Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moriconi, Gabriela Miranda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gimenes, Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4337
Resumo: Nesta entrevista, o professor Reynaldo Fernandes, que trabalhou na criação de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) durante sua gestão na presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discute as opções metodológicas adotadas na construção de indicadores educacionais, suas motivações e propósitos, bem como os seus usos e desdobramentos. Ele destaca, ainda, os avanços já alcançados e os desafios atuais em termos do desenvolvimento e uso de indicadores educacionais no Brasil, bem como as discussões recentes da literatura internacional sobre o tema.Palavras-chave: Indicadores Educacionais; Políticas Educacionais; Ideb; Conceito Preliminar de Curso; CPC.  Indicadores educacionales: entrevista con Reynaldo Fernandes Resumen:En esta entrevista el profesor Reynaldo Fernandes, que trabajó en la elaboración de indicadores como el Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) y el Conceito Preliminar de Curso (CPC) durante su gestión en la presidencia del Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discute las opciones metodológicas adoptadas en la construcción de indicadores educacionales, sus motivaciones y propósitos, así como sus usos y desdoblamientos. Destaca asimismo los avances ya alcanzados y los actuales desafíos en lo que se refiere al desarrollo y utilización de indicadores educacionales en Brasil, así como las recientes discusiones de la literatura internacional sobre el tema.Palabras Clave: Indicadores Educacionales; Políticas Educacionales; Ideb; Concepto Preliminar de Curso; CPC. Educational indicators: an interview with Reynaldo FernandesAbstract:In this interview, professor Reynaldo Fernandes discusses the methodological choices adopted in the construction of educational indicators, their motivations and purposes, as well as their uses and developments. Professor Fernandes worked on the development of indicators such as the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) [Basic Education Development Index] and the Conceito Preliminar de Curso (CPC) [Preliminary Course Concept] during his term as President of the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) [Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research]. He emphasizes the progress already achieved and the current challenges in terms of development and use of educational indicators in Brazil, as well as the recent discussions in the international literature on the subject.Keywords: Educational Indicators; Educational Policies; Ideb; Preliminary Course Concept; CPC. 
id FCC-2_4728a7915d1c7f5d406591bc5697b06b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/4337
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo FernandesIndicadores educacionaisPolíticas educacionaisIdebCPCNesta entrevista, o professor Reynaldo Fernandes, que trabalhou na criação de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) durante sua gestão na presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discute as opções metodológicas adotadas na construção de indicadores educacionais, suas motivações e propósitos, bem como os seus usos e desdobramentos. Ele destaca, ainda, os avanços já alcançados e os desafios atuais em termos do desenvolvimento e uso de indicadores educacionais no Brasil, bem como as discussões recentes da literatura internacional sobre o tema.Palavras-chave: Indicadores Educacionais; Políticas Educacionais; Ideb; Conceito Preliminar de Curso; CPC.  Indicadores educacionales: entrevista con Reynaldo Fernandes Resumen:En esta entrevista el profesor Reynaldo Fernandes, que trabajó en la elaboración de indicadores como el Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) y el Conceito Preliminar de Curso (CPC) durante su gestión en la presidencia del Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discute las opciones metodológicas adoptadas en la construcción de indicadores educacionales, sus motivaciones y propósitos, así como sus usos y desdoblamientos. Destaca asimismo los avances ya alcanzados y los actuales desafíos en lo que se refiere al desarrollo y utilización de indicadores educacionales en Brasil, así como las recientes discusiones de la literatura internacional sobre el tema.Palabras Clave: Indicadores Educacionales; Políticas Educacionales; Ideb; Concepto Preliminar de Curso; CPC. Educational indicators: an interview with Reynaldo FernandesAbstract:In this interview, professor Reynaldo Fernandes discusses the methodological choices adopted in the construction of educational indicators, their motivations and purposes, as well as their uses and developments. Professor Fernandes worked on the development of indicators such as the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) [Basic Education Development Index] and the Conceito Preliminar de Curso (CPC) [Preliminary Course Concept] during his term as President of the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) [Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research]. He emphasizes the progress already achieved and the current challenges in terms of development and use of educational indicators in Brazil, as well as the recent discussions in the international literature on the subject.Keywords: Educational Indicators; Educational Policies; Ideb; Preliminary Course Concept; CPC. Fundação Carlos Chagas2021-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/433710.18222/eae.v27i66.4337Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 27 No. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 27 Núm. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 27 No. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986Estudos em Avaliação Educacional; V. 27 N. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986Estudos em Avaliação Educacional; v. 27 n. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-9861984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4337/3279Copyright (c) 2016 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoriconi, Gabriela MirandaGimenes, Nelson2021-05-21T14:31:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/4337Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2021-05-21T14:31:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes
title Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes
spellingShingle Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes
Moriconi, Gabriela Miranda
Indicadores educacionais
Políticas educacionais
Ideb
CPC
title_short Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes
title_full Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes
title_fullStr Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes
title_full_unstemmed Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes
title_sort Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes
author Moriconi, Gabriela Miranda
author_facet Moriconi, Gabriela Miranda
Gimenes, Nelson
author_role author
author2 Gimenes, Nelson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moriconi, Gabriela Miranda
Gimenes, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores educacionais
Políticas educacionais
Ideb
CPC
topic Indicadores educacionais
Políticas educacionais
Ideb
CPC
description Nesta entrevista, o professor Reynaldo Fernandes, que trabalhou na criação de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) durante sua gestão na presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discute as opções metodológicas adotadas na construção de indicadores educacionais, suas motivações e propósitos, bem como os seus usos e desdobramentos. Ele destaca, ainda, os avanços já alcançados e os desafios atuais em termos do desenvolvimento e uso de indicadores educacionais no Brasil, bem como as discussões recentes da literatura internacional sobre o tema.Palavras-chave: Indicadores Educacionais; Políticas Educacionais; Ideb; Conceito Preliminar de Curso; CPC.  Indicadores educacionales: entrevista con Reynaldo Fernandes Resumen:En esta entrevista el profesor Reynaldo Fernandes, que trabajó en la elaboración de indicadores como el Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) y el Conceito Preliminar de Curso (CPC) durante su gestión en la presidencia del Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discute las opciones metodológicas adoptadas en la construcción de indicadores educacionales, sus motivaciones y propósitos, así como sus usos y desdoblamientos. Destaca asimismo los avances ya alcanzados y los actuales desafíos en lo que se refiere al desarrollo y utilización de indicadores educacionales en Brasil, así como las recientes discusiones de la literatura internacional sobre el tema.Palabras Clave: Indicadores Educacionales; Políticas Educacionales; Ideb; Concepto Preliminar de Curso; CPC. Educational indicators: an interview with Reynaldo FernandesAbstract:In this interview, professor Reynaldo Fernandes discusses the methodological choices adopted in the construction of educational indicators, their motivations and purposes, as well as their uses and developments. Professor Fernandes worked on the development of indicators such as the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) [Basic Education Development Index] and the Conceito Preliminar de Curso (CPC) [Preliminary Course Concept] during his term as President of the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) [Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research]. He emphasizes the progress already achieved and the current challenges in terms of development and use of educational indicators in Brazil, as well as the recent discussions in the international literature on the subject.Keywords: Educational Indicators; Educational Policies; Ideb; Preliminary Course Concept; CPC. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4337
10.18222/eae.v27i66.4337
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4337
identifier_str_mv 10.18222/eae.v27i66.4337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4337/3279
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Estudos em Avaliação Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Estudos em Avaliação Educacional
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 27 No. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 27 Núm. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 27 No. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986
Estudos em Avaliação Educacional; V. 27 N. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986
Estudos em Avaliação Educacional; v. 27 n. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332422506643456