A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Marli Cardoso
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Carvalho,Lizete Maria Orquiza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172004000100010
Resumo: Este artigo analisa um processo reflexivo vivido ao longo de uma trajetória de desenvolvimento de jogos, sobre questões de Física, que foram criados por iniciativa de uma professora (MCF), em diferentes realidades do ensino médio. Duas fases foram identificadas: a primeira representou uma busca para tornar o ensino de física prazeroso; a segunda, sob influência da perspectiva teórica de Paul Black, materializou-se em resposta a uma indagação, feita pela professora, sobre quais elementos da avaliação formativa poderiam ser trabalhados no jogo. A análise também revelou que as influências interpessoais e teóricas vivenciadas pela professora, na segunda fase, foram determinantes para que, ao final da trajetória, ela pudesse reconhecer-se como uma "professora reflexiva".
id SBF-1_ca307f843e2a50a09e3d3a990c256d21
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172004000100010
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professorjogosEnsino Médioavaliação formativaprofessora reflexivaEste artigo analisa um processo reflexivo vivido ao longo de uma trajetória de desenvolvimento de jogos, sobre questões de Física, que foram criados por iniciativa de uma professora (MCF), em diferentes realidades do ensino médio. Duas fases foram identificadas: a primeira representou uma busca para tornar o ensino de física prazeroso; a segunda, sob influência da perspectiva teórica de Paul Black, materializou-se em resposta a uma indagação, feita pela professora, sobre quais elementos da avaliação formativa poderiam ser trabalhados no jogo. A análise também revelou que as influências interpessoais e teóricas vivenciadas pela professora, na segunda fase, foram determinantes para que, ao final da trajetória, ela pudesse reconhecer-se como uma "professora reflexiva".Sociedade Brasileira de Física2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172004000100010Revista Brasileira de Ensino de Física v.26 n.1 2004reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172004000100010info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Marli CardosoCarvalho,Lizete Maria Orquiza depor2004-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172004000100010Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2004-07-24T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
title A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
spellingShingle A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
Ferreira,Marli Cardoso
jogos
Ensino Médio
avaliação formativa
professora reflexiva
title_short A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
title_full A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
title_fullStr A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
title_full_unstemmed A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
title_sort A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor
author Ferreira,Marli Cardoso
author_facet Ferreira,Marli Cardoso
Carvalho,Lizete Maria Orquiza de
author_role author
author2 Carvalho,Lizete Maria Orquiza de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Marli Cardoso
Carvalho,Lizete Maria Orquiza de
dc.subject.por.fl_str_mv jogos
Ensino Médio
avaliação formativa
professora reflexiva
topic jogos
Ensino Médio
avaliação formativa
professora reflexiva
description Este artigo analisa um processo reflexivo vivido ao longo de uma trajetória de desenvolvimento de jogos, sobre questões de Física, que foram criados por iniciativa de uma professora (MCF), em diferentes realidades do ensino médio. Duas fases foram identificadas: a primeira representou uma busca para tornar o ensino de física prazeroso; a segunda, sob influência da perspectiva teórica de Paul Black, materializou-se em resposta a uma indagação, feita pela professora, sobre quais elementos da avaliação formativa poderiam ser trabalhados no jogo. A análise também revelou que as influências interpessoais e teóricas vivenciadas pela professora, na segunda fase, foram determinantes para que, ao final da trajetória, ela pudesse reconhecer-se como uma "professora reflexiva".
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172004000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172004000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172004000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.26 n.1 2004
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122419346145280