POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LANDIM, Lidiane Gomes Paes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SANTOS, Re nata Oliveira dos, BURCI, Taissa Vieira Lozano, OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de, MENDONÇA, Camila Tecla Mortean, OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3587
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas educacionais e sua relação com a avaliação externa a Prova Brasil. Este assunto tem ganho um lugar de destaque nas discussões de especialistas em educação, assim como em reuniões docentes, de como a avaliação externa pode contribuir para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento deste trabalho, de cunho qualitativo, foi utilizado o referencial teórico- metodológico do Materialismo Histórico- Dialético, a leitura dos documentos da Prova Brasil,entre outros referenciais e a análise dos elementos propostos pela pesquisa. Nesse sentido, espera- se compreender de que forma esse tipo de avaliação pode ser pensada, relacionado ao contexto de uma aquisição de conhecimento significativo.
id UNICESU -1_6e2c04952e76c8c6db6cc255f1f4f4ad
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3587
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO?Políticas públicasEducaçãoAvaliação externaProva BrasilO presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas educacionais e sua relação com a avaliação externa a Prova Brasil. Este assunto tem ganho um lugar de destaque nas discussões de especialistas em educação, assim como em reuniões docentes, de como a avaliação externa pode contribuir para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento deste trabalho, de cunho qualitativo, foi utilizado o referencial teórico- metodológico do Materialismo Histórico- Dialético, a leitura dos documentos da Prova Brasil,entre outros referenciais e a análise dos elementos propostos pela pesquisa. Nesse sentido, espera- se compreender de que forma esse tipo de avaliação pode ser pensada, relacionado ao contexto de uma aquisição de conhecimento significativo.UniCesumar2019-12-12T14:15:53Z2019-12-12T14:15:53Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3587otherLANDIM, Lidiane Gomes PaesSANTOS, Re nata Oliveira dosBURCI, Taissa Vieira LozanoOLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves deMENDONÇA, Camila Tecla MorteanOLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:58:04Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:58:10.058Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO?
title POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO?
spellingShingle POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO?
LANDIM, Lidiane Gomes Paes
Políticas públicas
Educação
Avaliação externa
Prova Brasil
title_short POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO?
title_full POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO?
title_fullStr POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO?
title_full_unstemmed POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO?
title_sort POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO?
author LANDIM, Lidiane Gomes Paes
author_facet LANDIM, Lidiane Gomes Paes
SANTOS, Re nata Oliveira dos
BURCI, Taissa Vieira Lozano
OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean
OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de
author_role author
author2 SANTOS, Re nata Oliveira dos
BURCI, Taissa Vieira Lozano
OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean
OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LANDIM, Lidiane Gomes Paes
SANTOS, Re nata Oliveira dos
BURCI, Taissa Vieira Lozano
OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean
OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Educação
Avaliação externa
Prova Brasil
topic Políticas públicas
Educação
Avaliação externa
Prova Brasil
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas educacionais e sua relação com a avaliação externa a Prova Brasil. Este assunto tem ganho um lugar de destaque nas discussões de especialistas em educação, assim como em reuniões docentes, de como a avaliação externa pode contribuir para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento deste trabalho, de cunho qualitativo, foi utilizado o referencial teórico- metodológico do Materialismo Histórico- Dialético, a leitura dos documentos da Prova Brasil,entre outros referenciais e a análise dos elementos propostos pela pesquisa. Nesse sentido, espera- se compreender de que forma esse tipo de avaliação pode ser pensada, relacionado ao contexto de uma aquisição de conhecimento significativo.
description O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas educacionais e sua relação com a avaliação externa a Prova Brasil. Este assunto tem ganho um lugar de destaque nas discussões de especialistas em educação, assim como em reuniões docentes, de como a avaliação externa pode contribuir para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento deste trabalho, de cunho qualitativo, foi utilizado o referencial teórico- metodológico do Materialismo Histórico- Dialético, a leitura dos documentos da Prova Brasil,entre outros referenciais e a análise dos elementos propostos pela pesquisa. Nesse sentido, espera- se compreender de que forma esse tipo de avaliação pode ser pensada, relacionado ao contexto de uma aquisição de conhecimento significativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T14:15:53Z
2019-12-12T14:15:53Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3587
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3587
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948607547047936