O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento Língua Portuguesa e Literatura: relevante ou passível de refutação?.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mildne, Telma
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Silva, Alexssandro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2191
Resumo: O artigo desenvolve reflexões sobre características de processos e sistemas de Verificação de Resultados Educacionais, bem como de Avaliação de Resultados Educacionais. Ratifica, argumentativamente, que o ENEM e os Concursos Vestibulares não caracterizam situação de avaliação de resultados educacionais, mas sim, e decisivamente, de aferição/verificação desses resultados. Nessa configuração, ambos constituem mecanismos seletivos sócio-educacionais para além da Educação Básica. À luz do objetivo fundamental do ENEM indica que, considerada a Área de Conhecimento “Língua Portuguesa e Literatura”, os itens das provas do ENEM 1998 - 2000 apresentam relativa ausência de Validade de Conteúdo. Desse modo, sugere que urge realizar investigações sistemáticas e abrangentes sobre a validade de conteúdo das provas do ENEM, relativamente a todas as Áreas de Conhecimento nela abordadas.
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