O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2465 |
Resumo: | O artigo trata de um estudo em desenvolviemnto sobre a pesquisa como conteúdo currícular dos cirsos de formação de professores para as educação básica no Brasil, em especial os de pedagogia, no contexto das políticas governamentais e das reformas edicacionais iniciadas na década de 1990. O trabalho aponta algumas caracteristicas socioeconômicas e culturais dos estudantes que almejam se tornar professores do ensino fundamental no país e discute a introdução da pesquisa nos currrículos de pedagogia, contrastando o modo como ela é apresentada nos documentos oficiais com as conce~ções sustentadas pelos autores de referência deste tema. O texto apresenta dados qualitativos obtidos em discussões realizadas num grupo focal com estudantes concluintes do curso de pedagogia a rspeito da experiência de envolvimento com a pesquisa no contexto de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A autora conclui com algumas reflexões acerca da necessidade de levar em cinsideração tanto ps aspectos subjetivos como as caracteristicas socioculturais dos alunos na análise a respeito da importancia (ou não) da pesquisa nos cursos de formação inicial de professores. |
id |
FCC-2_3313720e19fb9b2a71cd6444b6ce8311 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2465 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogiaFormação de professoresPesquisadoresPedagogiaEnsino superiorO artigo trata de um estudo em desenvolviemnto sobre a pesquisa como conteúdo currícular dos cirsos de formação de professores para as educação básica no Brasil, em especial os de pedagogia, no contexto das políticas governamentais e das reformas edicacionais iniciadas na década de 1990. O trabalho aponta algumas caracteristicas socioeconômicas e culturais dos estudantes que almejam se tornar professores do ensino fundamental no país e discute a introdução da pesquisa nos currrículos de pedagogia, contrastando o modo como ela é apresentada nos documentos oficiais com as conce~ções sustentadas pelos autores de referência deste tema. O texto apresenta dados qualitativos obtidos em discussões realizadas num grupo focal com estudantes concluintes do curso de pedagogia a rspeito da experiência de envolvimento com a pesquisa no contexto de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A autora conclui com algumas reflexões acerca da necessidade de levar em cinsideração tanto ps aspectos subjetivos como as caracteristicas socioculturais dos alunos na análise a respeito da importancia (ou não) da pesquisa nos cursos de formação inicial de professores.Fundação Carlos Chagas2010-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/246510.18222/eae214720102465Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 591-610Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 591-610Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 591-610Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 591-610Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 591-6101984-932X0103-683110.18222/eae.v21i47reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2465/2420Rosa, Sanny S. dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:08:26Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2465Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:08:26Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia |
title |
O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia |
spellingShingle |
O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia Rosa, Sanny S. da Formação de professores Pesquisadores Pedagogia Ensino superior |
title_short |
O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia |
title_full |
O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia |
title_fullStr |
O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia |
title_full_unstemmed |
O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia |
title_sort |
O sentido da pesquisa na formação inicial de professores políticas e práticas do curso de pedagogia |
author |
Rosa, Sanny S. da |
author_facet |
Rosa, Sanny S. da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Sanny S. da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Pesquisadores Pedagogia Ensino superior |
topic |
Formação de professores Pesquisadores Pedagogia Ensino superior |
description |
O artigo trata de um estudo em desenvolviemnto sobre a pesquisa como conteúdo currícular dos cirsos de formação de professores para as educação básica no Brasil, em especial os de pedagogia, no contexto das políticas governamentais e das reformas edicacionais iniciadas na década de 1990. O trabalho aponta algumas caracteristicas socioeconômicas e culturais dos estudantes que almejam se tornar professores do ensino fundamental no país e discute a introdução da pesquisa nos currrículos de pedagogia, contrastando o modo como ela é apresentada nos documentos oficiais com as conce~ções sustentadas pelos autores de referência deste tema. O texto apresenta dados qualitativos obtidos em discussões realizadas num grupo focal com estudantes concluintes do curso de pedagogia a rspeito da experiência de envolvimento com a pesquisa no contexto de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A autora conclui com algumas reflexões acerca da necessidade de levar em cinsideração tanto ps aspectos subjetivos como as caracteristicas socioculturais dos alunos na análise a respeito da importancia (ou não) da pesquisa nos cursos de formação inicial de professores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2465 10.18222/eae214720102465 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2465 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae214720102465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2465/2420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 591-610 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 Núm. 47 (2010); 591-610 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 21 No. 47 (2010); 591-610 Estudos em Avaliação Educacional; V. 21 N. 47 (2010); 591-610 Estudos em Avaliação Educacional; v. 21 n. 47 (2010); 591-610 1984-932X 0103-6831 10.18222/eae.v21i47 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421497913344 |