Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Adelina de Oliveira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Musse, Luciana Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2467
Resumo: Este artigo apresenta a trajetória de criação e implementação de um novo processo avaliativo em um programa de pós-graduação lato sensu em Direito. Nesse contexto, as múltiplas variáveis relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem foram consideradas na construção de nove instrumentos, que buscam também satisfazer os objetivos do projeto mais amplo de avaliação institucional. Com um desenho que procura a integração dos resultados, esta investigação tem como objetivo identificar demandas, ações positivas e dificuldades do processo ensino-aprendizagem. Os questionários, que contam com perguntas abertas e fechadas, são respondidos por professores, alunos, coordenadores e monitores do Programa. A sistematização, o processamento e a análise dos dados obtidos diariamente geram relatórios semanais, mensais, trimestrais e semestrais. Os resultados são continuamente enviados para os diferentes atores por e-mail. Os espaços de discussão desses resultados são variados, permitindo um processo contínuo. Com os dados obtidos até o momento, pode-se observar o aprimoramento da prática docente, porém percebe-se que uma reflexão mais qualificada só será possível com o avanço da investigação.
id FCC-2_35d97855c834a64b7e18b1982b5e0c77
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2467
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultadosavaliação institucionaleducação superiorlato sensuEste artigo apresenta a trajetória de criação e implementação de um novo processo avaliativo em um programa de pós-graduação lato sensu em Direito. Nesse contexto, as múltiplas variáveis relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem foram consideradas na construção de nove instrumentos, que buscam também satisfazer os objetivos do projeto mais amplo de avaliação institucional. Com um desenho que procura a integração dos resultados, esta investigação tem como objetivo identificar demandas, ações positivas e dificuldades do processo ensino-aprendizagem. Os questionários, que contam com perguntas abertas e fechadas, são respondidos por professores, alunos, coordenadores e monitores do Programa. A sistematização, o processamento e a análise dos dados obtidos diariamente geram relatórios semanais, mensais, trimestrais e semestrais. Os resultados são continuamente enviados para os diferentes atores por e-mail. Os espaços de discussão desses resultados são variados, permitindo um processo contínuo. Com os dados obtidos até o momento, pode-se observar o aprimoramento da prática docente, porém percebe-se que uma reflexão mais qualificada só será possível com o avanço da investigação.Fundação Carlos Chagas2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/246710.18222/eae193920082467Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 9-28Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 39 (2008); 9-28Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 9-28Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 39 (2008); 9-28Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 39 (2008); 9-281984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2467/2421Novaes, Adelina de OliveiraMusse, Luciana Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T17:34:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2467Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-03-04T17:34:42Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados
title Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados
spellingShingle Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados
Novaes, Adelina de Oliveira
avaliação institucional
educação superior
lato sensu
title_short Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados
title_full Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados
title_fullStr Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados
title_full_unstemmed Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados
title_sort Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados
author Novaes, Adelina de Oliveira
author_facet Novaes, Adelina de Oliveira
Musse, Luciana Barbosa
author_role author
author2 Musse, Luciana Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Adelina de Oliveira
Musse, Luciana Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação institucional
educação superior
lato sensu
topic avaliação institucional
educação superior
lato sensu
description Este artigo apresenta a trajetória de criação e implementação de um novo processo avaliativo em um programa de pós-graduação lato sensu em Direito. Nesse contexto, as múltiplas variáveis relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem foram consideradas na construção de nove instrumentos, que buscam também satisfazer os objetivos do projeto mais amplo de avaliação institucional. Com um desenho que procura a integração dos resultados, esta investigação tem como objetivo identificar demandas, ações positivas e dificuldades do processo ensino-aprendizagem. Os questionários, que contam com perguntas abertas e fechadas, são respondidos por professores, alunos, coordenadores e monitores do Programa. A sistematização, o processamento e a análise dos dados obtidos diariamente geram relatórios semanais, mensais, trimestrais e semestrais. Os resultados são continuamente enviados para os diferentes atores por e-mail. Os espaços de discussão desses resultados são variados, permitindo um processo contínuo. Com os dados obtidos até o momento, pode-se observar o aprimoramento da prática docente, porém percebe-se que uma reflexão mais qualificada só será possível com o avanço da investigação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2467
10.18222/eae193920082467
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2467
identifier_str_mv 10.18222/eae193920082467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2467/2421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 9-28
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 39 (2008); 9-28
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 9-28
Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 39 (2008); 9-28
Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 39 (2008); 9-28
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332421502107648