Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vizcarra Herles, Nina Eleonor
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1952
Resumo: A avaliação é, ao mesmo tempo, uma questão de urgência e complexa, devido à demanda da sociedade pela melhoria de suas instituições e organizações. O tema de pesquisa do presente trabalho pertence ao campo da avaliação da educação superior, o objeto de análises são os fundamentos conceituais da avaliação e sua presença na concepção dos Sistemas da Avaliação para a Educação Superior, levando em conta os casos de Brasil, Colômbia e Argentina. Este artigo pretende organizar um marco histórico referencial sobre a evolução dos fundamentos da avaliação, desde a avaliação da aprendizagem até a avaliação institucional; baseado nos aportes de Tyler, Crombach, Scriven, Guba y Lincoln, House, e Stufflebeam, e de autores europeus e latino americanos; para buscar a referência teórica das concepções que fundamentam os sistemas de avaliação. Finalmente são analisadas e comparadas as características das bases conceituais dos sistemas de avaliação do ensino superior acima mencionados.
id FCC-2_3688a316770b0bbc8166b8e7448a74ec
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1952
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y ArgentinaAvaliação da EducaçãoEnsino SuperiorAnálise de SistemasSistemas de AvaliaçãoOutros TemasA avaliação é, ao mesmo tempo, uma questão de urgência e complexa, devido à demanda da sociedade pela melhoria de suas instituições e organizações. O tema de pesquisa do presente trabalho pertence ao campo da avaliação da educação superior, o objeto de análises são os fundamentos conceituais da avaliação e sua presença na concepção dos Sistemas da Avaliação para a Educação Superior, levando em conta os casos de Brasil, Colômbia e Argentina. Este artigo pretende organizar um marco histórico referencial sobre a evolução dos fundamentos da avaliação, desde a avaliação da aprendizagem até a avaliação institucional; baseado nos aportes de Tyler, Crombach, Scriven, Guba y Lincoln, House, e Stufflebeam, e de autores europeus e latino americanos; para buscar a referência teórica das concepções que fundamentam os sistemas de avaliação. Finalmente são analisadas e comparadas as características das bases conceituais dos sistemas de avaliação do ensino superior acima mencionados.Fundação Carlos Chagas2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/195210.18222/eae235120121952Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 138-166Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 138-166Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 138-166Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 138-166Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 138-1661984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1952/1932Vizcarra Herles, Nina EleonorPereira, Elisabete Monteiro de Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:31:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1952Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:31:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina
title Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina
spellingShingle Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina
Vizcarra Herles, Nina Eleonor
Avaliação da Educação
Ensino Superior
Análise de Sistemas
Sistemas de Avaliação
Outros Temas
title_short Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina
title_full Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina
title_fullStr Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina
title_full_unstemmed Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina
title_sort Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina
author Vizcarra Herles, Nina Eleonor
author_facet Vizcarra Herles, Nina Eleonor
Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar
author_role author
author2 Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vizcarra Herles, Nina Eleonor
Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Educação
Ensino Superior
Análise de Sistemas
Sistemas de Avaliação
Outros Temas
topic Avaliação da Educação
Ensino Superior
Análise de Sistemas
Sistemas de Avaliação
Outros Temas
description A avaliação é, ao mesmo tempo, uma questão de urgência e complexa, devido à demanda da sociedade pela melhoria de suas instituições e organizações. O tema de pesquisa do presente trabalho pertence ao campo da avaliação da educação superior, o objeto de análises são os fundamentos conceituais da avaliação e sua presença na concepção dos Sistemas da Avaliação para a Educação Superior, levando em conta os casos de Brasil, Colômbia e Argentina. Este artigo pretende organizar um marco histórico referencial sobre a evolução dos fundamentos da avaliação, desde a avaliação da aprendizagem até a avaliação institucional; baseado nos aportes de Tyler, Crombach, Scriven, Guba y Lincoln, House, e Stufflebeam, e de autores europeus e latino americanos; para buscar a referência teórica das concepções que fundamentam os sistemas de avaliação. Finalmente são analisadas e comparadas as características das bases conceituais dos sistemas de avaliação do ensino superior acima mencionados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1952
10.18222/eae235120121952
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1952
identifier_str_mv 10.18222/eae235120121952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1952/1932
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 138-166
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 138-166
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 138-166
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 138-166
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 138-166
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419814948864