Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1915 |
Resumo: | A preocupação central foi investigar as formas e racionalidades implícitas de regulação social/autonomia dos processos de gestão da aprendizagem, historicamente estabelecidas nas reformas educacionais de 1971 até 1982, via diretrizes de avaliação do rendimento escolar, no Estado de São Paulo. Utiliza-se abordagem sócio-histórica, tendo como fonte primária os discursos e documentos oficiais e como fontes secundárias os trabalhos e pesquisas sobre avaliação e trabalho docente. Tomam-se como categorias centrais a continuidade e ruptura nos padrões e mecanismos de regulação social/autonomia do trabalho educativo. Os resultados contribuem para esclarecer como as políticas educacionais, instituídas em contextos de reprodução/transformação social, condicionam a gestão dos processos educativos no interior da escola. |
id |
FCC-2_39b14e2efead039fcb1b469acc1d496e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1915 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escolaAvaliação da AprendizagemReforma do EnsinoTrabalho DocenteGestãoA preocupação central foi investigar as formas e racionalidades implícitas de regulação social/autonomia dos processos de gestão da aprendizagem, historicamente estabelecidas nas reformas educacionais de 1971 até 1982, via diretrizes de avaliação do rendimento escolar, no Estado de São Paulo. Utiliza-se abordagem sócio-histórica, tendo como fonte primária os discursos e documentos oficiais e como fontes secundárias os trabalhos e pesquisas sobre avaliação e trabalho docente. Tomam-se como categorias centrais a continuidade e ruptura nos padrões e mecanismos de regulação social/autonomia do trabalho educativo. Os resultados contribuem para esclarecer como as políticas educacionais, instituídas em contextos de reprodução/transformação social, condicionam a gestão dos processos educativos no interior da escola.Fundação Carlos Chagas2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/191510.18222/eae235320121915Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 60-81Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 60-81Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 60-81Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 60-81Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 60-811984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1915/1899Grego, Sonia Maria Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:33:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1915Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:33:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola |
title |
Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola |
spellingShingle |
Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola Grego, Sonia Maria Duarte Avaliação da Aprendizagem Reforma do Ensino Trabalho Docente Gestão |
title_short |
Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola |
title_full |
Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola |
title_fullStr |
Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola |
title_full_unstemmed |
Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola |
title_sort |
Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola |
author |
Grego, Sonia Maria Duarte |
author_facet |
Grego, Sonia Maria Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grego, Sonia Maria Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Reforma do Ensino Trabalho Docente Gestão |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Reforma do Ensino Trabalho Docente Gestão |
description |
A preocupação central foi investigar as formas e racionalidades implícitas de regulação social/autonomia dos processos de gestão da aprendizagem, historicamente estabelecidas nas reformas educacionais de 1971 até 1982, via diretrizes de avaliação do rendimento escolar, no Estado de São Paulo. Utiliza-se abordagem sócio-histórica, tendo como fonte primária os discursos e documentos oficiais e como fontes secundárias os trabalhos e pesquisas sobre avaliação e trabalho docente. Tomam-se como categorias centrais a continuidade e ruptura nos padrões e mecanismos de regulação social/autonomia do trabalho educativo. Os resultados contribuem para esclarecer como as políticas educacionais, instituídas em contextos de reprodução/transformação social, condicionam a gestão dos processos educativos no interior da escola. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1915 10.18222/eae235320121915 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1915 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae235320121915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1915/1899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 60-81 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 60-81 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 60-81 Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 60-81 Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 60-81 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419770908672 |