Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauer, Adriana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1917
Resumo: Este estudo, cujo objeto é o programa de formação continuada Letra e Vida, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo a professores alfabetizadores entre 2003 e 2006, avaliou os impactos do Programa nos resultados de desempenho dos alunos de 1ª série em 2007, mensurados pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e nas concepções e práticas de alfabetização dos professores que dele participaram. Para o desenvolvimento do trabalho, aplicou-se o método misto, no qual se combinaram dados quantitativos e qualitativos. As análises estatísticas do estudo original contemplaram a triangulação dos resultados das análises de regressão linear múltipla, realizadas com base na comparação dos resultados de alunos de escolas com diferentes proporções de professores que participaram do curso, e de estudos baseados em árvores de decisão.
id FCC-2_2ab7f785cdbcc4a5bb5213f5a012380b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1917
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológicaPrograma Letra e VidaAvaliação do ProgramaAnálise de DadosEducação ContinuadaEste estudo, cujo objeto é o programa de formação continuada Letra e Vida, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo a professores alfabetizadores entre 2003 e 2006, avaliou os impactos do Programa nos resultados de desempenho dos alunos de 1ª série em 2007, mensurados pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e nas concepções e práticas de alfabetização dos professores que dele participaram. Para o desenvolvimento do trabalho, aplicou-se o método misto, no qual se combinaram dados quantitativos e qualitativos. As análises estatísticas do estudo original contemplaram a triangulação dos resultados das análises de regressão linear múltipla, realizadas com base na comparação dos resultados de alunos de escolas com diferentes proporções de professores que participaram do curso, e de estudos baseados em árvores de decisão.Fundação Carlos Chagas2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/191710.18222/eae235320121917Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 104-125Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 104-125Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 104-125Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 104-125Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 104-1251984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1917/1901Bauer, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:33:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1917Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:33:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica
title Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica
spellingShingle Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica
Bauer, Adriana
Programa Letra e Vida
Avaliação do Programa
Análise de Dados
Educação Continuada
title_short Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica
title_full Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica
title_fullStr Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica
title_full_unstemmed Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica
title_sort Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica
author Bauer, Adriana
author_facet Bauer, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bauer, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Letra e Vida
Avaliação do Programa
Análise de Dados
Educação Continuada
topic Programa Letra e Vida
Avaliação do Programa
Análise de Dados
Educação Continuada
description Este estudo, cujo objeto é o programa de formação continuada Letra e Vida, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo a professores alfabetizadores entre 2003 e 2006, avaliou os impactos do Programa nos resultados de desempenho dos alunos de 1ª série em 2007, mensurados pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e nas concepções e práticas de alfabetização dos professores que dele participaram. Para o desenvolvimento do trabalho, aplicou-se o método misto, no qual se combinaram dados quantitativos e qualitativos. As análises estatísticas do estudo original contemplaram a triangulação dos resultados das análises de regressão linear múltipla, realizadas com base na comparação dos resultados de alunos de escolas com diferentes proporções de professores que participaram do curso, e de estudos baseados em árvores de decisão.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1917
10.18222/eae235320121917
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1917
identifier_str_mv 10.18222/eae235320121917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1917/1901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 104-125
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 104-125
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 104-125
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 104-125
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 104-125
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419773005824