Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35715 |
Resumo: | A proposta deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por alunos do segundo Ano do Ensino Fundamental na faixa etária de 7 a 8 anos de idade, tendo como principal referencial teórico as teorias de Paulo Freire e Magda Soares, e o programa de formação Pró-Letramento. Tendo como temática o letramento e a alfabetização, adotei a abordagem qualitativa, pautando-me num processo dinâmico de estudos teóricos para alfabetização dos alunos, bem como, a abordagem sobre o planejamento e organização do trabalho do professor. Este trabalho possibilitou-me compreender que a alfabetização e o letramento são processos intrínsecos e indissociáveis e que, face à pluralidade de estímulos escritos, o professor precisa incentivar os alunos a explorar as diferentes possibilidades de dialogar com os textos e de participar de situações de leitura. A coleta de dados foi realizada por meio de observações e de anotações colhidas durante o estágio docente no 1º semestre de 2010, numa escola pública municipal de São Leopoldo, RS. A partir deste trabalho, verifiquei porque se torna essencial refletir sobre uma educação onde o professor precisa incentivar os alunos a explorar as diferentes possibilidades de dialogar com os textos e de participar de situações de leitura, assumindo um papel de orientador e facilitador na aprendizagem do aluno. |
id |
UFRGS-2_371a1a349a9277158cb376f74f2c6b37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35715 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Samberg, Maristela AntoniaMarques, Tânia Beatriz Iwaszko2011-12-20T01:19:35Z2010http://hdl.handle.net/10183/35715000816123A proposta deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por alunos do segundo Ano do Ensino Fundamental na faixa etária de 7 a 8 anos de idade, tendo como principal referencial teórico as teorias de Paulo Freire e Magda Soares, e o programa de formação Pró-Letramento. Tendo como temática o letramento e a alfabetização, adotei a abordagem qualitativa, pautando-me num processo dinâmico de estudos teóricos para alfabetização dos alunos, bem como, a abordagem sobre o planejamento e organização do trabalho do professor. Este trabalho possibilitou-me compreender que a alfabetização e o letramento são processos intrínsecos e indissociáveis e que, face à pluralidade de estímulos escritos, o professor precisa incentivar os alunos a explorar as diferentes possibilidades de dialogar com os textos e de participar de situações de leitura. A coleta de dados foi realizada por meio de observações e de anotações colhidas durante o estágio docente no 1º semestre de 2010, numa escola pública municipal de São Leopoldo, RS. A partir deste trabalho, verifiquei porque se torna essencial refletir sobre uma educação onde o professor precisa incentivar os alunos a explorar as diferentes possibilidades de dialogar com os textos e de participar de situações de leitura, assumindo um papel de orientador e facilitador na aprendizagem do aluno.application/pdfporAlfabetizaçãoLetramentoLeituraEscritaAlfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabéticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000816123.pdf000816123.pdfTexto completoapplication/pdf355787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35715/1/000816123.pdf49ca273d90bd05e2d00f726b23eed410MD51TEXT000816123.pdf.txt000816123.pdf.txtExtracted Texttext/plain74291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35715/2/000816123.pdf.txt7d64042693678b38afabc8e4c02e1345MD52THUMBNAIL000816123.pdf.jpg000816123.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35715/3/000816123.pdf.jpg40e4622f351444f8a61ec0632c7ff8bdMD5310183/357152018-10-11 08:45:24.032oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35715Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:45:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético |
title |
Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético |
spellingShingle |
Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético Samberg, Maristela Antonia Alfabetização Letramento Leitura Escrita |
title_short |
Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético |
title_full |
Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético |
title_fullStr |
Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético |
title_full_unstemmed |
Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético |
title_sort |
Alfabetizar letrando : produção de textos e domínio do código alfabético |
author |
Samberg, Maristela Antonia |
author_facet |
Samberg, Maristela Antonia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Samberg, Maristela Antonia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
contributor_str_mv |
Marques, Tânia Beatriz Iwaszko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Leitura Escrita |
topic |
Alfabetização Letramento Leitura Escrita |
description |
A proposta deste trabalho é apresentar algumas reflexões sobre o processo de aprendizagem da leitura e da escrita por alunos do segundo Ano do Ensino Fundamental na faixa etária de 7 a 8 anos de idade, tendo como principal referencial teórico as teorias de Paulo Freire e Magda Soares, e o programa de formação Pró-Letramento. Tendo como temática o letramento e a alfabetização, adotei a abordagem qualitativa, pautando-me num processo dinâmico de estudos teóricos para alfabetização dos alunos, bem como, a abordagem sobre o planejamento e organização do trabalho do professor. Este trabalho possibilitou-me compreender que a alfabetização e o letramento são processos intrínsecos e indissociáveis e que, face à pluralidade de estímulos escritos, o professor precisa incentivar os alunos a explorar as diferentes possibilidades de dialogar com os textos e de participar de situações de leitura. A coleta de dados foi realizada por meio de observações e de anotações colhidas durante o estágio docente no 1º semestre de 2010, numa escola pública municipal de São Leopoldo, RS. A partir deste trabalho, verifiquei porque se torna essencial refletir sobre uma educação onde o professor precisa incentivar os alunos a explorar as diferentes possibilidades de dialogar com os textos e de participar de situações de leitura, assumindo um papel de orientador e facilitador na aprendizagem do aluno. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35715 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000816123 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35715 |
identifier_str_mv |
000816123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35715/1/000816123.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35715/2/000816123.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35715/3/000816123.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
49ca273d90bd05e2d00f726b23eed410 7d64042693678b38afabc8e4c02e1345 40e4622f351444f8a61ec0632c7ff8bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447069120266240 |