Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2467 |
Resumo: | Este artigo apresenta a trajetória de criação e implementação de um novo processo avaliativo em um programa de pós-graduação lato sensu em Direito. Nesse contexto, as múltiplas variáveis relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem foram consideradas na construção de nove instrumentos, que buscam também satisfazer os objetivos do projeto mais amplo de avaliação institucional. Com um desenho que procura a integração dos resultados, esta investigação tem como objetivo identificar demandas, ações positivas e dificuldades do processo ensino-aprendizagem. Os questionários, que contam com perguntas abertas e fechadas, são respondidos por professores, alunos, coordenadores e monitores do Programa. A sistematização, o processamento e a análise dos dados obtidos diariamente geram relatórios semanais, mensais, trimestrais e semestrais. Os resultados são continuamente enviados para os diferentes atores por e-mail. Os espaços de discussão desses resultados são variados, permitindo um processo contínuo. Com os dados obtidos até o momento, pode-se observar o aprimoramento da prática docente, porém percebe-se que uma reflexão mais qualificada só será possível com o avanço da investigação. |
id |
FCC-2_35d97855c834a64b7e18b1982b5e0c77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2467 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultadosavaliação institucionaleducação superiorlato sensuEste artigo apresenta a trajetória de criação e implementação de um novo processo avaliativo em um programa de pós-graduação lato sensu em Direito. Nesse contexto, as múltiplas variáveis relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem foram consideradas na construção de nove instrumentos, que buscam também satisfazer os objetivos do projeto mais amplo de avaliação institucional. Com um desenho que procura a integração dos resultados, esta investigação tem como objetivo identificar demandas, ações positivas e dificuldades do processo ensino-aprendizagem. Os questionários, que contam com perguntas abertas e fechadas, são respondidos por professores, alunos, coordenadores e monitores do Programa. A sistematização, o processamento e a análise dos dados obtidos diariamente geram relatórios semanais, mensais, trimestrais e semestrais. Os resultados são continuamente enviados para os diferentes atores por e-mail. Os espaços de discussão desses resultados são variados, permitindo um processo contínuo. Com os dados obtidos até o momento, pode-se observar o aprimoramento da prática docente, porém percebe-se que uma reflexão mais qualificada só será possível com o avanço da investigação.Fundação Carlos Chagas2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/246710.18222/eae193920082467Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 9-28Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 39 (2008); 9-28Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 9-28Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 39 (2008); 9-28Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 39 (2008); 9-281984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2467/2421Novaes, Adelina de OliveiraMusse, Luciana Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T17:34:42Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2467Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2016-03-04T17:34:42Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados |
title |
Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados |
spellingShingle |
Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados Novaes, Adelina de Oliveira avaliação institucional educação superior lato sensu |
title_short |
Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados |
title_full |
Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados |
title_fullStr |
Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados |
title_full_unstemmed |
Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados |
title_sort |
Avaliação Institucional: a busca pela integração dos resultados |
author |
Novaes, Adelina de Oliveira |
author_facet |
Novaes, Adelina de Oliveira Musse, Luciana Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Musse, Luciana Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novaes, Adelina de Oliveira Musse, Luciana Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação institucional educação superior lato sensu |
topic |
avaliação institucional educação superior lato sensu |
description |
Este artigo apresenta a trajetória de criação e implementação de um novo processo avaliativo em um programa de pós-graduação lato sensu em Direito. Nesse contexto, as múltiplas variáveis relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem foram consideradas na construção de nove instrumentos, que buscam também satisfazer os objetivos do projeto mais amplo de avaliação institucional. Com um desenho que procura a integração dos resultados, esta investigação tem como objetivo identificar demandas, ações positivas e dificuldades do processo ensino-aprendizagem. Os questionários, que contam com perguntas abertas e fechadas, são respondidos por professores, alunos, coordenadores e monitores do Programa. A sistematização, o processamento e a análise dos dados obtidos diariamente geram relatórios semanais, mensais, trimestrais e semestrais. Os resultados são continuamente enviados para os diferentes atores por e-mail. Os espaços de discussão desses resultados são variados, permitindo um processo contínuo. Com os dados obtidos até o momento, pode-se observar o aprimoramento da prática docente, porém percebe-se que uma reflexão mais qualificada só será possível com o avanço da investigação. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2467 10.18222/eae193920082467 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2467 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae193920082467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2467/2421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 9-28 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 39 (2008); 9-28 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 39 (2008); 9-28 Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 39 (2008); 9-28 Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 39 (2008); 9-28 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332421502107648 |