O conflito do Programa Bolsa Família e a educação no Município de Cambuci/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meirelles, Cláudia Ribeiro Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16911
Resumo: O Programa Bolsa Família busca promover influência na educação das famílias beneficiárias. O presente estudo realizou uma pesquisa para analisar o quantitativo de alunos beneficiários do programa em algumas escolas da rede municipal de Cambuci-RJ bem como suas frequências e impacto na educação, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica e documental. Observa-se que o critério de frequência escolar gera a redução de faltas dos alunos beneficiários, porém não vincula o rendimento escolar do educando. Nesse sentido, é preciso que o referido programa priorize, além da frequência escolar e transferência de renda para famílias de baixa renda, o rendimento escolar do educando com intuito de transformá-lo em um ser social e ativo em sociedade. O objetivo do presente estudo é identificar as contribuições do programa a respeito da frequência escolar e a possível melhora da educação. Alguns autores se destacam na fundamentação teórica desse estudo como: Chala (2011), Arantes (2011) e Hellmann (2015). Observa-se que o critério de frequência escolar para os alunos beneficiários alcança seu objetivo de erradicação da evasão escolar, porém não influencia na qualidade do ensino transmitido.
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