Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637507 |
Resumo: | Para reconfigurar uma ação pedagógica, na dimensão de prática colaborativa, é fundamental que pesquisadores e professores engajem-se em processos mútuos de aprender-ensinar; de estranhar-compreender (FRANCO). É preciso tempo e espaço para que professores/pesquisadores e sujeitos da prática sejam, ao mesmo tempo, participantes e protagonistas. Considerar esse mútuo protagonismo é viabilizar a construção do processo de conscientização na perspectiva freireana, qual seja a criação de circunstâncias que produzam rupturas e tensões na consciência ingênua, criando possibilidades de contrapontos construtivos na direção de consciência crítica. O trabalho pauta-se em pesquisas-ações realizadas nesta perspectiva e que subsidiam a proposta aqui delineada de construir os princípios de uma pesquisa-ação pedagógica que produza empoderamento nos docentes, a partir da questão problema: Como os professores, alijados historicamente do papel de participantes ativos e inseridos em sua maioria em processos de pauperização da profissão, podem encontrar forças e caminhos para constituírem-se como atores sociais, críticos e comprometidos com uma nova concepção de vida e mundo? A metaanálise realizada a partir de pesquisas-ações antecedentes (FRANCO) através da hermenêutica crítica (THOUARD) indica que a organização de dispositivos pedagógicos como estruturantes de um universo comum de conhecimentos, na perspectiva de Paulo Freire, pode funcionar como fundamento para processos de conscientização. Tais dispositivos parecem agilizar uma triangulação praxiológica que contribui para a articulação entre teorias, práticas e valores de todos os participantes.Palavras-chave: pesquisa-ação pedagógica. Formação de professores. Empoderamento. Consciência crítica. |
id |
UNICAMP-19_7b3e6dba1ee240ae759c5f490b341499 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8637507 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participaçãoFormação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. EmpoderamentoPesquisa pedagógica. Formação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. Empoderamento.Para reconfigurar uma ação pedagógica, na dimensão de prática colaborativa, é fundamental que pesquisadores e professores engajem-se em processos mútuos de aprender-ensinar; de estranhar-compreender (FRANCO). É preciso tempo e espaço para que professores/pesquisadores e sujeitos da prática sejam, ao mesmo tempo, participantes e protagonistas. Considerar esse mútuo protagonismo é viabilizar a construção do processo de conscientização na perspectiva freireana, qual seja a criação de circunstâncias que produzam rupturas e tensões na consciência ingênua, criando possibilidades de contrapontos construtivos na direção de consciência crítica. O trabalho pauta-se em pesquisas-ações realizadas nesta perspectiva e que subsidiam a proposta aqui delineada de construir os princípios de uma pesquisa-ação pedagógica que produza empoderamento nos docentes, a partir da questão problema: Como os professores, alijados historicamente do papel de participantes ativos e inseridos em sua maioria em processos de pauperização da profissão, podem encontrar forças e caminhos para constituírem-se como atores sociais, críticos e comprometidos com uma nova concepção de vida e mundo? A metaanálise realizada a partir de pesquisas-ações antecedentes (FRANCO) através da hermenêutica crítica (THOUARD) indica que a organização de dispositivos pedagógicos como estruturantes de um universo comum de conhecimentos, na perspectiva de Paulo Freire, pode funcionar como fundamento para processos de conscientização. Tais dispositivos parecem agilizar uma triangulação praxiológica que contribui para a articulação entre teorias, práticas e valores de todos os participantes.Palavras-chave: pesquisa-ação pedagógica. Formação de professores. Empoderamento. Consciência crítica.Universidade Estadual de Campinas2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empiricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863750710.20396/etd.v18i2.8637507ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 511-530ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 511-530ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 511-5301676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637507/13331Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Maria Amélia Santoro2016-10-08T10:51:30Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8637507Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:14.861509ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação |
title |
Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação |
spellingShingle |
Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação Franco, Maria Amélia Santoro Formação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. Empoderamento Pesquisa pedagógica. Formação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. Empoderamento. |
title_short |
Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação |
title_full |
Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação |
title_fullStr |
Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação |
title_full_unstemmed |
Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação |
title_sort |
Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação |
author |
Franco, Maria Amélia Santoro |
author_facet |
Franco, Maria Amélia Santoro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Maria Amélia Santoro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. Empoderamento Pesquisa pedagógica. Formação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. Empoderamento. |
topic |
Formação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. Empoderamento Pesquisa pedagógica. Formação de professores. Pesquisa-ação pedagógica. Empoderamento. |
description |
Para reconfigurar uma ação pedagógica, na dimensão de prática colaborativa, é fundamental que pesquisadores e professores engajem-se em processos mútuos de aprender-ensinar; de estranhar-compreender (FRANCO). É preciso tempo e espaço para que professores/pesquisadores e sujeitos da prática sejam, ao mesmo tempo, participantes e protagonistas. Considerar esse mútuo protagonismo é viabilizar a construção do processo de conscientização na perspectiva freireana, qual seja a criação de circunstâncias que produzam rupturas e tensões na consciência ingênua, criando possibilidades de contrapontos construtivos na direção de consciência crítica. O trabalho pauta-se em pesquisas-ações realizadas nesta perspectiva e que subsidiam a proposta aqui delineada de construir os princípios de uma pesquisa-ação pedagógica que produza empoderamento nos docentes, a partir da questão problema: Como os professores, alijados historicamente do papel de participantes ativos e inseridos em sua maioria em processos de pauperização da profissão, podem encontrar forças e caminhos para constituírem-se como atores sociais, críticos e comprometidos com uma nova concepção de vida e mundo? A metaanálise realizada a partir de pesquisas-ações antecedentes (FRANCO) através da hermenêutica crítica (THOUARD) indica que a organização de dispositivos pedagógicos como estruturantes de um universo comum de conhecimentos, na perspectiva de Paulo Freire, pode funcionar como fundamento para processos de conscientização. Tais dispositivos parecem agilizar uma triangulação praxiológica que contribui para a articulação entre teorias, práticas e valores de todos os participantes.Palavras-chave: pesquisa-ação pedagógica. Formação de professores. Empoderamento. Consciência crítica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empirica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637507 10.20396/etd.v18i2.8637507 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637507 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i2.8637507 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637507/13331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 511-530 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 511-530 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 511-530 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653323042816 |