POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3587 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas educacionais e sua relação com a avaliação externa a Prova Brasil. Este assunto tem ganho um lugar de destaque nas discussões de especialistas em educação, assim como em reuniões docentes, de como a avaliação externa pode contribuir para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento deste trabalho, de cunho qualitativo, foi utilizado o referencial teórico- metodológico do Materialismo Histórico- Dialético, a leitura dos documentos da Prova Brasil,entre outros referenciais e a análise dos elementos propostos pela pesquisa. Nesse sentido, espera- se compreender de que forma esse tipo de avaliação pode ser pensada, relacionado ao contexto de uma aquisição de conhecimento significativo. |
id |
UNICESU -1_6e2c04952e76c8c6db6cc255f1f4f4ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3587 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO?Políticas públicasEducaçãoAvaliação externaProva BrasilO presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas educacionais e sua relação com a avaliação externa a Prova Brasil. Este assunto tem ganho um lugar de destaque nas discussões de especialistas em educação, assim como em reuniões docentes, de como a avaliação externa pode contribuir para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento deste trabalho, de cunho qualitativo, foi utilizado o referencial teórico- metodológico do Materialismo Histórico- Dialético, a leitura dos documentos da Prova Brasil,entre outros referenciais e a análise dos elementos propostos pela pesquisa. Nesse sentido, espera- se compreender de que forma esse tipo de avaliação pode ser pensada, relacionado ao contexto de uma aquisição de conhecimento significativo.UniCesumar2019-12-12T14:15:53Z2019-12-12T14:15:53Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3587otherLANDIM, Lidiane Gomes PaesSANTOS, Re nata Oliveira dosBURCI, Taissa Vieira LozanoOLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves deMENDONÇA, Camila Tecla MorteanOLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:58:04Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:58:10.058Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO? |
title |
POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO? |
spellingShingle |
POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO? LANDIM, Lidiane Gomes Paes Políticas públicas Educação Avaliação externa Prova Brasil |
title_short |
POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO? |
title_full |
POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO? |
title_fullStr |
POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO? |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO? |
title_sort |
POLÍTICAS PÚBLICAS E A AVALIAÇÃO EXTERNA: A PROVA BRASIL COMO UMA FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO OU DETERIORAÇÃO DA EDUCAÇÃO? |
author |
LANDIM, Lidiane Gomes Paes |
author_facet |
LANDIM, Lidiane Gomes Paes SANTOS, Re nata Oliveira dos BURCI, Taissa Vieira Lozano OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de MENDONÇA, Camila Tecla Mortean OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, Re nata Oliveira dos BURCI, Taissa Vieira Lozano OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de MENDONÇA, Camila Tecla Mortean OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LANDIM, Lidiane Gomes Paes SANTOS, Re nata Oliveira dos BURCI, Taissa Vieira Lozano OLIVEIRA, Patrícia L. L. Mertzig Gonçalves de MENDONÇA, Camila Tecla Mortean OLIVEIRA, Dayane Horwat Imbriani de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas Educação Avaliação externa Prova Brasil |
topic |
Políticas públicas Educação Avaliação externa Prova Brasil |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas educacionais e sua relação com a avaliação externa a Prova Brasil. Este assunto tem ganho um lugar de destaque nas discussões de especialistas em educação, assim como em reuniões docentes, de como a avaliação externa pode contribuir para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento deste trabalho, de cunho qualitativo, foi utilizado o referencial teórico- metodológico do Materialismo Histórico- Dialético, a leitura dos documentos da Prova Brasil,entre outros referenciais e a análise dos elementos propostos pela pesquisa. Nesse sentido, espera- se compreender de que forma esse tipo de avaliação pode ser pensada, relacionado ao contexto de uma aquisição de conhecimento significativo. |
description |
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as políticas públicas educacionais e sua relação com a avaliação externa a Prova Brasil. Este assunto tem ganho um lugar de destaque nas discussões de especialistas em educação, assim como em reuniões docentes, de como a avaliação externa pode contribuir para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento deste trabalho, de cunho qualitativo, foi utilizado o referencial teórico- metodológico do Materialismo Histórico- Dialético, a leitura dos documentos da Prova Brasil,entre outros referenciais e a análise dos elementos propostos pela pesquisa. Nesse sentido, espera- se compreender de que forma esse tipo de avaliação pode ser pensada, relacionado ao contexto de uma aquisição de conhecimento significativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12T14:15:53Z 2019-12-12T14:15:53Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3587 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948607547047936 |