O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento Língua Portuguesa e Literatura: relevante ou passível de refutação?.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2191 |
Resumo: | O artigo desenvolve reflexões sobre características de processos e sistemas de Verificação de Resultados Educacionais, bem como de Avaliação de Resultados Educacionais. Ratifica, argumentativamente, que o ENEM e os Concursos Vestibulares não caracterizam situação de avaliação de resultados educacionais, mas sim, e decisivamente, de aferição/verificação desses resultados. Nessa configuração, ambos constituem mecanismos seletivos sócio-educacionais para além da Educação Básica. À luz do objetivo fundamental do ENEM indica que, considerada a Área de Conhecimento “Língua Portuguesa e Literatura”, os itens das provas do ENEM 1998 - 2000 apresentam relativa ausência de Validade de Conteúdo. Desse modo, sugere que urge realizar investigações sistemáticas e abrangentes sobre a validade de conteúdo das provas do ENEM, relativamente a todas as Áreas de Conhecimento nela abordadas. |
id |
FCC-2_28b89e73d67c973a5a2836399ef4f64a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2191 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento Língua Portuguesa e Literatura: relevante ou passível de refutação?.ENEM/Exame Nacional do Ensino MédioVerificação de resultados educacionaisValidade de conteúdoConcurso vestibularO artigo desenvolve reflexões sobre características de processos e sistemas de Verificação de Resultados Educacionais, bem como de Avaliação de Resultados Educacionais. Ratifica, argumentativamente, que o ENEM e os Concursos Vestibulares não caracterizam situação de avaliação de resultados educacionais, mas sim, e decisivamente, de aferição/verificação desses resultados. Nessa configuração, ambos constituem mecanismos seletivos sócio-educacionais para além da Educação Básica. À luz do objetivo fundamental do ENEM indica que, considerada a Área de Conhecimento “Língua Portuguesa e Literatura”, os itens das provas do ENEM 1998 - 2000 apresentam relativa ausência de Validade de Conteúdo. Desse modo, sugere que urge realizar investigações sistemáticas e abrangentes sobre a validade de conteúdo das provas do ENEM, relativamente a todas as Áreas de Conhecimento nela abordadas.Fundação Carlos Chagas2002-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/219110.18222/eae02520022191Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 43-76Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 43-76Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 43-76Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 43-76Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 43-761984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2191/2148Copyright (c) 2002 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMildne, TelmaSilva, Alexssandro da2022-03-11T14:38:02Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2191Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2022-03-11T14:38:02Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento Língua Portuguesa e Literatura: relevante ou passível de refutação?. |
title |
O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento Língua Portuguesa e Literatura: relevante ou passível de refutação?. |
spellingShingle |
O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento Língua Portuguesa e Literatura: relevante ou passível de refutação?. Mildne, Telma ENEM/Exame Nacional do Ensino Médio Verificação de resultados educacionais Validade de conteúdo Concurso vestibular |
title_short |
O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento Língua Portuguesa e Literatura: relevante ou passível de refutação?. |
title_full |
O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento Língua Portuguesa e Literatura: relevante ou passível de refutação?. |
title_fullStr |
O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento Língua Portuguesa e Literatura: relevante ou passível de refutação?. |
title_full_unstemmed |
O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento Língua Portuguesa e Literatura: relevante ou passível de refutação?. |
title_sort |
O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento Língua Portuguesa e Literatura: relevante ou passível de refutação?. |
author |
Mildne, Telma |
author_facet |
Mildne, Telma Silva, Alexssandro da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Alexssandro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mildne, Telma Silva, Alexssandro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENEM/Exame Nacional do Ensino Médio Verificação de resultados educacionais Validade de conteúdo Concurso vestibular |
topic |
ENEM/Exame Nacional do Ensino Médio Verificação de resultados educacionais Validade de conteúdo Concurso vestibular |
description |
O artigo desenvolve reflexões sobre características de processos e sistemas de Verificação de Resultados Educacionais, bem como de Avaliação de Resultados Educacionais. Ratifica, argumentativamente, que o ENEM e os Concursos Vestibulares não caracterizam situação de avaliação de resultados educacionais, mas sim, e decisivamente, de aferição/verificação desses resultados. Nessa configuração, ambos constituem mecanismos seletivos sócio-educacionais para além da Educação Básica. À luz do objetivo fundamental do ENEM indica que, considerada a Área de Conhecimento “Língua Portuguesa e Literatura”, os itens das provas do ENEM 1998 - 2000 apresentam relativa ausência de Validade de Conteúdo. Desse modo, sugere que urge realizar investigações sistemáticas e abrangentes sobre a validade de conteúdo das provas do ENEM, relativamente a todas as Áreas de Conhecimento nela abordadas. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2191 10.18222/eae02520022191 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2191 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02520022191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2191/2148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2002 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2002 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 43-76 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 25 (2002); 43-76 Estudos em Avaliação Educacional; No. 25 (2002); 43-76 Estudos em Avaliação Educacional; N. 25 (2002); 43-76 Estudos em Avaliação Educacional; n. 25 (2002); 43-76 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420705189888 |