Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4337 |
Resumo: | Nesta entrevista, o professor Reynaldo Fernandes, que trabalhou na criação de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) durante sua gestão na presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discute as opções metodológicas adotadas na construção de indicadores educacionais, suas motivações e propósitos, bem como os seus usos e desdobramentos. Ele destaca, ainda, os avanços já alcançados e os desafios atuais em termos do desenvolvimento e uso de indicadores educacionais no Brasil, bem como as discussões recentes da literatura internacional sobre o tema.Palavras-chave: Indicadores Educacionais; Políticas Educacionais; Ideb; Conceito Preliminar de Curso; CPC. Indicadores educacionales: entrevista con Reynaldo Fernandes Resumen:En esta entrevista el profesor Reynaldo Fernandes, que trabajó en la elaboración de indicadores como el Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) y el Conceito Preliminar de Curso (CPC) durante su gestión en la presidencia del Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discute las opciones metodológicas adoptadas en la construcción de indicadores educacionales, sus motivaciones y propósitos, así como sus usos y desdoblamientos. Destaca asimismo los avances ya alcanzados y los actuales desafíos en lo que se refiere al desarrollo y utilización de indicadores educacionales en Brasil, así como las recientes discusiones de la literatura internacional sobre el tema.Palabras Clave: Indicadores Educacionales; Políticas Educacionales; Ideb; Concepto Preliminar de Curso; CPC. Educational indicators: an interview with Reynaldo FernandesAbstract:In this interview, professor Reynaldo Fernandes discusses the methodological choices adopted in the construction of educational indicators, their motivations and purposes, as well as their uses and developments. Professor Fernandes worked on the development of indicators such as the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) [Basic Education Development Index] and the Conceito Preliminar de Curso (CPC) [Preliminary Course Concept] during his term as President of the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) [Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research]. He emphasizes the progress already achieved and the current challenges in terms of development and use of educational indicators in Brazil, as well as the recent discussions in the international literature on the subject.Keywords: Educational Indicators; Educational Policies; Ideb; Preliminary Course Concept; CPC. |
id |
FCC-2_4728a7915d1c7f5d406591bc5697b06b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/4337 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo FernandesIndicadores educacionaisPolíticas educacionaisIdebCPCNesta entrevista, o professor Reynaldo Fernandes, que trabalhou na criação de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) durante sua gestão na presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discute as opções metodológicas adotadas na construção de indicadores educacionais, suas motivações e propósitos, bem como os seus usos e desdobramentos. Ele destaca, ainda, os avanços já alcançados e os desafios atuais em termos do desenvolvimento e uso de indicadores educacionais no Brasil, bem como as discussões recentes da literatura internacional sobre o tema.Palavras-chave: Indicadores Educacionais; Políticas Educacionais; Ideb; Conceito Preliminar de Curso; CPC. Indicadores educacionales: entrevista con Reynaldo Fernandes Resumen:En esta entrevista el profesor Reynaldo Fernandes, que trabajó en la elaboración de indicadores como el Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) y el Conceito Preliminar de Curso (CPC) durante su gestión en la presidencia del Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discute las opciones metodológicas adoptadas en la construcción de indicadores educacionales, sus motivaciones y propósitos, así como sus usos y desdoblamientos. Destaca asimismo los avances ya alcanzados y los actuales desafíos en lo que se refiere al desarrollo y utilización de indicadores educacionales en Brasil, así como las recientes discusiones de la literatura internacional sobre el tema.Palabras Clave: Indicadores Educacionales; Políticas Educacionales; Ideb; Concepto Preliminar de Curso; CPC. Educational indicators: an interview with Reynaldo FernandesAbstract:In this interview, professor Reynaldo Fernandes discusses the methodological choices adopted in the construction of educational indicators, their motivations and purposes, as well as their uses and developments. Professor Fernandes worked on the development of indicators such as the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) [Basic Education Development Index] and the Conceito Preliminar de Curso (CPC) [Preliminary Course Concept] during his term as President of the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) [Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research]. He emphasizes the progress already achieved and the current challenges in terms of development and use of educational indicators in Brazil, as well as the recent discussions in the international literature on the subject.Keywords: Educational Indicators; Educational Policies; Ideb; Preliminary Course Concept; CPC. Fundação Carlos Chagas2021-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/433710.18222/eae.v27i66.4337Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 27 No. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 27 Núm. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 27 No. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986Estudos em Avaliação Educacional; V. 27 N. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986Estudos em Avaliação Educacional; v. 27 n. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-9861984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4337/3279Copyright (c) 2016 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoriconi, Gabriela MirandaGimenes, Nelson2021-05-21T14:31:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/4337Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2021-05-21T14:31:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes |
title |
Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes |
spellingShingle |
Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes Moriconi, Gabriela Miranda Indicadores educacionais Políticas educacionais Ideb CPC |
title_short |
Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes |
title_full |
Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes |
title_fullStr |
Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes |
title_full_unstemmed |
Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes |
title_sort |
Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes |
author |
Moriconi, Gabriela Miranda |
author_facet |
Moriconi, Gabriela Miranda Gimenes, Nelson |
author_role |
author |
author2 |
Gimenes, Nelson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moriconi, Gabriela Miranda Gimenes, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indicadores educacionais Políticas educacionais Ideb CPC |
topic |
Indicadores educacionais Políticas educacionais Ideb CPC |
description |
Nesta entrevista, o professor Reynaldo Fernandes, que trabalhou na criação de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) durante sua gestão na presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discute as opções metodológicas adotadas na construção de indicadores educacionais, suas motivações e propósitos, bem como os seus usos e desdobramentos. Ele destaca, ainda, os avanços já alcançados e os desafios atuais em termos do desenvolvimento e uso de indicadores educacionais no Brasil, bem como as discussões recentes da literatura internacional sobre o tema.Palavras-chave: Indicadores Educacionais; Políticas Educacionais; Ideb; Conceito Preliminar de Curso; CPC. Indicadores educacionales: entrevista con Reynaldo Fernandes Resumen:En esta entrevista el profesor Reynaldo Fernandes, que trabajó en la elaboración de indicadores como el Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) y el Conceito Preliminar de Curso (CPC) durante su gestión en la presidencia del Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discute las opciones metodológicas adoptadas en la construcción de indicadores educacionales, sus motivaciones y propósitos, así como sus usos y desdoblamientos. Destaca asimismo los avances ya alcanzados y los actuales desafíos en lo que se refiere al desarrollo y utilización de indicadores educacionales en Brasil, así como las recientes discusiones de la literatura internacional sobre el tema.Palabras Clave: Indicadores Educacionales; Políticas Educacionales; Ideb; Concepto Preliminar de Curso; CPC. Educational indicators: an interview with Reynaldo FernandesAbstract:In this interview, professor Reynaldo Fernandes discusses the methodological choices adopted in the construction of educational indicators, their motivations and purposes, as well as their uses and developments. Professor Fernandes worked on the development of indicators such as the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) [Basic Education Development Index] and the Conceito Preliminar de Curso (CPC) [Preliminary Course Concept] during his term as President of the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) [Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research]. He emphasizes the progress already achieved and the current challenges in terms of development and use of educational indicators in Brazil, as well as the recent discussions in the international literature on the subject.Keywords: Educational Indicators; Educational Policies; Ideb; Preliminary Course Concept; CPC. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4337 10.18222/eae.v27i66.4337 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4337 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae.v27i66.4337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4337/3279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Estudos em Avaliação Educacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 27 No. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 27 Núm. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 27 No. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986 Estudos em Avaliação Educacional; V. 27 N. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986 Estudos em Avaliação Educacional; v. 27 n. 66 (2016): set./dez. 2016; 971-986 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332422506643456 |