Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1971 |
Resumo: | O trabalho com alunos que apresentam dificuldades nas aprendizagens iniciais de leitura e escrita requer uma atuação do professor, tanto no âmbito da sala de aula como fora dela, criando oportunidades extras de aprendizagem. O presente estudo mostra as possibilidades advindas do envolvimento de um professor-pesquisador na modalidade de ensino tutoria individual. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de um programa de tutoria individual sobre as habilidades de leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem. Os participantes foram quatro alunos de uma escola municipal. As atividades desenvolvidas na tutoria foram: releitura de livros familiares, identificação de letras, composição de histórias, reconstrução de histórias e leitura de novos livros. Dois participantes tiveram avanços substanciais e passaram a atender satisfatoriamente as exigências de sala de aula. Os outros dois alunos tiveram várias habilidades aprimoradas, apesar de não lerem e escreverem com fluência. |
id |
FCC-2_481007d6a3cf5f4f9c70c02bfc789314 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1971 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escritaAlfabetizaçãoDificuldades de AprendizagemLeituraEscritaO trabalho com alunos que apresentam dificuldades nas aprendizagens iniciais de leitura e escrita requer uma atuação do professor, tanto no âmbito da sala de aula como fora dela, criando oportunidades extras de aprendizagem. O presente estudo mostra as possibilidades advindas do envolvimento de um professor-pesquisador na modalidade de ensino tutoria individual. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de um programa de tutoria individual sobre as habilidades de leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem. Os participantes foram quatro alunos de uma escola municipal. As atividades desenvolvidas na tutoria foram: releitura de livros familiares, identificação de letras, composição de histórias, reconstrução de histórias e leitura de novos livros. Dois participantes tiveram avanços substanciais e passaram a atender satisfatoriamente as exigências de sala de aula. Os outros dois alunos tiveram várias habilidades aprimoradas, apesar de não lerem e escreverem com fluência.Fundação Carlos Chagas2011-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/197110.18222/eae225020111971Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 577-592Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 577-592Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 577-592Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 577-592Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 577-5921984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1971/1947Pasian, Mara SilviaRose, Tânia Maria Santana deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-06T17:30:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1971Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-06T17:30:13Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita |
title |
Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita |
spellingShingle |
Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita Pasian, Mara Silvia Alfabetização Dificuldades de Aprendizagem Leitura Escrita |
title_short |
Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita |
title_full |
Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita |
title_fullStr |
Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita |
title_full_unstemmed |
Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita |
title_sort |
Tutoria centrada na leitura de livros: uma alternativa para alunos com dificuldades em leitura e escrita |
author |
Pasian, Mara Silvia |
author_facet |
Pasian, Mara Silvia Rose, Tânia Maria Santana de |
author_role |
author |
author2 |
Rose, Tânia Maria Santana de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasian, Mara Silvia Rose, Tânia Maria Santana de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Dificuldades de Aprendizagem Leitura Escrita |
topic |
Alfabetização Dificuldades de Aprendizagem Leitura Escrita |
description |
O trabalho com alunos que apresentam dificuldades nas aprendizagens iniciais de leitura e escrita requer uma atuação do professor, tanto no âmbito da sala de aula como fora dela, criando oportunidades extras de aprendizagem. O presente estudo mostra as possibilidades advindas do envolvimento de um professor-pesquisador na modalidade de ensino tutoria individual. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de um programa de tutoria individual sobre as habilidades de leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem. Os participantes foram quatro alunos de uma escola municipal. As atividades desenvolvidas na tutoria foram: releitura de livros familiares, identificação de letras, composição de histórias, reconstrução de histórias e leitura de novos livros. Dois participantes tiveram avanços substanciais e passaram a atender satisfatoriamente as exigências de sala de aula. Os outros dois alunos tiveram várias habilidades aprimoradas, apesar de não lerem e escreverem com fluência. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1971 10.18222/eae225020111971 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1971 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae225020111971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1971/1947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 577-592 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 Núm. 50 (2011); 577-592 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 22 No. 50 (2011); 577-592 Estudos em Avaliação Educacional; V. 22 N. 50 (2011); 577-592 Estudos em Avaliação Educacional; v. 22 n. 50 (2011); 577-592 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332419836968960 |