the student-teacher's perceptions on the portfolio construction. It was noticed that: the use of the portfolio as an assessment procedure was previously unknown to the whole group; initially, there was resistance of some student-teachers regarding the portfolio construction, but as the process developed, the confidence not only of the mediators but also of the student-teachers increased; the portfolio became the organizer axle of the pedagogic course activities. In conclusion, for the portfolio to be part of the committed assessment process of student- teachers' learning and to be supported in construction, reflection, creativity, partnership, self-assessment and autonomy, it must be included in the pedagogical work that considers these same principles.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)2010-12-20T20:46:26Z2010-12-20T20:46:26Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação e Sociedade, Campinas, v.26, n.90, p.291-306, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n90/a13v2690.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73302005000100013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6242https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100013Villas Boas, Benigna Maria de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:14:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/6242Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:14:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno
Portfolio assessment in teacher education : strenghtening dialogue between teacher and student
title O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno
spellingShingle O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Avaliação de aprendizagem
Professores - formação
title_short O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno
title_full O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno
title_fullStr O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno
title_full_unstemmed O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno
title_sort O portfólio no curso de pedagogia : ampliando o diálogo entre professor e aluno
author Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
author_facet Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de aprendizagem
Professores - formação
topic Avaliação de aprendizagem
Professores - formação
description Apresentam-se resultados de uma pesquisa realizada no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Nesse curso se adota o portfólio como procedimento de avaliação. Discutem-se: a) as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio; b) as percepções dos professores-alunos sobre a construção do seu portfólio. Constatou-se que: o portfólio era um procedimento de avaliação anteriormente desconhecido por todo o grupo; inicialmente, houve resistência por parte de alguns professores-alunos quanto à sua construção, mas, à medida que o processo foi se desenvolvendo, tanto os mediadores como os professores-alunos foram adquirindo segurança quanto ao uso desse procedimento avaliativo. O portfólio passou a ser o eixo organizador do trabalho pedagógico do curso. Conclui-se que, para que o portfólio faça parte da avaliação comprometida com a aprendizagem do professor-aluno e se apóie na construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere esses mesmos princípios. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2010-12-20T20:46:26Z
2010-12-20T20:46:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação e Sociedade, Campinas, v.26, n.90, p.291-306, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n90/a13v2690.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73302005000100013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6242
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100013
identifier_str_mv VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educação e Sociedade, Campinas, v.26, n.90, p.291-306, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n90/a13v2690.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73302005000100013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6242
https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302005000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508252558262272