Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grego, Sonia Maria Duarte
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1915
Resumo: A preocupação central foi investigar as formas e racionalidades implícitas de regulação social/autonomia dos processos de gestão da aprendizagem, historicamente estabelecidas nas reformas educacionais de 1971 até 1982, via diretrizes de avaliação do rendimento escolar, no Estado de São Paulo. Utiliza-se abordagem sócio-histórica, tendo como fonte primária os discursos e documentos oficiais e como fontes secundárias os trabalhos e pesquisas sobre avaliação e trabalho docente. Tomam-se como categorias centrais a continuidade e ruptura nos padrões e mecanismos de regulação social/autonomia do trabalho educativo. Os resultados contribuem para esclarecer como as políticas educacionais, instituídas em contextos de reprodução/transformação social, condicionam a gestão dos processos educativos no interior da escola.
id FCC-2_39b14e2efead039fcb1b469acc1d496e
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1915
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escolaAvaliação da AprendizagemReforma do EnsinoTrabalho DocenteGestãoA preocupação central foi investigar as formas e racionalidades implícitas de regulação social/autonomia dos processos de gestão da aprendizagem, historicamente estabelecidas nas reformas educacionais de 1971 até 1982, via diretrizes de avaliação do rendimento escolar, no Estado de São Paulo. Utiliza-se abordagem sócio-histórica, tendo como fonte primária os discursos e documentos oficiais e como fontes secundárias os trabalhos e pesquisas sobre avaliação e trabalho docente. Tomam-se como categorias centrais a continuidade e ruptura nos padrões e mecanismos de regulação social/autonomia do trabalho educativo. Os resultados contribuem para esclarecer como as políticas educacionais, instituídas em contextos de reprodução/transformação social, condicionam a gestão dos processos educativos no interior da escola.Fundação Carlos Chagas2012-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/191510.18222/eae235320121915Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 60-81Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 60-81Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 60-81Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 60-81Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 60-811984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1915/1899Grego, Sonia Maria Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:33:37Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1915Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:33:37Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola
title Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola
spellingShingle Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola
Grego, Sonia Maria Duarte
Avaliação da Aprendizagem
Reforma do Ensino
Trabalho Docente
Gestão
title_short Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola
title_full Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola
title_fullStr Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola
title_full_unstemmed Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola
title_sort Reformas educacionais e avaliação: mecanismos de regulação na escola
author Grego, Sonia Maria Duarte
author_facet Grego, Sonia Maria Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grego, Sonia Maria Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Reforma do Ensino
Trabalho Docente
Gestão
topic Avaliação da Aprendizagem
Reforma do Ensino
Trabalho Docente
Gestão
description A preocupação central foi investigar as formas e racionalidades implícitas de regulação social/autonomia dos processos de gestão da aprendizagem, historicamente estabelecidas nas reformas educacionais de 1971 até 1982, via diretrizes de avaliação do rendimento escolar, no Estado de São Paulo. Utiliza-se abordagem sócio-histórica, tendo como fonte primária os discursos e documentos oficiais e como fontes secundárias os trabalhos e pesquisas sobre avaliação e trabalho docente. Tomam-se como categorias centrais a continuidade e ruptura nos padrões e mecanismos de regulação social/autonomia do trabalho educativo. Os resultados contribuem para esclarecer como as políticas educacionais, instituídas em contextos de reprodução/transformação social, condicionam a gestão dos processos educativos no interior da escola.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1915
10.18222/eae235320121915
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1915
identifier_str_mv 10.18222/eae235320121915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1915/1899
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 60-81
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 Núm. 53 (2012); 60-81
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 23 No. 53 (2012); 60-81
Estudos em Avaliação Educacional; V. 23 N. 53 (2012); 60-81
Estudos em Avaliação Educacional; v. 23 n. 53 (2012); 60-81
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419770908672