Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alavarse, Ocimar M.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bravo, Maria Helena, Machado, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1900
Resumo: Neste artigo aborda-se a implantação de sistemas municipais de avaliação em quatro municípios paulistas. São destacados elementos da avaliação de sistema que evidenciam sua articulação com a valorização da qualidade do ensino em diferentes concepções. Os resultados obtidos pelas redes que compõem o escopo do estudo e os contornos de seus sistemas próprios de avaliação são realçados para demonstrar possíveis incrementos na qualidade do ensino. Por fim, conclui-se que a avaliação externa, concebida como um processo amplo que envolve escolhas técnicas, políticas e ideológicas, é um importante instrumento para o acompanhamento de alunos e escolas e a tomada de decisões. Porém, além de se enfatizar a necessidade de novos estudos em face das tendências constatadas, recomenda-se cautela para afastar eventuais efeitos negativos, como transferência de responsabilidades e comprometimento da qualidade de seus próprios resultados.
id FCC-2_1fa712c92c665efa200988b8d08603e0
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1900
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendênciasAvaliação ExternaQualidade do EnsinoPolíticas EducacionaisNeste artigo aborda-se a implantação de sistemas municipais de avaliação em quatro municípios paulistas. São destacados elementos da avaliação de sistema que evidenciam sua articulação com a valorização da qualidade do ensino em diferentes concepções. Os resultados obtidos pelas redes que compõem o escopo do estudo e os contornos de seus sistemas próprios de avaliação são realçados para demonstrar possíveis incrementos na qualidade do ensino. Por fim, conclui-se que a avaliação externa, concebida como um processo amplo que envolve escolhas técnicas, políticas e ideológicas, é um importante instrumento para o acompanhamento de alunos e escolas e a tomada de decisões. Porém, além de se enfatizar a necessidade de novos estudos em face das tendências constatadas, recomenda-se cautela para afastar eventuais efeitos negativos, como transferência de responsabilidades e comprometimento da qualidade de seus próprios resultados.Fundação Carlos Chagas2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/190010.18222/eae245420131900Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 12-31Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 54 (2013); 12-31Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 12-31Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 54 (2013); 12-31Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 54 (2013); 12-311984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1900/1882Alavarse, Ocimar M.Bravo, Maria HelenaMachado, Cristianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:34:20Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1900Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:34:20Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências
title Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências
spellingShingle Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências
Alavarse, Ocimar M.
Avaliação Externa
Qualidade do Ensino
Políticas Educacionais
title_short Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências
title_full Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências
title_fullStr Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências
title_full_unstemmed Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências
title_sort Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências
author Alavarse, Ocimar M.
author_facet Alavarse, Ocimar M.
Bravo, Maria Helena
Machado, Cristiane
author_role author
author2 Bravo, Maria Helena
Machado, Cristiane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alavarse, Ocimar M.
Bravo, Maria Helena
Machado, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Externa
Qualidade do Ensino
Políticas Educacionais
topic Avaliação Externa
Qualidade do Ensino
Políticas Educacionais
description Neste artigo aborda-se a implantação de sistemas municipais de avaliação em quatro municípios paulistas. São destacados elementos da avaliação de sistema que evidenciam sua articulação com a valorização da qualidade do ensino em diferentes concepções. Os resultados obtidos pelas redes que compõem o escopo do estudo e os contornos de seus sistemas próprios de avaliação são realçados para demonstrar possíveis incrementos na qualidade do ensino. Por fim, conclui-se que a avaliação externa, concebida como um processo amplo que envolve escolhas técnicas, políticas e ideológicas, é um importante instrumento para o acompanhamento de alunos e escolas e a tomada de decisões. Porém, além de se enfatizar a necessidade de novos estudos em face das tendências constatadas, recomenda-se cautela para afastar eventuais efeitos negativos, como transferência de responsabilidades e comprometimento da qualidade de seus próprios resultados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1900
10.18222/eae245420131900
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1900
identifier_str_mv 10.18222/eae245420131900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1900/1882
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 12-31
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 Núm. 54 (2013); 12-31
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 24 No. 54 (2013); 12-31
Estudos em Avaliação Educacional; V. 24 N. 54 (2013); 12-31
Estudos em Avaliação Educacional; v. 24 n. 54 (2013); 12-31
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419745742848