Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2180 |
Resumo: | O texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que está sendo conduzida no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Esse curso atende, durante o ano de 2003, a 2000 professores que têm apenas o Curso de Magistério, em nível médio. Como todos os alunos do curso são também professores em exercício, optou-se pela adoção do portfólio para que eles vivenciem uma prática avaliativa que possa romper com a avaliação classificatória, seletiva e excludente e possam praticá-la com seus próprios alunos. Discutem-se as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio, coletadas por meio da aplicação de um questionário. Apresentam-se, ao final do texto, sinalizações ainda provisórias e conclui-se que, para que o portfólio cumpra o objetivo de promover a aprendizagem do professor-aluno do PIE por meio da construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere estes mesmos princípios. |
id |
FCC-2_3954752242bbc612cfeb219f627f857a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2180 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possívelAvaliaçãoPortfólioTrabalho PedagógicoFormação De ProfessoresO texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que está sendo conduzida no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Esse curso atende, durante o ano de 2003, a 2000 professores que têm apenas o Curso de Magistério, em nível médio. Como todos os alunos do curso são também professores em exercício, optou-se pela adoção do portfólio para que eles vivenciem uma prática avaliativa que possa romper com a avaliação classificatória, seletiva e excludente e possam praticá-la com seus próprios alunos. Discutem-se as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio, coletadas por meio da aplicação de um questionário. Apresentam-se, ao final do texto, sinalizações ainda provisórias e conclui-se que, para que o portfólio cumpra o objetivo de promover a aprendizagem do professor-aluno do PIE por meio da construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere estes mesmos princípios. Fundação Carlos Chagas2003-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/218010.18222/eae02720032180Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 115-135Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 27 (2003); 115-135Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 115-135Estudos em Avaliação Educacional; N. 27 (2003); 115-135Estudos em Avaliação Educacional; n. 27 (2003); 115-1351984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2180/2137Villas Boas, Benigna Maria de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:16:35Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2180Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:16:35Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível |
title |
Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível |
spellingShingle |
Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível Villas Boas, Benigna Maria de Freitas Avaliação Portfólio Trabalho Pedagógico Formação De Professores |
title_short |
Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível |
title_full |
Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível |
title_fullStr |
Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível |
title_full_unstemmed |
Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível |
title_sort |
Repensando a avaliação no curso de pedagogia: o portfólio como uma prática possível |
author |
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
author_facet |
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Portfólio Trabalho Pedagógico Formação De Professores |
topic |
Avaliação Portfólio Trabalho Pedagógico Formação De Professores |
description |
O texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que está sendo conduzida no Curso de Pedagogia para professores em exercício no início de escolarização (PIE), oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Esse curso atende, durante o ano de 2003, a 2000 professores que têm apenas o Curso de Magistério, em nível médio. Como todos os alunos do curso são também professores em exercício, optou-se pela adoção do portfólio para que eles vivenciem uma prática avaliativa que possa romper com a avaliação classificatória, seletiva e excludente e possam praticá-la com seus próprios alunos. Discutem-se as percepções dos mediadores sobre as reações dos professores-alunos quanto ao uso do portfólio, coletadas por meio da aplicação de um questionário. Apresentam-se, ao final do texto, sinalizações ainda provisórias e conclui-se que, para que o portfólio cumpra o objetivo de promover a aprendizagem do professor-aluno do PIE por meio da construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, deve inserir-se no trabalho pedagógico que considere estes mesmos princípios. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2180 10.18222/eae02720032180 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2180 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae02720032180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2180/2137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 115-135 Estudos em Avaliação Educacional; Núm. 27 (2003); 115-135 Estudos em Avaliação Educacional; No. 27 (2003); 115-135 Estudos em Avaliação Educacional; N. 27 (2003); 115-135 Estudos em Avaliação Educacional; n. 27 (2003); 115-135 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420687364096 |