Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2138 |
Resumo: | Este texto apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa que objetivou identificar a relação existente entre a implementação de práticas de avaliação formativa e a formação continuada dos professores no cotidiano do trabalho escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como fonte de dados as observações dos espaços-tempos coletivos dos professores, entrevistas e análises de documentos, em duas escolas de 3º ciclo da educação fundamental. As análises estão fundamentadas em autores considerados referência nas pesquisas sobre formação de professores: Nóvoa (1992, 1995); Zeichner (1990, 1993, 2000), Schön (1992, 2000) e outros. A análise dos dados revelou que as situações do cotidiano escolar oferecem contextos favoráveis à promoção de processos de formação continuada; produção de saberes, pelos professores, para compreensão e interpretação da prática; e, conseqüentemente, aperfeiçoamento do fazer docente de avaliação e intervenção pedagógica. Os resultados sugeriram, também, maior investimento nas ações de formação continuada nos espaços-tempos do cotidiano escolar a fim de que propostas docentes alternativas se efetivem na prática escolar. |
id |
FCC-2_4462b403b891809ff814dde326193e59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2138 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho EscolarAvaliação Da AprendizagemProfessoresFormação ContinuadaSaberes DocentesLearning AssessmentTeachersContinuing EducationTeachers’ KnowledgeEste texto apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa que objetivou identificar a relação existente entre a implementação de práticas de avaliação formativa e a formação continuada dos professores no cotidiano do trabalho escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como fonte de dados as observações dos espaços-tempos coletivos dos professores, entrevistas e análises de documentos, em duas escolas de 3º ciclo da educação fundamental. As análises estão fundamentadas em autores considerados referência nas pesquisas sobre formação de professores: Nóvoa (1992, 1995); Zeichner (1990, 1993, 2000), Schön (1992, 2000) e outros. A análise dos dados revelou que as situações do cotidiano escolar oferecem contextos favoráveis à promoção de processos de formação continuada; produção de saberes, pelos professores, para compreensão e interpretação da prática; e, conseqüentemente, aperfeiçoamento do fazer docente de avaliação e intervenção pedagógica. Os resultados sugeriram, também, maior investimento nas ações de formação continuada nos espaços-tempos do cotidiano escolar a fim de que propostas docentes alternativas se efetivem na prática escolar.Fundação Carlos Chagas2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/213810.18222/eae163220052138Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 111-144Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 111-144Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 111-144Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 111-144Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 111-1441984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2138/2095Gomes, Suzana dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:12:18Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2138Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:12:18Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar |
title |
Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar |
spellingShingle |
Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar Gomes, Suzana dos Santos Avaliação Da Aprendizagem Professores Formação Continuada Saberes Docentes Learning Assessment Teachers Continuing Education Teachers’ Knowledge |
title_short |
Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar |
title_full |
Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar |
title_fullStr |
Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar |
title_full_unstemmed |
Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar |
title_sort |
Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar |
author |
Gomes, Suzana dos Santos |
author_facet |
Gomes, Suzana dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Suzana dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Da Aprendizagem Professores Formação Continuada Saberes Docentes Learning Assessment Teachers Continuing Education Teachers’ Knowledge |
topic |
Avaliação Da Aprendizagem Professores Formação Continuada Saberes Docentes Learning Assessment Teachers Continuing Education Teachers’ Knowledge |
description |
Este texto apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa que objetivou identificar a relação existente entre a implementação de práticas de avaliação formativa e a formação continuada dos professores no cotidiano do trabalho escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como fonte de dados as observações dos espaços-tempos coletivos dos professores, entrevistas e análises de documentos, em duas escolas de 3º ciclo da educação fundamental. As análises estão fundamentadas em autores considerados referência nas pesquisas sobre formação de professores: Nóvoa (1992, 1995); Zeichner (1990, 1993, 2000), Schön (1992, 2000) e outros. A análise dos dados revelou que as situações do cotidiano escolar oferecem contextos favoráveis à promoção de processos de formação continuada; produção de saberes, pelos professores, para compreensão e interpretação da prática; e, conseqüentemente, aperfeiçoamento do fazer docente de avaliação e intervenção pedagógica. Os resultados sugeriram, também, maior investimento nas ações de formação continuada nos espaços-tempos do cotidiano escolar a fim de que propostas docentes alternativas se efetivem na prática escolar. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2138 10.18222/eae163220052138 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2138 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae163220052138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2138/2095 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 111-144 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 Núm. 32 (2005); 111-144 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 16 No. 32 (2005); 111-144 Estudos em Avaliação Educacional; V. 16 N. 32 (2005); 111-144 Estudos em Avaliação Educacional; v. 16 n. 32 (2005); 111-144 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420622352384 |