Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1986 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta e discute uma experiência bem-sucedida de avaliação formativa no contexto do ensino superior. Ao inverter a posição tradicional do avaliador-professor e do avaliado-estudante, ele trata da avaliação do desempenho docente realizada pelo aluno como uma experiência formativa para ambos. O projeto avaliativo é desenvolvido há cerca de três anos em uma faculdade de direito da cidade de São Paulo e recorre a três métodos distintos: entrevista reflexiva coletiva, questionário e legitimação (ressignificação) dos resultados. A experiência tem se mostrado valiosa para educadores e alunos que, além de participarem de forma ativa das reflexões acerca da faculdade, podem fazer escolhas em suas trajetórias acadêmicas com base nas avaliações realizadas. Apesar de o presente trabalho evidenciar a importância da participação dos estudantes, dele é possível depreender que a avaliação do desempenho docente não deve ser realizada exclusivamente pelo aluno, devendo ser combinada a avaliações por pares, à autoavaliação do professor e à avaliação de outros tipos de atividade docente que não exclusivamente aquelas relacionadas às situações de sala de aula. |
id |
FCC-2_2ae9d809aa10bb1c66ef1f75823fa6d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1986 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professoresAvaliação de professoresAvaliação formativaEnsino superiorProfessoresO presente trabalho apresenta e discute uma experiência bem-sucedida de avaliação formativa no contexto do ensino superior. Ao inverter a posição tradicional do avaliador-professor e do avaliado-estudante, ele trata da avaliação do desempenho docente realizada pelo aluno como uma experiência formativa para ambos. O projeto avaliativo é desenvolvido há cerca de três anos em uma faculdade de direito da cidade de São Paulo e recorre a três métodos distintos: entrevista reflexiva coletiva, questionário e legitimação (ressignificação) dos resultados. A experiência tem se mostrado valiosa para educadores e alunos que, além de participarem de forma ativa das reflexões acerca da faculdade, podem fazer escolhas em suas trajetórias acadêmicas com base nas avaliações realizadas. Apesar de o presente trabalho evidenciar a importância da participação dos estudantes, dele é possível depreender que a avaliação do desempenho docente não deve ser realizada exclusivamente pelo aluno, devendo ser combinada a avaliações por pares, à autoavaliação do professor e à avaliação de outros tipos de atividade docente que não exclusivamente aquelas relacionadas às situações de sala de aula.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/198610.18222/eae224820111986Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 11-28Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 11-28Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 11-28Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 11-28Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 11-281984-932X0103-683110.18222/eae.v22i48reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1986/1960Novaes, Adelina de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:28:17Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1986Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:28:17Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores |
title |
Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores |
spellingShingle |
Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores Novaes, Adelina de Oliveira Avaliação de professores Avaliação formativa Ensino superior Professores |
title_short |
Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores |
title_full |
Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores |
title_fullStr |
Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores |
title_full_unstemmed |
Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores |
title_sort |
Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores |
author |
Novaes, Adelina de Oliveira |
author_facet |
Novaes, Adelina de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novaes, Adelina de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de professores Avaliação formativa Ensino superior Professores |
topic |
Avaliação de professores Avaliação formativa Ensino superior Professores |
description |
O presente trabalho apresenta e discute uma experiência bem-sucedida de avaliação formativa no contexto do ensino superior. Ao inverter a posição tradicional do avaliador-professor e do avaliado-estudante, ele trata da avaliação do desempenho docente realizada pelo aluno como uma experiência formativa para ambos. O projeto avaliativo é desenvolvido há cerca de três anos em uma faculdade de direito da cidade de São Paulo e recorre a três métodos distintos: entrevista reflexiva coletiva, questionário e legitimação (ressignificação) dos resultados. A experiência tem se mostrado valiosa para educadores e alunos que, além de participarem de forma ativa das reflexões acerca da faculdade, podem fazer escolhas em suas trajetórias acadêmicas com base nas avaliações realizadas. Apesar de o presente trabalho evidenciar a importância da participação dos estudantes, dele é possível depreender que a avaliação do desempenho docente não deve ser realizada exclusivamente pelo aluno, devendo ser combinada a avaliações por pares, à autoavaliação do professor e à avaliação de outros tipos de atividade docente que não exclusivamente aquelas relacionadas às situações de sala de aula. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1986 10.18222/eae224820111986 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1986 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae224820111986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1986/1960 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 11-28 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 48 (2011); 11-28 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 48 (2011); 11-28 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 48 (2011); 11-28 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 48 (2011); 11-28 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v22i48 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419854794752 |