Prestígio escolar e composição de turmas: explorando a hierarquia em redes escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2081 |
Resumo: | No Brasil, há uma evidente hierarquia entre o alunado das redes escolares do ensino básico. Normalmente, as escolas privadas tendem a acolher alunos de melhor nível socioeconômico, ocupando as redes estaduais e municipais, sucessivamente, posições inferiores em uma escala de recursos econômicos de seus públicos. Entretanto, também existe forte hierarquização no interior das redes públicas e das instituições escolares. Essas hierarquias correspondem a um complexo sistema de produção e alimentação de desigualdades que no âmbito escolar, das oportunidades e da inserção a posteriori na estrutura ocupacional, desenha um esboço da marcante desigualdade social brasileira. O objetivo deste artigo é apresentar e descrever achados de uma pesquisa que explorou esse pouco conhecido universo das diferenças intra e entre escolas, para além dos aspectos relativos ao desempenho do alunado, enfatizando dimensões culturais e referentes à trajetória escolar pregressa. A pesquisa utilizou diversos instrumentos de coleta de informações, mas este texto apresenta parte dos resultados extraídos de um survey com cerca de 2500 alunos de vinte escolas do Rio de Janeiro. Os resultados indicam não só a óbvia diferenciação socioeconômica do alunado, mas também a presença de elementos culturais relevantes e de um presumível efeito da experiência de escolarização sobre perspectivas e atitudes dos alunos. |
id |
FCC-2_35007ff42035c91ca3e9bf48ce98314e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2081 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Prestígio escolar e composição de turmas: explorando a hierarquia em redes escolaresPrestígio EscolarHierarquias EscolaresDiferenciação Entre TurmasNo Brasil, há uma evidente hierarquia entre o alunado das redes escolares do ensino básico. Normalmente, as escolas privadas tendem a acolher alunos de melhor nível socioeconômico, ocupando as redes estaduais e municipais, sucessivamente, posições inferiores em uma escala de recursos econômicos de seus públicos. Entretanto, também existe forte hierarquização no interior das redes públicas e das instituições escolares. Essas hierarquias correspondem a um complexo sistema de produção e alimentação de desigualdades que no âmbito escolar, das oportunidades e da inserção a posteriori na estrutura ocupacional, desenha um esboço da marcante desigualdade social brasileira. O objetivo deste artigo é apresentar e descrever achados de uma pesquisa que explorou esse pouco conhecido universo das diferenças intra e entre escolas, para além dos aspectos relativos ao desempenho do alunado, enfatizando dimensões culturais e referentes à trajetória escolar pregressa. A pesquisa utilizou diversos instrumentos de coleta de informações, mas este texto apresenta parte dos resultados extraídos de um survey com cerca de 2500 alunos de vinte escolas do Rio de Janeiro. Os resultados indicam não só a óbvia diferenciação socioeconômica do alunado, mas também a presença de elementos culturais relevantes e de um presumível efeito da experiência de escolarização sobre perspectivas e atitudes dos alunos.Fundação Carlos Chagas2008-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/208110.18222/eae194020082081Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 305-330Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 40 (2008); 305-330Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 305-330Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 40 (2008); 305-330Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 40 (2008); 305-3301984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2081/2038Costa, Marcio daKoslinski, Mariane C.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:10:23Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2081Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:10:23Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prestígio escolar e composição de turmas: explorando a hierarquia em redes escolares |
title |
Prestígio escolar e composição de turmas: explorando a hierarquia em redes escolares |
spellingShingle |
Prestígio escolar e composição de turmas: explorando a hierarquia em redes escolares Costa, Marcio da Prestígio Escolar Hierarquias Escolares Diferenciação Entre Turmas |
title_short |
Prestígio escolar e composição de turmas: explorando a hierarquia em redes escolares |
title_full |
Prestígio escolar e composição de turmas: explorando a hierarquia em redes escolares |
title_fullStr |
Prestígio escolar e composição de turmas: explorando a hierarquia em redes escolares |
title_full_unstemmed |
Prestígio escolar e composição de turmas: explorando a hierarquia em redes escolares |
title_sort |
Prestígio escolar e composição de turmas: explorando a hierarquia em redes escolares |
author |
Costa, Marcio da |
author_facet |
Costa, Marcio da Koslinski, Mariane C. |
author_role |
author |
author2 |
Koslinski, Mariane C. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marcio da Koslinski, Mariane C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prestígio Escolar Hierarquias Escolares Diferenciação Entre Turmas |
topic |
Prestígio Escolar Hierarquias Escolares Diferenciação Entre Turmas |
description |
No Brasil, há uma evidente hierarquia entre o alunado das redes escolares do ensino básico. Normalmente, as escolas privadas tendem a acolher alunos de melhor nível socioeconômico, ocupando as redes estaduais e municipais, sucessivamente, posições inferiores em uma escala de recursos econômicos de seus públicos. Entretanto, também existe forte hierarquização no interior das redes públicas e das instituições escolares. Essas hierarquias correspondem a um complexo sistema de produção e alimentação de desigualdades que no âmbito escolar, das oportunidades e da inserção a posteriori na estrutura ocupacional, desenha um esboço da marcante desigualdade social brasileira. O objetivo deste artigo é apresentar e descrever achados de uma pesquisa que explorou esse pouco conhecido universo das diferenças intra e entre escolas, para além dos aspectos relativos ao desempenho do alunado, enfatizando dimensões culturais e referentes à trajetória escolar pregressa. A pesquisa utilizou diversos instrumentos de coleta de informações, mas este texto apresenta parte dos resultados extraídos de um survey com cerca de 2500 alunos de vinte escolas do Rio de Janeiro. Os resultados indicam não só a óbvia diferenciação socioeconômica do alunado, mas também a presença de elementos culturais relevantes e de um presumível efeito da experiência de escolarização sobre perspectivas e atitudes dos alunos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2081 10.18222/eae194020082081 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2081 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae194020082081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2081/2038 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 305-330 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 40 (2008); 305-330 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 305-330 Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 40 (2008); 305-330 Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 40 (2008); 305-330 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420255350784 |