Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Adelina de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1986
Resumo: O presente trabalho apresenta e discute uma experiência bem-sucedida de avaliação formativa no contexto do ensino superior. Ao inverter a posição tradicional do avaliador-professor e do avaliado-estudante, ele trata da avaliação do desempenho docente realizada pelo aluno como uma experiência formativa para ambos. O projeto avaliativo é desenvolvido há cerca de três anos em uma faculdade de direito da cidade de São Paulo e recorre a três métodos distintos: entrevista reflexiva coletiva, questionário e legitimação (ressignificação) dos resultados. A experiência tem se mostrado valiosa para educadores e alunos que, além de participarem de forma ativa das reflexões acerca da faculdade, podem fazer escolhas em suas trajetórias acadêmicas com base nas avaliações realizadas. Apesar de o presente trabalho evidenciar a importância da participação dos estudantes, dele é possível depreender que a avaliação do desempenho docente não deve ser realizada exclusivamente pelo aluno, devendo ser combinada a avaliações por pares, à autoavaliação do professor e à avaliação de outros tipos de atividade docente que não exclusivamente aquelas relacionadas às situações de sala de aula.
id FCC-2_2ae9d809aa10bb1c66ef1f75823fa6d1
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1986
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professoresAvaliação de professoresAvaliação formativaEnsino superiorProfessoresO presente trabalho apresenta e discute uma experiência bem-sucedida de avaliação formativa no contexto do ensino superior. Ao inverter a posição tradicional do avaliador-professor e do avaliado-estudante, ele trata da avaliação do desempenho docente realizada pelo aluno como uma experiência formativa para ambos. O projeto avaliativo é desenvolvido há cerca de três anos em uma faculdade de direito da cidade de São Paulo e recorre a três métodos distintos: entrevista reflexiva coletiva, questionário e legitimação (ressignificação) dos resultados. A experiência tem se mostrado valiosa para educadores e alunos que, além de participarem de forma ativa das reflexões acerca da faculdade, podem fazer escolhas em suas trajetórias acadêmicas com base nas avaliações realizadas. Apesar de o presente trabalho evidenciar a importância da participação dos estudantes, dele é possível depreender que a avaliação do desempenho docente não deve ser realizada exclusivamente pelo aluno, devendo ser combinada a avaliações por pares, à autoavaliação do professor e à avaliação de outros tipos de atividade docente que não exclusivamente aquelas relacionadas às situações de sala de aula.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/198610.18222/eae224820111986Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 11-28Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 11-28Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 11-28Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 11-28Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 11-281984-932X0103-683110.18222/eae.v22i48reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1986/1960Novaes, Adelina de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:28:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1986Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:28:17Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores
title Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores
spellingShingle Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores
Novaes, Adelina de Oliveira
Avaliação de professores
Avaliação formativa
Ensino superior
Professores
title_short Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores
title_full Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores
title_fullStr Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores
title_full_unstemmed Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores
title_sort Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores
author Novaes, Adelina de Oliveira
author_facet Novaes, Adelina de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Adelina de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de professores
Avaliação formativa
Ensino superior
Professores
topic Avaliação de professores
Avaliação formativa
Ensino superior
Professores
description O presente trabalho apresenta e discute uma experiência bem-sucedida de avaliação formativa no contexto do ensino superior. Ao inverter a posição tradicional do avaliador-professor e do avaliado-estudante, ele trata da avaliação do desempenho docente realizada pelo aluno como uma experiência formativa para ambos. O projeto avaliativo é desenvolvido há cerca de três anos em uma faculdade de direito da cidade de São Paulo e recorre a três métodos distintos: entrevista reflexiva coletiva, questionário e legitimação (ressignificação) dos resultados. A experiência tem se mostrado valiosa para educadores e alunos que, além de participarem de forma ativa das reflexões acerca da faculdade, podem fazer escolhas em suas trajetórias acadêmicas com base nas avaliações realizadas. Apesar de o presente trabalho evidenciar a importância da participação dos estudantes, dele é possível depreender que a avaliação do desempenho docente não deve ser realizada exclusivamente pelo aluno, devendo ser combinada a avaliações por pares, à autoavaliação do professor e à avaliação de outros tipos de atividade docente que não exclusivamente aquelas relacionadas às situações de sala de aula.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1986
10.18222/eae224820111986
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1986
identifier_str_mv 10.18222/eae224820111986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1986/1960
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 11-28
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 11-28
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 11-28
Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 11-28
Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 11-28
1984-932X
0103-6831
10.18222/eae.v22i48
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419854794752