Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Maria Amélia Santoro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637507
Resumo: Para reconfigurar uma ação pedagógica, na dimensão de prática colaborativa, é fundamental que pesquisadores e professores engajem-se em processos mútuos de aprender-ensinar; de estranhar-compreender (FRANCO). É preciso tempo e espaço para que professores/pesquisadores e sujeitos da prática sejam, ao mesmo tempo, participantes e protagonistas. Considerar esse mútuo protagonismo é viabilizar a construção do processo de conscientização na perspectiva freireana, qual seja a criação de circunstâncias que produzam rupturas e tensões na consciência ingênua, criando possibilidades de contrapontos construtivos na direção de consciência crítica. O trabalho pauta-se em pesquisas-ações realizadas nesta perspectiva e que subsidiam a proposta aqui delineada de construir os princípios de uma pesquisa-ação pedagógica que produza empoderamento nos docentes, a partir da questão problema: Como os professores, alijados historicamente do papel de participantes ativos e inseridos em sua maioria em processos de pauperização da profissão, podem encontrar forças e caminhos para constituírem-se como atores sociais, críticos e comprometidos com uma nova concepção de vida e mundo? A metaanálise realizada a partir de pesquisas-ações antecedentes (FRANCO) através da hermenêutica crítica (THOUARD) indica que a organização de dispositivos pedagógicos como estruturantes de um universo comum de conhecimentos, na perspectiva de Paulo Freire, pode funcionar como fundamento para processos de conscientização. Tais dispositivos parecem agilizar uma triangulação praxiológica que contribui para a articulação entre teorias, práticas e valores de todos os participantes.Palavras-chave: pesquisa-ação pedagógica. Formação de professores. Empoderamento. Consciência crítica.
id UNICAMP-19_7b3e6dba1ee240ae759c5f490b341499
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8637507
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participaçãoFormação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. EmpoderamentoPesquisa pedagógica. Formação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. Empoderamento.Para reconfigurar uma ação pedagógica, na dimensão de prática colaborativa, é fundamental que pesquisadores e professores engajem-se em processos mútuos de aprender-ensinar; de estranhar-compreender (FRANCO). É preciso tempo e espaço para que professores/pesquisadores e sujeitos da prática sejam, ao mesmo tempo, participantes e protagonistas. Considerar esse mútuo protagonismo é viabilizar a construção do processo de conscientização na perspectiva freireana, qual seja a criação de circunstâncias que produzam rupturas e tensões na consciência ingênua, criando possibilidades de contrapontos construtivos na direção de consciência crítica. O trabalho pauta-se em pesquisas-ações realizadas nesta perspectiva e que subsidiam a proposta aqui delineada de construir os princípios de uma pesquisa-ação pedagógica que produza empoderamento nos docentes, a partir da questão problema: Como os professores, alijados historicamente do papel de participantes ativos e inseridos em sua maioria em processos de pauperização da profissão, podem encontrar forças e caminhos para constituírem-se como atores sociais, críticos e comprometidos com uma nova concepção de vida e mundo? A metaanálise realizada a partir de pesquisas-ações antecedentes (FRANCO) através da hermenêutica crítica (THOUARD) indica que a organização de dispositivos pedagógicos como estruturantes de um universo comum de conhecimentos, na perspectiva de Paulo Freire, pode funcionar como fundamento para processos de conscientização. Tais dispositivos parecem agilizar uma triangulação praxiológica que contribui para a articulação entre teorias, práticas e valores de todos os participantes.Palavras-chave: pesquisa-ação pedagógica. Formação de professores. Empoderamento. Consciência crítica.Universidade Estadual de Campinas2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empiricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863750710.20396/etd.v18i2.8637507ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 511-530ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 511-530ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 511-5301676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637507/13331Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Maria Amélia Santoro2016-10-08T10:51:30Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8637507Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:14.861509ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação
title Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação
spellingShingle Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação
Franco, Maria Amélia Santoro
Formação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. Empoderamento
Pesquisa pedagógica. Formação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. Empoderamento.
title_short Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação
title_full Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação
title_fullStr Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação
title_full_unstemmed Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação
title_sort Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação
author Franco, Maria Amélia Santoro
author_facet Franco, Maria Amélia Santoro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Maria Amélia Santoro
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. Empoderamento
Pesquisa pedagógica. Formação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. Empoderamento.
topic Formação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. Empoderamento
Pesquisa pedagógica. Formação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. Empoderamento.
description Para reconfigurar uma ação pedagógica, na dimensão de prática colaborativa, é fundamental que pesquisadores e professores engajem-se em processos mútuos de aprender-ensinar; de estranhar-compreender (FRANCO). É preciso tempo e espaço para que professores/pesquisadores e sujeitos da prática sejam, ao mesmo tempo, participantes e protagonistas. Considerar esse mútuo protagonismo é viabilizar a construção do processo de conscientização na perspectiva freireana, qual seja a criação de circunstâncias que produzam rupturas e tensões na consciência ingênua, criando possibilidades de contrapontos construtivos na direção de consciência crítica. O trabalho pauta-se em pesquisas-ações realizadas nesta perspectiva e que subsidiam a proposta aqui delineada de construir os princípios de uma pesquisa-ação pedagógica que produza empoderamento nos docentes, a partir da questão problema: Como os professores, alijados historicamente do papel de participantes ativos e inseridos em sua maioria em processos de pauperização da profissão, podem encontrar forças e caminhos para constituírem-se como atores sociais, críticos e comprometidos com uma nova concepção de vida e mundo? A metaanálise realizada a partir de pesquisas-ações antecedentes (FRANCO) através da hermenêutica crítica (THOUARD) indica que a organização de dispositivos pedagógicos como estruturantes de um universo comum de conhecimentos, na perspectiva de Paulo Freire, pode funcionar como fundamento para processos de conscientização. Tais dispositivos parecem agilizar uma triangulação praxiológica que contribui para a articulação entre teorias, práticas e valores de todos os participantes.Palavras-chave: pesquisa-ação pedagógica. Formação de professores. Empoderamento. Consciência crítica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empirica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637507
10.20396/etd.v18i2.8637507
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637507
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i2.8637507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637507/13331
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 511-530
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 511-530
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 511-530
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653323042816