Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Suzana dos Santos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2138
Resumo: Este texto apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa que objetivou identificar a relação existente entre a implementação de práticas de avaliação formativa e a formação continuada dos professores no cotidiano do trabalho escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como fonte de dados as observações dos espaços-tempos coletivos dos professores, entrevistas e análises de documentos, em duas escolas de 3º ciclo da educação fundamental. As análises estão fundamentadas em autores considerados referência nas pesquisas sobre formação de professores: Nóvoa (1992, 1995); Zeichner (1990, 1993, 2000), Schön (1992, 2000) e outros. A análise dos dados revelou que as situações do cotidiano escolar oferecem contextos favoráveis à promoção de processos de formação continuada; produção de saberes, pelos professores, para compreensão e interpretação da prática; e, conseqüentemente, aperfeiçoamento do fazer docente de avaliação e intervenção pedagógica. Os resultados sugeriram, também, maior investimento nas ações de formação continuada nos espaços-tempos do cotidiano escolar a fim de que propostas docentes alternativas se efetivem na prática escolar.
id FCC-2_4462b403b891809ff814dde326193e59
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2138
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho EscolarAvaliação Da AprendizagemProfessoresFormação ContinuadaSaberes DocentesLearning AssessmentTeachersContinuing EducationTeachers’ KnowledgeEste texto apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa que objetivou identificar a relação existente entre a implementação de práticas de avaliação formativa e a formação continuada dos professores no cotidiano do trabalho escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como fonte de dados as observações dos espaços-tempos coletivos dos professores, entrevistas e análises de documentos, em duas escolas de 3º ciclo da educação fundamental. As análises estão fundamentadas em autores considerados referência nas pesquisas sobre formação de professores: Nóvoa (1992, 1995); Zeichner (1990, 1993, 2000), Schön (1992, 2000) e outros. A análise dos dados revelou que as situações do cotidiano escolar oferecem contextos favoráveis à promoção de processos de formação continuada; produção de saberes, pelos professores, para compreensão e interpretação da prática; e, conseqüentemente, aperfeiçoamento do fazer docente de avaliação e intervenção pedagógica. Os resultados sugeriram, também, maior investimento nas ações de formação continuada nos espaços-tempos do cotidiano escolar a fim de que propostas docentes alternativas se efetivem na prática escolar.Fundação Carlos Chagas2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/213810.18222/eae163220052138Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 111-144Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 111-144Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 111-144Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 111-144Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 111-1441984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2138/2095Gomes, Suzana dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:12:18Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2138Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:12:18Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar
title Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar
spellingShingle Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar
Gomes, Suzana dos Santos
Avaliação Da Aprendizagem
Professores
Formação Continuada
Saberes Docentes
Learning Assessment
Teachers
Continuing Education
Teachers’ Knowledge
title_short Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar
title_full Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar
title_fullStr Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar
title_full_unstemmed Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar
title_sort Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar
author Gomes, Suzana dos Santos
author_facet Gomes, Suzana dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Suzana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Da Aprendizagem
Professores
Formação Continuada
Saberes Docentes
Learning Assessment
Teachers
Continuing Education
Teachers’ Knowledge
topic Avaliação Da Aprendizagem
Professores
Formação Continuada
Saberes Docentes
Learning Assessment
Teachers
Continuing Education
Teachers’ Knowledge
description Este texto apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa que objetivou identificar a relação existente entre a implementação de práticas de avaliação formativa e a formação continuada dos professores no cotidiano do trabalho escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como fonte de dados as observações dos espaços-tempos coletivos dos professores, entrevistas e análises de documentos, em duas escolas de 3º ciclo da educação fundamental. As análises estão fundamentadas em autores considerados referência nas pesquisas sobre formação de professores: Nóvoa (1992, 1995); Zeichner (1990, 1993, 2000), Schön (1992, 2000) e outros. A análise dos dados revelou que as situações do cotidiano escolar oferecem contextos favoráveis à promoção de processos de formação continuada; produção de saberes, pelos professores, para compreensão e interpretação da prática; e, conseqüentemente, aperfeiçoamento do fazer docente de avaliação e intervenção pedagógica. Os resultados sugeriram, também, maior investimento nas ações de formação continuada nos espaços-tempos do cotidiano escolar a fim de que propostas docentes alternativas se efetivem na prática escolar.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2138
10.18222/eae163220052138
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2138
identifier_str_mv 10.18222/eae163220052138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2138/2095
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 111-144
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 111-144
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 111-144
Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 111-144
Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 111-144
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420622352384