O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Sanny S. da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2465
Resumo: O artigo trata de um estudo em desenvolviemnto sobre a pesquisa como conteúdo currícular dos cirsos de formação de professores para as educação básica no Brasil, em especial os de pedagogia, no contexto das políticas governamentais e das reformas edicacionais iniciadas na década de 1990. O trabalho aponta algumas caracteristicas socioeconômicas e culturais dos estudantes que almejam se tornar professores do ensino fundamental no país e discute a introdução da pesquisa nos currrículos de pedagogia, contrastando o modo como ela é apresentada nos documentos oficiais com as conce~ções sustentadas pelos autores de referência deste tema. O texto apresenta dados qualitativos obtidos em discussões realizadas num grupo focal com estudantes concluintes do curso de pedagogia a rspeito da experiência de envolvimento com a pesquisa no contexto de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A autora conclui com algumas reflexões acerca da necessidade de levar em cinsideração tanto ps aspectos subjetivos como as caracteristicas socioculturais dos alunos na análise a respeito da importancia (ou não) da pesquisa nos cursos de formação inicial de professores.
id FCC-2_3313720e19fb9b2a71cd6444b6ce8311
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2465
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogiaFormação de professoresPesquisadoresPedagogiaEnsino superiorO artigo trata de um estudo em desenvolviemnto sobre a pesquisa como conteúdo currícular dos cirsos de formação de professores para as educação básica no Brasil, em especial os de pedagogia, no contexto das políticas governamentais e das reformas edicacionais iniciadas na década de 1990. O trabalho aponta algumas caracteristicas socioeconômicas e culturais dos estudantes que almejam se tornar professores do ensino fundamental no país e discute a introdução da pesquisa nos currrículos de pedagogia, contrastando o modo como ela é apresentada nos documentos oficiais com as conce~ções sustentadas pelos autores de referência deste tema. O texto apresenta dados qualitativos obtidos em discussões realizadas num grupo focal com estudantes concluintes do curso de pedagogia a rspeito da experiência de envolvimento com a pesquisa no contexto de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A autora conclui com algumas reflexões acerca da necessidade de levar em cinsideração tanto ps aspectos subjetivos como as caracteristicas socioculturais dos alunos na análise a respeito da importancia (ou não) da pesquisa nos cursos de formação inicial de professores.Fundação Carlos Chagas2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/246510.18222/eae214720102465Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 591-610Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 591-610Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 591-610Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 591-610Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 591-6101984-932X0103-683110.18222/eae.v21i47reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2465/2420Rosa, Sanny S. dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:26Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2465Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:26Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia
title O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia
spellingShingle O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia
Rosa, Sanny S. da
Formação de professores
Pesquisadores
Pedagogia
Ensino superior
title_short O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia
title_full O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia
title_fullStr O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia
title_full_unstemmed O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia
title_sort O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia
author Rosa, Sanny S. da
author_facet Rosa, Sanny S. da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Sanny S. da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Pesquisadores
Pedagogia
Ensino superior
topic Formação de professores
Pesquisadores
Pedagogia
Ensino superior
description O artigo trata de um estudo em desenvolviemnto sobre a pesquisa como conteúdo currícular dos cirsos de formação de professores para as educação básica no Brasil, em especial os de pedagogia, no contexto das políticas governamentais e das reformas edicacionais iniciadas na década de 1990. O trabalho aponta algumas caracteristicas socioeconômicas e culturais dos estudantes que almejam se tornar professores do ensino fundamental no país e discute a introdução da pesquisa nos currrículos de pedagogia, contrastando o modo como ela é apresentada nos documentos oficiais com as conce~ções sustentadas pelos autores de referência deste tema. O texto apresenta dados qualitativos obtidos em discussões realizadas num grupo focal com estudantes concluintes do curso de pedagogia a rspeito da experiência de envolvimento com a pesquisa no contexto de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A autora conclui com algumas reflexões acerca da necessidade de levar em cinsideração tanto ps aspectos subjetivos como as caracteristicas socioculturais dos alunos na análise a respeito da importancia (ou não) da pesquisa nos cursos de formação inicial de professores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2465
10.18222/eae214720102465
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2465
identifier_str_mv 10.18222/eae214720102465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2465/2420
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 591-610
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 591-610
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 591-610
Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 591-610
Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 591-610
1984-932X
0103-6831
10.18222/eae.v21i47
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421497913344