Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2180
Resumo: O texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que está sendo conduzida no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Esse curso atende, durante o ano de 2003, a 2000 professores que têm apenas o Curso de Magistério, em nível médio. Como todos os alunos do curso são também professores em exercício, optou-se pela adoção do portfólio para que eles vivenciem uma prática avaliativa que possa romper com a avaliação classificatória, seletiva e excludente e possam praticá-la com seus próprios alunos. Discutem-se as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio, coletadas por meio da aplicação de um questionário. Apresentam-se, ao final do texto, sinalizações ainda provisórias e conclui-se que, para que o portfólio cumpra o objetivo de promover a aprendizagem do professor-aluno do PIE por meio da construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere estes mesmos princípios.
id FCC-2_3954752242bbc612cfeb219f627f857a
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2180
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possívelAvaliaçãoPortfólioTrabalho PedagógicoFormação De ProfessoresO texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que está sendo conduzida no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Esse curso atende, durante o ano de 2003, a 2000 professores que têm apenas o Curso de Magistério, em nível médio. Como todos os alunos do curso são também professores em exercício, optou-se pela adoção do portfólio para que eles vivenciem uma prática avaliativa que possa romper com a avaliação classificatória, seletiva e excludente e possam praticá-la com seus próprios alunos. Discutem-se as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio, coletadas por meio da aplicação de um questionário. Apresentam-se, ao final do texto, sinalizações ainda provisórias e conclui-se que, para que o portfólio cumpra o objetivo de promover a aprendizagem do professor-aluno do PIE por meio da construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere estes mesmos princípios. Fundação Carlos Chagas2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/218010.18222/eae02720032180Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 115-135Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 27 (2003); 115-135Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 115-135Estudos em Avaliação Educacional; N. 27 (2003); 115-135Estudos em Avaliação Educacional; n. 27 (2003); 115-1351984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2180/2137Villas Boas, Benigna Maria de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:35Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2180Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:35Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível
title Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível
spellingShingle Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
Avaliação
Portfólio
Trabalho Pedagógico
Formação De Professores
title_short Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível
title_full Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível
title_fullStr Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível
title_full_unstemmed Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível
title_sort Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível
author Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
author_facet Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Portfólio
Trabalho Pedagógico
Formação De Professores
topic Avaliação
Portfólio
Trabalho Pedagógico
Formação De Professores
description O texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que está sendo conduzida no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Esse curso atende, durante o ano de 2003, a 2000 professores que têm apenas o Curso de Magistério, em nível médio. Como todos os alunos do curso são também professores em exercício, optou-se pela adoção do portfólio para que eles vivenciem uma prática avaliativa que possa romper com a avaliação classificatória, seletiva e excludente e possam praticá-la com seus próprios alunos. Discutem-se as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio, coletadas por meio da aplicação de um questionário. Apresentam-se, ao final do texto, sinalizações ainda provisórias e conclui-se que, para que o portfólio cumpra o objetivo de promover a aprendizagem do professor-aluno do PIE por meio da construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere estes mesmos princípios.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2180
10.18222/eae02720032180
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2180
identifier_str_mv 10.18222/eae02720032180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2180/2137
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 115-135
Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 27 (2003); 115-135
Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 115-135
Estudos em Avaliação Educacional; N. 27 (2003); 115-135
Estudos em Avaliação Educacional; n. 27 (2003); 115-135
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420687364096