Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1952 |
Resumo: | A avaliação é, ao mesmo tempo, uma questão de urgência e complexa, devido à demanda da sociedade pela melhoria de suas instituições e organizações. O tema de pesquisa do presente trabalho pertence ao campo da avaliação da educação superior, o objeto de análises são os fundamentos conceituais da avaliação e sua presença na concepção dos Sistemas da Avaliação para a Educação Superior, levando em conta os casos de Brasil, Colômbia e Argentina. Este artigo pretende organizar um marco histórico referencial sobre a evolução dos fundamentos da avaliação, desde a avaliação da aprendizagem até a avaliação institucional; baseado nos aportes de Tyler, Crombach, Scriven, Guba y Lincoln, House, e Stufflebeam, e de autores europeus e latino americanos; para buscar a referência teórica das concepções que fundamentam os sistemas de avaliação. Finalmente são analisadas e comparadas as características das bases conceituais dos sistemas de avaliação do ensino superior acima mencionados. |
id |
FCC-2_3688a316770b0bbc8166b8e7448a74ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1952 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y ArgentinaAvaliação da EducaçãoEnsino SuperiorAnálise de SistemasSistemas de AvaliaçãoOutros TemasA avaliação é, ao mesmo tempo, uma questão de urgência e complexa, devido à demanda da sociedade pela melhoria de suas instituições e organizações. O tema de pesquisa do presente trabalho pertence ao campo da avaliação da educação superior, o objeto de análises são os fundamentos conceituais da avaliação e sua presença na concepção dos Sistemas da Avaliação para a Educação Superior, levando em conta os casos de Brasil, Colômbia e Argentina. Este artigo pretende organizar um marco histórico referencial sobre a evolução dos fundamentos da avaliação, desde a avaliação da aprendizagem até a avaliação institucional; baseado nos aportes de Tyler, Crombach, Scriven, Guba y Lincoln, House, e Stufflebeam, e de autores europeus e latino americanos; para buscar a referência teórica das concepções que fundamentam os sistemas de avaliação. Finalmente são analisadas e comparadas as características das bases conceituais dos sistemas de avaliação do ensino superior acima mencionados.Fundação Carlos Chagas2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/195210.18222/eae235120121952Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 138-166Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 138-166Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 138-166Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 138-166Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 138-1661984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1952/1932Vizcarra Herles, Nina EleonorPereira, Elisabete Monteiro de Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:31:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1952Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:31:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina |
title |
Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina |
spellingShingle |
Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina Vizcarra Herles, Nina Eleonor Avaliação da Educação Ensino Superior Análise de Sistemas Sistemas de Avaliação Outros Temas |
title_short |
Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina |
title_full |
Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina |
title_fullStr |
Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina |
title_full_unstemmed |
Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina |
title_sort |
Fundamentos en sistemas de evaluación de la educación superior: Colombia y Argentina |
author |
Vizcarra Herles, Nina Eleonor |
author_facet |
Vizcarra Herles, Nina Eleonor Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vizcarra Herles, Nina Eleonor Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Educação Ensino Superior Análise de Sistemas Sistemas de Avaliação Outros Temas |
topic |
Avaliação da Educação Ensino Superior Análise de Sistemas Sistemas de Avaliação Outros Temas |
description |
A avaliação é, ao mesmo tempo, uma questão de urgência e complexa, devido à demanda da sociedade pela melhoria de suas instituições e organizações. O tema de pesquisa do presente trabalho pertence ao campo da avaliação da educação superior, o objeto de análises são os fundamentos conceituais da avaliação e sua presença na concepção dos Sistemas da Avaliação para a Educação Superior, levando em conta os casos de Brasil, Colômbia e Argentina. Este artigo pretende organizar um marco histórico referencial sobre a evolução dos fundamentos da avaliação, desde a avaliação da aprendizagem até a avaliação institucional; baseado nos aportes de Tyler, Crombach, Scriven, Guba y Lincoln, House, e Stufflebeam, e de autores europeus e latino americanos; para buscar a referência teórica das concepções que fundamentam os sistemas de avaliação. Finalmente são analisadas e comparadas as características das bases conceituais dos sistemas de avaliação do ensino superior acima mencionados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1952 10.18222/eae235120121952 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1952 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235120121952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1952/1932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 138-166 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 51 (2012); 138-166 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 51 (2012); 138-166 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 51 (2012); 138-166 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 51 (2012); 138-166 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419814948864 |