A dimensão e a estrutura composicional da turma como factores de proficiência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verdasca, José
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30733
Resumo: A turma pode ser perspectivada como um sistema de interacções múltiplas, alicerçadas e orientadas por lideranças culturais e organizacionais, em que estas podem assumir formas institucional e organizacionalmente convergentes ou divergentes e cujos protagonistas mais directos são alunos e professores. A dimensão da turma como factor de proficiência escolar tem sido objecto de variadas investigações e as conclusões sobre o seu impacto no rendimento escolar nem sempre reúnem total consenso. Por outro lado, a estrutura de composição da turma, tendo por base determinados critérios organizacionais, nomeadamente fazendo relevar ou não aspectos de continuidade relativamente a anos anteriores, níveis etários, estruturas de diferente composição e distribuição por sexo, status social ou proveniência geográfica, peso de alunos com necessidades educativas especiais, com escolaridade irregular ou com necessidade de apoio pedagógico, o agrupar ou o dispersar de grupos de alunos com características especiais no que respeita ao aproveitamento e comportamento, configura uma determinada solução organizacional pedagógica que não é independente das finalidades educativas a prosseguir. No artigo, ensaiam-se alinhamentos e interações entre finalidades educativas, modelos de agrupamento de alunos e critérios organizacionais, tendo por base os objectivos ‘instrução’ e ‘socialização’ da educação escolar básica (art. 7º da LBSE) como dimensões de referência e corroboram-se empiricamente os cenários hipotéticos formulados: i. independentemente do grau de heterogeneidade cultural das turmas em termos da sua estrutura de composição social, as turmas de menor dimensão conseguem em média melhores resultados escolares que as turmas de maior dimensão; ii. as turmas social e culturalmente mais heterogéneas sobre-representam a função escolar de socialização comparativamente às turmas menos heterogéneas qualquer que seja a sua dimensão.
id RCAP_3018ddcaa7eb43a0f676f1dcc72e642c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30733
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A dimensão e a estrutura composicional da turma como factores de proficiência escolardimensão da turma; estrutura composicional da turma; rendimento escolarA turma pode ser perspectivada como um sistema de interacções múltiplas, alicerçadas e orientadas por lideranças culturais e organizacionais, em que estas podem assumir formas institucional e organizacionalmente convergentes ou divergentes e cujos protagonistas mais directos são alunos e professores. A dimensão da turma como factor de proficiência escolar tem sido objecto de variadas investigações e as conclusões sobre o seu impacto no rendimento escolar nem sempre reúnem total consenso. Por outro lado, a estrutura de composição da turma, tendo por base determinados critérios organizacionais, nomeadamente fazendo relevar ou não aspectos de continuidade relativamente a anos anteriores, níveis etários, estruturas de diferente composição e distribuição por sexo, status social ou proveniência geográfica, peso de alunos com necessidades educativas especiais, com escolaridade irregular ou com necessidade de apoio pedagógico, o agrupar ou o dispersar de grupos de alunos com características especiais no que respeita ao aproveitamento e comportamento, configura uma determinada solução organizacional pedagógica que não é independente das finalidades educativas a prosseguir. No artigo, ensaiam-se alinhamentos e interações entre finalidades educativas, modelos de agrupamento de alunos e critérios organizacionais, tendo por base os objectivos ‘instrução’ e ‘socialização’ da educação escolar básica (art. 7º da LBSE) como dimensões de referência e corroboram-se empiricamente os cenários hipotéticos formulados: i. independentemente do grau de heterogeneidade cultural das turmas em termos da sua estrutura de composição social, as turmas de menor dimensão conseguem em média melhores resultados escolares que as turmas de maior dimensão; ii. as turmas social e culturalmente mais heterogéneas sobre-representam a função escolar de socialização comparativamente às turmas menos heterogéneas qualquer que seja a sua dimensão.Cadernos de Organização e Administração Educacional - CIEP|UÉvora2022-01-11T11:02:37Z2022-01-112007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30733http://hdl.handle.net/10174/30733porVerdasca, José (2007). A dimensão e a estrutura composicional da turma como factores de proficiência escolar. Cadernos de Organização e Administração Educacional - A turma como unidade de análise, nº 1, pp. 36-732148-6123ndVerdasca, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:28:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:03.431197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão e a estrutura composicional da turma como factores de proficiência escolar
title A dimensão e a estrutura composicional da turma como factores de proficiência escolar
spellingShingle A dimensão e a estrutura composicional da turma como factores de proficiência escolar
Verdasca, José
dimensão da turma; estrutura composicional da turma; rendimento escolar
title_short A dimensão e a estrutura composicional da turma como factores de proficiência escolar
title_full A dimensão e a estrutura composicional da turma como factores de proficiência escolar
title_fullStr A dimensão e a estrutura composicional da turma como factores de proficiência escolar
title_full_unstemmed A dimensão e a estrutura composicional da turma como factores de proficiência escolar
title_sort A dimensão e a estrutura composicional da turma como factores de proficiência escolar
author Verdasca, José
author_facet Verdasca, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verdasca, José
dc.subject.por.fl_str_mv dimensão da turma; estrutura composicional da turma; rendimento escolar
topic dimensão da turma; estrutura composicional da turma; rendimento escolar
description A turma pode ser perspectivada como um sistema de interacções múltiplas, alicerçadas e orientadas por lideranças culturais e organizacionais, em que estas podem assumir formas institucional e organizacionalmente convergentes ou divergentes e cujos protagonistas mais directos são alunos e professores. A dimensão da turma como factor de proficiência escolar tem sido objecto de variadas investigações e as conclusões sobre o seu impacto no rendimento escolar nem sempre reúnem total consenso. Por outro lado, a estrutura de composição da turma, tendo por base determinados critérios organizacionais, nomeadamente fazendo relevar ou não aspectos de continuidade relativamente a anos anteriores, níveis etários, estruturas de diferente composição e distribuição por sexo, status social ou proveniência geográfica, peso de alunos com necessidades educativas especiais, com escolaridade irregular ou com necessidade de apoio pedagógico, o agrupar ou o dispersar de grupos de alunos com características especiais no que respeita ao aproveitamento e comportamento, configura uma determinada solução organizacional pedagógica que não é independente das finalidades educativas a prosseguir. No artigo, ensaiam-se alinhamentos e interações entre finalidades educativas, modelos de agrupamento de alunos e critérios organizacionais, tendo por base os objectivos ‘instrução’ e ‘socialização’ da educação escolar básica (art. 7º da LBSE) como dimensões de referência e corroboram-se empiricamente os cenários hipotéticos formulados: i. independentemente do grau de heterogeneidade cultural das turmas em termos da sua estrutura de composição social, as turmas de menor dimensão conseguem em média melhores resultados escolares que as turmas de maior dimensão; ii. as turmas social e culturalmente mais heterogéneas sobre-representam a função escolar de socialização comparativamente às turmas menos heterogéneas qualquer que seja a sua dimensão.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2022-01-11T11:02:37Z
2022-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30733
http://hdl.handle.net/10174/30733
url http://hdl.handle.net/10174/30733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Verdasca, José (2007). A dimensão e a estrutura composicional da turma como factores de proficiência escolar. Cadernos de Organização e Administração Educacional - A turma como unidade de análise, nº 1, pp. 36-73
2148-6123
nd
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Organização e Administração Educacional - CIEP|UÉvora
publisher.none.fl_str_mv Cadernos de Organização e Administração Educacional - CIEP|UÉvora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136682271834112