Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1917 |
Resumo: | Este estudo, cujo objeto é o programa de formação continuada Letra e Vida, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo a professores alfabetizadores entre 2003 e 2006, avaliou os impactos do Programa nos resultados de desempenho dos alunos de 1ª série em 2007, mensurados pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e nas concepções e práticas de alfabetização dos professores que dele participaram. Para o desenvolvimento do trabalho, aplicou-se o método misto, no qual se combinaram dados quantitativos e qualitativos. As análises estatísticas do estudo original contemplaram a triangulação dos resultados das análises de regressão linear múltipla, realizadas com base na comparação dos resultados de alunos de escolas com diferentes proporções de professores que participaram do curso, e de estudos baseados em árvores de decisão. |
id |
FCC-2_2ab7f785cdbcc4a5bb5213f5a012380b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1917 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológicaPrograma Letra e VidaAvaliação do ProgramaAnálise de DadosEducação ContinuadaEste estudo, cujo objeto é o programa de formação continuada Letra e Vida, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo a professores alfabetizadores entre 2003 e 2006, avaliou os impactos do Programa nos resultados de desempenho dos alunos de 1ª série em 2007, mensurados pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e nas concepções e práticas de alfabetização dos professores que dele participaram. Para o desenvolvimento do trabalho, aplicou-se o método misto, no qual se combinaram dados quantitativos e qualitativos. As análises estatísticas do estudo original contemplaram a triangulação dos resultados das análises de regressão linear múltipla, realizadas com base na comparação dos resultados de alunos de escolas com diferentes proporções de professores que participaram do curso, e de estudos baseados em árvores de decisão.Fundação Carlos Chagas2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/191710.18222/eae235320121917Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 104-125Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 104-125Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 104-125Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 104-125Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 104-1251984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1917/1901Bauer, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:33:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1917Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:33:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica |
title |
Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica |
spellingShingle |
Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica Bauer, Adriana Programa Letra e Vida Avaliação do Programa Análise de Dados Educação Continuada |
title_short |
Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica |
title_full |
Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica |
title_fullStr |
Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica |
title_full_unstemmed |
Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica |
title_sort |
Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica |
author |
Bauer, Adriana |
author_facet |
Bauer, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bauer, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Letra e Vida Avaliação do Programa Análise de Dados Educação Continuada |
topic |
Programa Letra e Vida Avaliação do Programa Análise de Dados Educação Continuada |
description |
Este estudo, cujo objeto é o programa de formação continuada Letra e Vida, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo a professores alfabetizadores entre 2003 e 2006, avaliou os impactos do Programa nos resultados de desempenho dos alunos de 1ª série em 2007, mensurados pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e nas concepções e práticas de alfabetização dos professores que dele participaram. Para o desenvolvimento do trabalho, aplicou-se o método misto, no qual se combinaram dados quantitativos e qualitativos. As análises estatísticas do estudo original contemplaram a triangulação dos resultados das análises de regressão linear múltipla, realizadas com base na comparação dos resultados de alunos de escolas com diferentes proporções de professores que participaram do curso, e de estudos baseados em árvores de decisão. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1917 10.18222/eae235320121917 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1917 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235320121917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1917/1901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 104-125 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 104-125 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 104-125 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 104-125 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 104-125 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419773005824 |