Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasian, Mara Silvia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rose, Tânia Maria Santana de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1971
Resumo: O trabalho com alunos que apresentam dificuldades nas aprendizagens iniciais de leitura e escrita requer uma atuação do professor, tanto no âmbito da sala de aula como fora dela, criando oportunidades extras de aprendizagem. O presente estudo mostra as possibilidades advindas do envolvimento de um professor-pesquisador na modalidade de ensino tutoria individual. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de um programa de tutoria individual sobre as habilidades de leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem. Os participantes foram quatro alunos de uma escola municipal. As atividades desenvolvidas na tutoria foram: releitura de livros familiares, identificação de letras, composição de histórias, reconstrução de histórias e leitura de novos livros. Dois participantes tiveram avanços substanciais e passaram a atender satisfatoriamente as exigências de sala de aula. Os outros dois alunos tiveram várias habilidades aprimoradas, apesar de não lerem e escreverem com fluência.
id FCC-2_481007d6a3cf5f4f9c70c02bfc789314
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1971
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escritaAlfabetizaçãoDificuldades de AprendizagemLeituraEscritaO trabalho com alunos que apresentam dificuldades nas aprendizagens iniciais de leitura e escrita requer uma atuação do professor, tanto no âmbito da sala de aula como fora dela, criando oportunidades extras de aprendizagem. O presente estudo mostra as possibilidades advindas do envolvimento de um professor-pesquisador na modalidade de ensino tutoria individual. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de um programa de tutoria individual sobre as habilidades de leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem. Os participantes foram quatro alunos de uma escola municipal. As atividades desenvolvidas na tutoria foram: releitura de livros familiares, identificação de letras, composição de histórias, reconstrução de histórias e leitura de novos livros. Dois participantes tiveram avanços substanciais e passaram a atender satisfatoriamente as exigências de sala de aula. Os outros dois alunos tiveram várias habilidades aprimoradas, apesar de não lerem e escreverem com fluência.Fundação Carlos Chagas2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/197110.18222/eae225020111971Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 577-592Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 577-592Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 577-592Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 577-592Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 577-5921984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1971/1947Pasian, Mara SilviaRose, Tânia Maria Santana deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:30:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1971Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:30:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita
title Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita
spellingShingle Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita
Pasian, Mara Silvia
Alfabetização
Dificuldades de Aprendizagem
Leitura
Escrita
title_short Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita
title_full Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita
title_fullStr Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita
title_full_unstemmed Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita
title_sort Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita
author Pasian, Mara Silvia
author_facet Pasian, Mara Silvia
Rose, Tânia Maria Santana de
author_role author
author2 Rose, Tânia Maria Santana de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasian, Mara Silvia
Rose, Tânia Maria Santana de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Dificuldades de Aprendizagem
Leitura
Escrita
topic Alfabetização
Dificuldades de Aprendizagem
Leitura
Escrita
description O trabalho com alunos que apresentam dificuldades nas aprendizagens iniciais de leitura e escrita requer uma atuação do professor, tanto no âmbito da sala de aula como fora dela, criando oportunidades extras de aprendizagem. O presente estudo mostra as possibilidades advindas do envolvimento de um professor-pesquisador na modalidade de ensino tutoria individual. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de um programa de tutoria individual sobre as habilidades de leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem. Os participantes foram quatro alunos de uma escola municipal. As atividades desenvolvidas na tutoria foram: releitura de livros familiares, identificação de letras, composição de histórias, reconstrução de histórias e leitura de novos livros. Dois participantes tiveram avanços substanciais e passaram a atender satisfatoriamente as exigências de sala de aula. Os outros dois alunos tiveram várias habilidades aprimoradas, apesar de não lerem e escreverem com fluência.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1971
10.18222/eae225020111971
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1971
identifier_str_mv 10.18222/eae225020111971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1971/1947
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 577-592
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 577-592
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 577-592
Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 577-592
Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 577-592
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332419836968960